Ellen Gould White e a autoridade das Escrituras

Este artigo apresenta, em linguagem contínua, os argumentos da apostila preparada por Natanael Rinaldi em dezembro de 1991. As referências e as páginas correspondem às obras e edições citadas naquele estudo histórico.

————-

O adventismo deve ser confrontado com a Bíblia precisamente nos pontos em que atribui autoridade divina aos escritos de Ellen Gould White e faz de seus ensinos uma referência para interpretar o evangelho. Uma instituição religiosa não pode conferir autenticidade a uma profetisa por decreto. Também não pode exigir que a igreja aceite como revelação aquilo que compromete a suficiência das Escrituras e da obra de Jesus Cristo.

Na perspectiva apologética evangélica desenvolvida neste artigo, o adventismo é criticado como seita por seus desvios doutrinários e por sua dependência de uma autoridade profética extrabíblica. A expressão designa o problema teológico examinado: a vinculação da interpretação da fé à autoridade de Ellen White, acompanhada de ensinos sobre o santuário, o juízo investigativo e o sábado que este estudo considera incompatíveis com o evangelho. A crítica recai sobre essas doutrinas e reivindicações, sem julgar individualmente a sinceridade de cada adventista.

Ellen White não deve ser reconhecida como profetisa de Deus apenas porque seus seguidores assim a apresentam. A conclusão crítica defendida aqui é que sua pretensão profética deve ser rejeitada quando seus ensinos entram em conflito com a revelação bíblica. É nesse sentido doutrinário que a identificamos como falsa profetisa: nenhuma mensagem pode falar com autoridade de Deus e, ao mesmo tempo, diminuir a suficiência de Cristo.

O espírito de profecia e o testemunho de Jesus

A apostila examina a reivindicação de que a Igreja Adventista do Sétimo Dia seria identificada como igreja remanescente pela guarda dos mandamentos e pela presença do espírito de profecia, associado ao ministério de Ellen White. Os textos empregados nessa argumentação são Apocalipse 12:17 e 19:10. Neste último, lemos que “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Entretanto, a expressão deve ser compreendida em seu contexto cristocêntrico. O testemunho profético aponta para Jesus, sua pessoa e sua obra. Pedro afirma que o Espírito de Cristo atuava nos profetas, anunciando os sofrimentos do Salvador e a glória que se seguiria (1Pe 1:10–12). O próprio Jesus explicou que a Lei, os Profetas e os Salmos testemunhavam a seu respeito (Lc 24:44–47).

Assim, esses textos não identificam, por si mesmos, uma personagem religiosa do século XIX como manifestação exclusiva do espírito de profecia. Uma reivindicação dessa natureza exige demonstração, e não pode ser presumida a partir da expressão utilizada no Apocalipse.

Rinaldi compara essa reivindicação à de Joseph Smith, que também relacionava o testemunho de Jesus à condição de profeta (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 263). A comparação evidencia um problema de método: a alegação de possuir o espírito de profecia não comprova sua própria autenticidade. Cada mensagem precisa ser submetida ao mesmo exame bíblico.

A autoridade extrabíblica que sustenta o sistema adventista

A importância de Ellen White para o adventismo ultrapassa a de uma escritora devocional. A documentação reunida na apostila apresenta seu ministério como uma manifestação do dom de profecia e seus escritos como portadores de autoridade especial para os adventistas.

A Revista Adventista de fevereiro de 1984, p. 37, afirma que o ministério e os escritos de Ellen White foram manifestação desse dom. O mesmo texto nega que a qualidade ou o grau de inspiração de seus escritos sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras. Rinaldi também reproduz um formulário histórico de preparação para o batismo que pergunta ao candidato se ele crê no Espírito de Profecia.

Cremos que

  1. O ministério e os escritos de Ellen White foram uma manifestação do dom de profecia.
  2. Ellen White foi inspirada pelo Espírito Santo, e seus escritos, o produto dessa inspiração, têm aplicação e autoridade especial para os adventistas do sétimo dia […].

Negamos que

  1. A qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas.

Revista Adventista, fevereiro de 1984, p. 37.

