A Seita “Igreja de Deus Todo-Poderoso”

IGREJA DE DEUS TODO-PODEROSO OU RAIO DO ORIENTE

Você está preste a conhecer uma seita tão perigosa quanto o partido comunista chinês. Estou falando da seita dongfang shandian chamada de “Relâmpago do Oriente” ou “Igreja de Deus Todo-Poderoso”, também conhecida como, Seita dos Sete Espíritos, Igreja do Senhor do Novo Poder, Seita da Luz Verdadeira ou Seita do Caminho Verdadeiro. O governo chinês se refere a ela como o culto ao “Deus Real”.

O grupo retira seu nome de Mateus 24.27: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.”

Os líderes dizem possuir cerca de 200 mil membros, mas a estimativa das autoridades religiosas e do governo Chinês é que esse número seja subestimado para proteger o grupo e o contingente pode chegar à casa de milhões de adeptos.

É um grupo violento em seus métodos de proselitismo a ponto de sequestrar líderes de outras denominações que não concordam com eles.

Segundo o jornal washington post, em 2001, o Relâmpago do Oriente havia sequestrado mais de 30 líderes de uma igreja subterrânea na China.

Além de sequestros há casos de lavagem cerebral, espancamentos, chantagens, cárcere privado e até assassinatos.

A seita espalhou-se por toda as províncias rurais da China e chegou ao Ocidente, América e Europa. O fundador do Relâmpago do Oriente, Zhao Weishan, recebeu o status de refugiado nos Estados Unidos em 2000, por ter sido perseguido por suas crenças religiosas. Ele continua a comandar as atividades da seita na China e em todo o mundo a partir de sua base norte-americana.

Aqui no Brasil, onde estão conseguindo muitos simpatizantes, seu canal no Youtube já conta com mais de 160 mil inscritos.

Também há um site em língua portuguesa onde divulgam suas crenças, práticas e materiais proselitistas com chats e grupo de WhatsApp para recrutar potenciais adeptos para sua doutrina.

ANTECEDENTE HISTÓRICO

Nas décadas anteriores aos comunistas que chegaram ao poder em 1949, um missionário chinês conhecido como Watchman Nee construiu sua congregação, o Pequeno Rebanho, para 300.000 seguidores no centro da China. A ênfase do grupo pautava-se nas congregações descentralizadas. Isso lançou um movimento de igrejas domésticas que ajudou o cristianismo a sobreviver à repressão comunista por décadas. No entanto, Nee e outros ficaram presos por décadas e quando as congregações do Pequeno Rebanho ficaram isoladas, elas se dividiram em grupos separados. Os Shouters, por exemplo, reescreveram a Oração do Senhor para ler simplesmente “Oh, Senhor Jesus”, e ensinaram os seguidores a gritarem a frase enquanto batiam os pés em uníssono. Outras ramificações, como os discípulos, acreditam que o diabo existe em todas as pessoas.

Um outro grupo que irá sair do movimento de Nee, é conhecida como Igreja Local de Witness Lee. Lee foi seguidor de Nee até sua prisão, quando então ele dominou as congregações deixadas por Nee pregando sua própria versão de cristianismo. Esse grupo é uma seita e possui doutrinas que são seguidas de perto pelo Raio do Oriente, como por exemplo a doutrina modalista do Deus processado ou Deus todo-inclusivo e a ênfase em igrejas locais e domesticas.

CONTEXTO RELIGIOSO

O crescimento milagroso do Cristianismo na China, trouxe também os joios semeados pelo inimigo. Há muitas seitas cristãs perigosas em toda a Ásia, espalhadas pela Coréia do Sul, China e Japão.

Na Ásia, 1.600 idiomas não têm nenhuma Escritura disponível, nem mesmo um único livro ou parte da Bíblia.” . A falta do conhecimento da Palavra de Deus é um risco para o cristão, que acaba criando uma fé e desenvolvendo um cristianismo superficiais. A falta do conhecimento da Bíblia é preenchida muitas vezes com experiências espirituais subjetivas.

