Distorções a Respeito da Trindade

YouTube video player

Triteísmo: É a doutrina que ensina a existência de três divindades distintas superiores ou únicas. Pode ser uma visão errada da Trindade cristã, como por exemplo ensinado pelos Mórmons, aonde temos três divindades, com essências distintas, que governam o Mundo. Podemos também ter tríadas superiores entre os deuses, como no hinduísmo (Vishnu, Shiva e Brahma) e na religião Egípcias (Osíris, Hórus e Ísis). Obviamente que todas estas concepções de três divindades superiores é um conceito pagão ou politeísta, diferindo drasticamente da Teologia Bíblica da Trindade!

O unitarismo (ou unitarianismo): É uma corrente de pensamento teológico que afirma a unidade rígida de Deus, rejeitando, portanto, a ideia que possa existir algum ser divino além de Deus Pai. O judaísmo e alguns grupos de judeus messiânicos acreditam assim. No caso dos judeus messiânicos, Jesus seria apenas um profeta enviado por Deus.

Sabelianismo ou Modalismo: É a doutrina que afirma que Deus se manifestou em três formas (modo ou máscara) durante a História. Esta heresia remonta o ano de 215 dC e seu principal representante foi Sabélio. Hoje existem várias igrejas que defendem está heresia, entre elas, as duas mais importantes são: Voz da Verdade e Tabernáculo da Fé.

Arianismo: É a doutrina que nega a eternidade de Jesus, sustentando que o filho foi criado do nada e por isso não é coeterno com o Pai. É chamado assim por causa do nome do seu fundador – o Presbítero Ário (250 – 336 d.C.). Atualmente a maior seita ariana é o grupo que chamamos de “Testemunhas de Jeová”. O movimento foi fundado por Charles Taze Russell, nos EUA, em 1872.

 

 

Sair da versão mobile