Em A Orientação Profética no Movimento Adventista, p. 106, a missão de Ellen White é apresentada como abrangendo a obra de um profeta. Em outra passagem da mesma apostila, os livros identificados como inspirados são descritos como revelações divinas da verdade das quais os leitores deveriam depender completamente.

A documentação expõe o núcleo do problema: uma autoridade humana é revestida de autoridade divina. Se os testemunhos devem ser recebidos como a própria voz de Deus, não estamos diante de simples literatura devocional. Estamos diante de uma fonte extrabíblica que passa a disputar a consciência dos cristãos com a Escritura. Esse mecanismo precisa ser denunciado, e não suavizado por expressões como “conselhos” ou “luz menor”.

Testemunhos Seletos, vol. II, pp. 290–291, recomenda ampla circulação e leitura desses livros e adverte contra a negligência dos testemunhos. No mesmo volume, p. 294, Ellen White rejeita a ideia de que determinados testemunhos fossem simples manifestações de seu juízo pessoal, baseadas em informações humanas.

Chamar esses escritos de “luz menor” não resolve automaticamente o problema. Em O Colportor Evangelista, p. 125, eles são apresentados como uma luz menor que conduz à maior. Por outro lado, Testemunhos Seletos, vol. III, p. 236, exalta a Bíblia como o grande compêndio que revela a vontade de Deus e emprega a imagem do sol que não necessita de uma candeia para aumentar seu brilho. Para Rinaldi, é preciso avaliar se a alegada subordinação à Bíblia corresponde à autoridade efetivamente atribuída aos testemunhos.

A falsa profetisa precisa ser submetida ao teste bíblico

A Escritura não pede aceitação automática de quem fala em nome de Deus. Deuteronômio 18:22 apresenta o não cumprimento de uma palavra anunciada em nome do Senhor como critério para rejeitar a pretensão do mensageiro. Jesus manda que seus discípulos se acautelem dos falsos profetas e examinem seus frutos (Mt 7:15–20).

O teste envolve o conteúdo da mensagem, a fidelidade ao evangelho e, quando há uma previsão, seu cumprimento. É necessário distinguir uma previsão incondicional de uma advertência cuja condição aparece no próprio texto. Também é preciso ler cada citação em seu contexto, sem atribuir ao autor uma conclusão que ele não afirmou.

A advertência de Gálatas 1:8–9 é especialmente importante: nem mesmo a alegação de uma mensagem trazida por um anjo autoriza a pregação de outro evangelho. Experiências visionárias não substituem o exame da doutrina anunciada.

A segunda vinda e o problema das previsões

Rinaldi destaca uma passagem de Spiritual Gifts, vol. IV, p. 18, vinculada em sua apostila à publicação de 1864. Nela, entre os presentes a uma conferência, alguns são apresentados como destinados a morrer, outros a sofrer as últimas pragas e outros a permanecer vivos até a vinda de Jesus. Rinaldi denuncia o fracasso dessa expectativa à luz da passagem das gerações envolvidas. Atribuir semelhante anúncio a uma visão divina agrava o problema: a autoridade de Deus é invocada para sustentar uma previsão cuja credibilidade o próprio autor contesta.

Outro conjunto de textos aborda o conhecimento do dia e da hora da volta de Cristo. Testemunhos Seletos, vol. II, p. 359, adverte contra a marcação de tempo. Já Primeiros Escritos, p. 15, descreve uma visão em que a voz de Deus anuncia o dia e a hora. Mensagens Escolhidas, vol. I, p. 76, registra que a hora proclamada não era lembrada depois da visão. Rinaldi identifica tensão entre essas declarações. A avaliação deve considerar a distinção entre anunciar uma data aos leitores e descrever um acontecimento visto em visão.

A apostila também reproduz, de Testimony for the Church, vol. I, uma declaração sobre a entrada da Inglaterra em guerra e uma consequente guerra geral. Esse trecho integra a crítica do autor às expectativas relacionadas à Guerra Civil Americana. Como a frase começa com uma condição, sua análise exige atenção ao contexto histórico e à natureza do anúncio.