Muitos chineses parecem estar procurando crenças milenárias e que produzem milagres. Grande parte desses movimentos populares de igrejas domésticas se transformaram em feudos autoritários, com seguidores seguindo um líder carismático, que possui pouquíssimo conhecimento bíblico e nenhum treinamento teológico.

Em alguns desses movimentos heréticos, que misturam elementos do cristianismo com a religião popular, os líderes anunciam que eles são Jesus reencarnados ou que têm contato direto com Deus. Geralmente produzem seus próprios livros religiosos que no fundo rivalizam e contradizem a Palavra de Deus e as doutrinas tradicionais do Cristianismo ortodoxo, principalmente a doutrina da Trindade. Outros ainda exigem obediência absoluta aos líderes.

Esse contexto foi crucial na formação de elementos que deram origem a uma das mais perigosas seitas da China moderna – a Igreja de Deus Todo-Poderoso.

ORIGEM E FUNDADOR

A seita foi fundada por Zhao Weishan, ex-professor de física na cidade de Acheng, província de Heilongjiang, em 1989. Zhao era um membro infeliz da seita Shouters. Ele rejeitou muitos dos ensinamentos dos Shouters e rompeu com vários outros membros da igreja para iniciar um novo grupo que eles chamavam de “Igreja da Fonte Eterna”. Zhao começou a se chamar “Senhor Poderoso”.

Eles cresceram rapidamente e, de alguma forma, conseguiram receber um apoio financeiro substancial que lhes permitiu montar uma gráfica subterrânea, produzindo dezenas de milhares de folhetos divulgando suas crenças e opiniões. Em 1991, quando o grupo foi declarado ilegal e a imprensa foi fechada, eles já tinham milhares de seguidores.

Zhao e seus principais colegas de trabalho fugiram das autoridades em Heilongjiang e recomeçaram suas atividades na província de Henan. Em 1993, Zhao mudou o nome da seita para “Deus Real” e disse que havia recebido revelação divina no verso de Mateus 24.27. Foi assim que eles passaram a ser conhecidos como “Relâmpago do Oriente”.

Zhao enviou seus principais líderes, Yi Haitao, Zhang Xindong e Zhang Hongzhen, por toda a província de Henan, espalhando sua influência entre os chineses. Muitos dos que foram enganados e que ingressaram em seu grupo eram analfabetos e oriundos das igrejas domésticas, que tinham pouco treinamento na Bíblia e, portanto, eram suscetíveis à influência de ensinamentos heréticos. Eles também procuram alcançar estudantes universitários que conhecem a Bíblia superficialmente.

EXPANSÃO

A seita se espalhou rapidamente para os vizinhos Anhui, Shaanxi e Jiangsu e depois para a maior parte da China. Hoje, o “Relâmpago do Oriente” (RO) cresceu com uma velocidade notável em pelo menos 22 províncias da China, e acredita-se que eles sejam o número de milhões de membros.

O RO é altamente organizado e reservado. Sua estrutura é hierárquica, passando de “a pessoa usada pelo Espírito Santo” (Zhao) a líderes provinciais, líderes distritais, líderes de seções e líderes de grupos de células. Cada membro é responsável pelas tarefas que ele ou ela deve realizar.

Sabe-se que o RO tem uma ênfase especial na publicação de literatura. Segundo um discurso de Bi Rongsheng, vice-diretor do Departamento de Segurança Pública de Shijiazhuang, a seita imprimiu um total de 870.000 livros entre 1989 e 1999, mas muitos acreditam que esse número pode chegar a milhões.

PESCADORES DE AQUÁRIOS

Em vez de tentar converter os incrédulos em seu grupo, o RO parece acreditar que é melhor ganhar os cristãos tradicionais. Eles recrutam muitos desses evangélicos, mas o alvo principal é atacar os líderes das igrejas e os que têm maior influência. Seus métodos incluem chantagem financeira, espancamentos e tortura, sedução sexual e lavagem cerebral.

Em 1997, a Tianfeng, a revista oficial do Movimento dos Três Autopatriotas (igreja sancionada pelo governo da China) ficou tão alarmada com as incursões que o RO estava fazendo entre suas congregações que escreveu vários artigos expondo a seita, alertando os leitores sobre como se defender. A revista observou: “Os missionários do [Relâmpago do Oriente] vão a todas as partes do país, seguindo diretamente as pessoas responsáveis ​​e os pregadores de outras religiões, aqueles que pregam há muitos anos e quando alguém importante é convertido, ele se torna instrumento e cúmplice no crime. ”

Até a Igreja Católica viu muitos de seus principais líderes serem atraídos para o Relâmpago do Oriente. De acordo com um relatório oficial do governo chinês, “essa seita está acelerando seus esforços para se infiltrar nas igrejas católicas subterrâneas, a fim de aumentar sua força ao se unir a outras potências subterrâneas. A autoridade de Segurança Pública de Tangshan [na província de Hebei] descobriu que católicos subterrâneos em áreas como Zunhua, Fengnan e Qianan se uniram a essa seita. ”

Nos últimos anos, acredita-se que o RO tenha conquistado as principais figuras do Partido Comunista em várias localidades.

Depois de doutriná-los e ter certeza de sua lealdade, a seita convence os oficiais a usar sua influência para proteger os membros do grupo e criar maneiras de se multiplicarem. Embora o RO seja o número dois na “Lista de seitas” de Pequim, logo atrás do Falungong, os esforços para esmagar o RO parecem ter sido desviados por oficiais do governo local em todo o país que foram convertidos ou comprados , pela seita.

Embora o RO vise alcançar funcionários do governo, católicos e líderes das três igrejas autônomas, não há dúvida de que o foco principal da seita são as igrejas domésticas protestantes não registradas que  acredita-se estar entre 50 e 70 milhões de adeptos em todo o país.

O QUE ELES CREEM

Observando as pesquisas que foram feitas anteriores a 2020, parece que a teologia do RO evolui constantemente, mas podemos detectar algumas crenças centrais da seita:

O Messias Feminino

Em pesquisas anteriores encontramos declarações de que o RO alega que Cristo já retornou “como ladrão da noite” em 1990 e entrou nas igrejas da China com grande poder encarnando em uma mulher chinesa de 30 anos que vive na província de Henan! Ironicamente, a identidade e localização do novo messias do RO é desconhecida pelos membros da seita. Alguns acreditam que essa mulher é apenas um personagem fictício, e não uma pessoa real. Outros acreditam que é Yang Xiangbin, esposa de Zhao Weishan, fundador da seita. Contudo eles não tocam nesse assunto em seu site e não identificam o que eles chamam de “Cristo encarnado” com uma mulher.

Relatórios de outras organizações missionárias não mencionam Weishan como fundador, mas dizem que a mulher Deng se estabeleceu como a “mulher Cristo”. Vários cristãos chineses que visitam regularmente o continente e estão familiarizados com a seita disseram ao Christian Research Journal (Instituto Cristão de Pesquisas americano) que, apesar de terem ouvido falar de Deng, eles não ouviram falar de Weishan. Fontes chinesas favorecem a teoria de que Deng se esconde, enquanto Weishan dirige as operações da seita.

Um artigo datado de janeiro de 2004 em um dos sites da seita (www.hidden-advent.org), no entanto, nega como “boato” os relatos de que a Igreja de Deus Todo-Poderoso acredita em “uma mulher com o sobrenome Deng que já foi possuída por um demônio em Zheng Zhou, na província de Henan. ” O artigo explica: “Na verdade, o local de nascimento e o local onde Deus se tornou carne não está na província de Henan. Além disso, o sobrenome não é Deng.” O artigo, no entanto, não identifica alguém que não seja Deng como o Cristo; antes, explica por que “a carne do Deus Todo-Poderoso” não podia ser possuída por demônios. O fato de ninguém nunca ter visto ou fotografado a mulher que eles chamam de “Cristo feminino” dificulta sua identidade ou mesmo sua existência.