Quanto ao apressamento da volta de Cristo, O Desejado de Todas as Nações, p. 609, edição de 1979, relaciona a evangelização à possibilidade de apressar esse evento. Na p. 28 da mesma edição, os desígnios de Deus são descritos como não sujeitos a adiantamento nem tardança. Rinaldi considera as afirmações difíceis de conciliar. A pergunta permanece: como se articulam, nessa interpretação, a soberania divina e a responsabilidade humana?

A porta da graça e a interpretação dos últimos dias

Mensagens Escolhidas, vol. I, p. 63, registra que Ellen White, por algum tempo depois da decepção de 1844, compartilhou a crença de que a porta da graça estava para sempre fechada para o mundo. O trecho afirma que essa posição foi adotada antes de sua primeira visão e posteriormente corrigida.

A apostila também reproduz uma passagem de The Present Truth, p. 79, segundo a qual o pecador que rejeitara as ofertas de salvação ficou sem advogado quando a porta foi fechada em 1844. Rinaldi questiona a relação entre esse ensino e o anúncio bíblico da graça de Deus em Cristo, que orienta os crentes enquanto aguardam sua manifestação gloriosa (Tt 2:11–13).

O reconhecimento de um erro não transforma seu anúncio em revelação divina. A crença na porta fechada evidencia a falibilidade do ambiente religioso em que essas interpretações foram desenvolvidas. O sistema não pode reivindicar autoridade profética para seus testemunhos e, quando confrontado, transferir todo erro para uma categoria de opiniões humanas sem demonstrar essa distinção documentalmente.

Outra discussão envolve o “tempo do fim”. O Conflito dos Séculos, p. 356, relaciona a abertura do livro de Daniel a 1798. Rinaldi contrapõe a essa cronologia o uso neotestamentário de “últimos dias”, já aplicado à época apostólica (At 2:17; Hb 1:1–2). Uma cronologia denominacional não deve apagar o sentido que essas expressões recebem nos próprios textos bíblicos.

O juízo investigativo e o enfraquecimento da obra consumada de Cristo

O ponto central da crítica de Rinaldi é a relação entre a doutrina do santuário, o juízo investigativo e a obra consumada de Jesus. A apostila cita a aprovação dada por Ellen White ao ensino de Crosier sobre o santuário em Uma Palavra ao Pequeno Rebanho, pp. 11–12, e questiona a autoridade desse endosso.

Em O Conflito dos Séculos, p. 484, o ministério de Cristo é descrito em conexão com um juízo de investigação e com uma obra de expiação. Na p. 428, o exame do caráter determina quem está preparado para o reino. Na p. 488, o cancelamento dos pecados aparece ligado à conclusão do juízo investigativo. A crítica de Rinaldi é contundente: essas formulações comprometem a segurança do perdão e a justificação pela fé. Quando a aceitação do pecador fica subordinada a uma investigação posterior apresentada como necessária ao cancelamento dos pecados, a suficiência da obra de Cristo é obscurecida. Esse desvio atinge o coração do evangelho, e não uma questão secundária de calendário religioso.

A resposta bíblica parte da declaração de Jesus na cruz: “Está consumado” (Jo 19:30). Hebreus 10:10–14 apresenta o sacrifício de Cristo como oferecido uma vez por todas, em contraste com os sacrifícios repetidos que não podiam remover os pecados. Hebreus 1:3 declara que, depois de realizar a purificação dos pecados, o Filho se assentou à direita da Majestade nas alturas.

A intercessão de Cristo no santuário celestial, em prol do homem, é tão essencial ao plano da redenção, como o foi Sua morte sobre a cruz. Pela Sua morte iniciou essa obra, para cuja terminação ascendeu ao Céu, depois de ressurgir.

Ellen G. White, O Conflito dos Séculos, p. 492.

A intercessão atual de Jesus é uma verdade bíblica (Hb 7:25). Reconhecê-la, porém, não exige considerar insuficiente seu sacrifício. O Salvador intercede com fundamento na obra que realizou, e não mediante a repetição ou complementação de sua oferta pelos pecados.