As Eras Divina

O plano de Deus, dizem, tem três eras (criação, salvação e destruição) e três dispensações (lei, redenção e reino). Ele afirma que vem para a dispensação do reino e, portanto, seu trabalho é julgamento.

Seus livros estão cheios de pronunciamentos explícitos e horríveis de condenação e julgamento sobre os incrédulos. O único pecado é não aceitá-la como o Cristo, diz ela, e a salvação é possível apenas seguindo-a. Ela afirma que “Deus é desumanamente cruel” e admite que odeia a humanidade.

O “Cristo feminino” não prova sua divindade para os crentes em potencial, curando os doentes, expulsando demônios ou realizando milagres; em vez disso, ela usa ameaças e intimidações para convencer os convertidos. Ela diz que punirá ou matará aqueles que a repudiarem, e até os membros de suas famílias se encontrarão com o infortúnio. Outro site da seita (www.godword.org) lista 887 casos em que pessoas supostamente morreram de doença, acidente ou causas desconhecidas após rejeitarem os esforços evangelísticos da seita.

Os nomes de Deus

Durante essas Eras Deus foi mudando de nome.  A primeira era foi a Era da Lei, quando o nome de Deus era Jeová. “Ele não possuía todos os atributos de Deus, pois havia algumas coisas que ele não sabia. Ele realizou seu trabalho quando deu a lei a Moisés.”

Em seguida foi a Era da Graça, quando Deus encarnou e redimiu o homem. Nesta época Deus Jeová assumiu o nome de Jesus.

A Terceira Era é a atual “era do Reino”, e Deus mudou Seu nome mais uma vez, desta vez para “Relâmpago”. Nesta era, a seita alega que há “apenas julgamento e punição, sem nenhuma graça”. Esta Era é superior às outras. Somente aqueles que acreditam no messias feminino da Terceira Era podem ser salvos. Lambert, um pesquisador da seita, observa: “Blasfemamente eles afirmam que “agora que entramos na Era do Reino, todas as palavras ditas por Jesus não têm valor”.

Os cinco tipos de pessoas

O RO divide toda a humanidade em cinco categorias. Os Muitos Filhos Mais Velhos são aqueles que vêm de Deus. Eles foram de alguma forma “nascidos de Deus antes da criação”. Eles têm a mesma natureza de Deus e têm o poder de julgar, punir e amaldiçoar. Na Era do Reino, eles julgarão as nações. Os Muitos Filhos eram originalmente pecadores, mas aceitaram prontamente o messias quando ouviram falar dele. Acredita-se que eles tenham atingido dez padrões, incluindo ter um entendimento puro, uma consciência sensível, uma submissão voluntária e um profundo amor a Deus. Eles “gastam todo o seu bem” e “gastam toda a sua energia” para o messias feminino.

O “povo” é uma categoria dos habitantes da terra que ouviram a proclamação das heresias da seita foram convertidos e estão buscando ativamente atingir os dez padrões.

Os “Servos” são aqueles que apenas acreditam em Jesus e resistem ao messias feminino. “Todos os apóstolos e profetas ao longo dos tempos estão nesta categoria. Essas pessoas são filhos de Satanás. Ninguém receberá uma porção no Reino. Após a morte eles renascerão [reencarnarão(?)] e somente então se tornarão servos eficazes de Deus. Parece que todos os cristãos que se recusam a participar da seita se enquadram nessa categoria.

Finalmente, a quinta categoria de pessoas que o RO acredita existir é The Damned. Eles nunca acreditarão no messias feminino, se oporão fortemente a seus ensinamentos e serão jogados no lago de fogo para sofrer condenação eterna. Como é o caso do autor deste artigo.

Ataques à Bíblia

Como todos os cultos, o RO se recusa a aceitar a autoridade da Bíblia e a ataca em todas as oportunidades. Eles afirmam que as Escrituras foram sonhadas por Moisés e outros escritores do Antigo Testamento que não foram inspirados pelo Espírito Santo. Lambert observa: “Eles ridicularizam as Escrituras, tão amadas pelos crentes chineses.

Agora que lemos sobre algumas das crenças do RO, você pode estar se perguntando como eles conseguiram convencer tantos cristãos chineses a se unirem a eles. Seria o caso de a maioria dos crentes na China ser tão biblicamente analfabeta para ser sugada por essa armadilha diabólica tão óbvia?

Os próprios RO descobriram que a grande maioria dos cristãos não se uniria ao seu movimento se descobrissem quem de fato eles são; assim, por volta de 1996, eles lançaram uma nova fase. Eles se voltaram para a violência para converter os crentes aos seus caminhos.

Outras crenças

Como toda seita oriental, eles têm dificuldades em entender a doutrina da Trindade, portanto a negam dizendo: “Portanto, também nesta questão, vocês sucumbiram a essa influência perniciosa, pois a Trindade simplesmente não existe. Isto é, a Trindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo simplesmente não existe […] Em todos os momentos, Deus só pode ser chamado o todo-poderoso e o único Deus verdadeiro, o Próprio Deus todo-inclusivo. As pessoas distintas não existem, muito menos essa ideia do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Existe apenas um Deus no Céu e na terra!”

Neste sentido são modalistas, pois acreditam que Jesus é o Pai e o Espírito Santo. Também são aniquilacionistas.

Como já mencionado acreditam que a Bíblia é um livro ultrapassado, Deus agora fala diretamente por meio de seus ensinamentos contemporâneos. São as palavras diretas do Espírito Santo, portanto possuem seu próprio livro de revelações acima da Bíblia de onde também extraem seus cânticos.

Pregam a destruição do partido comunista chinês, a quem denominam como  o Grande Dragão Vermelho do livro do Apocalipse, que enfrenta a destruição e o estabelecimento do reino de deus aqui na terra.

Alimentam e propagam ódio a outras denominações que não aceitam seus ensinamentos heréticos.

Possuem uma postura apocalítica, e acreditam que somente os seus fiéis entrarão no Reino.

ESPIONAGEM E ESTRATÉGIA EVANGELÍSTICA

A seita é conhecida por suas práticas enganosas de evangelização.

Um relatório da organização missionária “China para Jesus” descreve quatro etapas da estratégia que a seita usa. A primeira etapa é simplesmente enviar livros e dinheiro aos pregadores cristãos. Na segunda etapa, adotam táticas agressivas, incluindo violência e coerção. Na terceira etapa, eles usam a tentação e o aprisionamento sexual como meio de chantagem.

A quarta etapa é chamada de “espionagem e pavimentação do caminho”, que é o termo que a seita dá ao processo de infiltração em igrejas domésticas. Os seguidores são instruídos a misturar-se com os membros da igreja, a fim de identificar aqueles que são cristãos fortes e os membros principais da igreja. Alvos prováveis ​​são aqueles que chegam antes e ficam após as reuniões, e que podem procurar passagens da Bíblia com eficiência. Os membros da seita tentarão fazer amizade com essas pessoas e agir como sinceros buscadores da verdade, a fim de ganhar sua confiança. Uma vez que os infiltrados “espionaram” com sucesso essas pessoas, eles começam a “abrir o caminho”, fazendo perguntas para abalar a fé do crente. Eles podem convidar a pessoa para um “estudo da Bíblia”, por exemplo, onde, em vez de estudar a Bíblia, insultam o crente com perguntas como: Onde está o céu? Está na terra? Ou eles questionarão o conceito de arrebatamento da igreja, uma doutrina que a seita nega ardentemente. Por fim, eles se voltam para pregar sua mensagem, que é a segunda encarnação de Deus. O autor do relatório “China para Jesus”, descobriu que eles começaram a usar uma quinta estratégia desconhecida até agora.

Entretanto, a seita nega que sequestre as pessoas e as obrigam a aceitar sua mensagem. Um artigo em um de seus sites (www.hidden-advent.org) declara que os regulamentos instruem os seguidores a não pressionar aqueles que não estão dispostos a acreditar em Deus, porque a igreja não deseja membros “sem valor” que não acreditam. O artigo afirma que somente em 1999 a igreja dispensou de 70 a 80 mil pessoas “que foram culpadas de má conduta e desobediência aos regulamentos da igreja”.

O RO prefere atacar igrejas domésticas cristãs ortodoxas, em vez de grupos marginais ou heréticos. De acordo com as instruções internas, eles não devem evangelizar aqueles que não adoram Jesus sozinho e não estudam a Bíblia, tais como, budistas, taoístas e muçulmanos, assim como muitos católicos ortodoxos e romanos orientais na China. Não-cristãos e até membros da família dos seguidores do RO também são excluídos de serem evangelizados.

Um livro sobre heresias na China, publicado em Taiwan pelo Christian and China Research Center, contém o testemunho de um membro de uma igreja doméstica chinesa que escapou do RO. Ele diz que a seita nunca age abertamente, mas que suas atividades são sempre secretas e organizadas. “Onde quer que vão, eles destroem e dividem a igreja com uma velocidade incrível e meios incomparáveis.”

Embora o governo Chinês denuncie a seita, alguns cristãos chineses veem o comportamento e a força financeira deles como indícios de que ele está sendo apoiado por autoridades comunistas locais que procuram perturbar e destruir as igrejas domésticas. Outros cristãos chineses veem o culto como satânico e acreditam que a igreja satânica na América está por trás disso.

ESTRATÉGIA GLOBAL 

A mensagem do “Cristo feminino” do RO se assemelha à do Rev. Sun Myung Moon da Igreja da Unificação. Moon chegou à América em 1971, alegando que Cristo não havia completado Sua missão, e em 1992 ele declarou que ele e sua esposa eram o Messias, os Verdadeiros Pais, que inaugurariam uma era de paz mundial no “Testamento Completo”.

O “Cristo feminino” declara que sua aparência como o novo Messias anuncia o último estágio do plano de Deus. No site da seita há informações de que eles estão espalhados por diversos países.

Em um artigo de 2001 intitulado “Lightning from the East” no Boletim da China Insight , o pesquisador Tony Lambert relatou que a seita agora tem centros em Nova York e Toronto. O CRI recebeu relatos de cristãos em Paris e Amsterdã de que a seita chegou à Europa também. Outras fontes relataram que eles distribuem livros, folhetos e CDs pela Internet e nos estacionamentos das igrejas chinesas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sem dúvida o Raio do Oriente é uma seita perigosa e agressiva. A Igreja evangélica no Brasil precisa conhecer e ficar alerta contra as astutas ciladas de seus adeptos e liderança. Parte dessa estratégia é passar-se por evangélicos. Eles possuem um site bem feito, musicas, filmes de qualidade e um apelo emocional e político, principalmente nessa época de polarização em que o Brasil está passando e o que o Governo Chinês está fazendo com o resto do mundo. A seita com certeza aproveitará disso para convencer as pessoas. Disse Jesus: “Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.” – Marcos 13.22

Bibliografia

Toda a compilação deste artigo foi baseada nas seguintes fontes:

apologeticsindex.org/190-lightning-from-the-east-2

equip.org/articles/deceived-by-the-lightning/

pt.godfootsteps.org/

asiaharvest.org/sound-doctrine-and-poisoned-cows/

Sair da versão mobile