Por isso, a linguagem de O Conflito dos Séculos, p. 492, que associa a morte de Cristo ao início de uma obra cuja terminação ocorre no céu, precisa ser examinada com precisão: qual aspecto da obra é referido? A crítica de Rinaldi incide sobre qualquer interpretação que torne incompleta a expiação realizada na cruz.

O mesmo cuidado vale para o relato de Primeiros Escritos, pp. 54–55, sobre o movimento do Pai e do Filho entre ambientes celestiais. A apostila questiona a construção doutrinária associada a 1844, em contraste com o acesso de Cristo à presença de Deus apresentado em Hebreus 6:19–20 e 9:23–26. Apocalipse 3:21 e 22:3 também destacam o trono de Deus e do Cordeiro.

Quanto ao plano da redenção, O Conflito dos Séculos, p. 347, relaciona a instituição do reino da graça à queda. Rinaldi ressalta que o propósito salvador de Deus antecede a história humana: a graça nos foi dada em Cristo antes dos tempos eternos, e o Salvador já era conhecido antes da fundação do mundo (2Tm 1:9; 1Pe 1:20). É necessário distinguir a execução histórica desse propósito de sua existência no plano divino.

Perdão dos pecados e o papel atribuído a Satanás

A Bíblia apresenta o perdão e a purificação como benefícios da obra de Jesus. Efésios 1:7 relaciona a redenção e a remissão ao seu sangue; 1João 1:7 afirma que esse sangue purifica de todo pecado; e Atos 3:19 chama os ouvintes ao arrependimento para que seus pecados sejam cancelados.

A justificação não é uma recompensa por uma justiça própria previamente conquistada. Gálatas 2:16 afirma que o ser humano não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo. Efésios 2:8–10 ensina a salvação pela graça e situa as boas obras como resultado da vida em Cristo.

Nesse contexto, Rinaldi questiona uma passagem reproduzida em O Ritual do Santuário, p. 315, que atribui a Satanás o peso e o castigo de pecados da comunidade dos remidos. A fonte do trecho remete a Primeiros Escritos, pp. 294–295. O autor rejeita qualquer compreensão que faça do diabo participante da remoção dos pecados dos salvos.

Isaías 53:6 atribui ao Servo do Senhor o peso de nossas iniquidades, e João 1:29 identifica Jesus como o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Ainda que se discuta a responsabilidade de Satanás por sua atuação no mal, essa responsabilidade não pode ser confundida com uma função expiatória. A redenção pertence a Cristo.

O legalismo sabatista e a distorção dos mandamentos de Cristo

Testemunhos Seletos, vol. III, p. 22, vincula a santificação do sábado à salvação eterna. No vol. II, p. 183, sua observância aparece como sinal sobre o povo de Deus. Rinaldi confronta essas afirmações com a distinção bíblica entre a aliança estabelecida com Israel e a vida da igreja na nova aliança.

Êxodo 31:16–17 apresenta o sábado como sinal entre Deus e os filhos de Israel. Efésios 1:13, por sua vez, ensina que os que ouvem o evangelho e creem são selados com o Espírito Santo da promessa. Reduzir a identidade do povo de Cristo à observância de um dia é substituir o selo do Espírito por um distintivo denominacional. A igreja pertence ao Salvador; não pertence a um sistema que pretende reconhecê-la prioritariamente por sua submissão ao sabatismo.

Paulo adverte contra o retorno a uma servidão religiosa vinculada à observância de dias, meses, tempos e anos (Gl 4:9–11). Em Colossenses 2:16–17, orienta os cristãos a não permitirem que sejam julgados por comida, bebida, festas, luas novas ou sábados, apresentados como sombras em relação a Cristo.

Transformar a observância do sábado em condição de salvação ou em critério exclusivo de pertencimento ao povo de Deus é legalismo religioso. Nenhuma defesa da lei autoriza acrescentar ao evangelho uma exigência que retire de Cristo a centralidade da salvação. A obediência cristã permanece indispensável como expressão da fé, mas não substitui a graça nem acrescenta mérito à obra do Salvador.

Jesus também explica o conteúdo de seus mandamentos: seus discípulos devem amar uns aos outros como ele os amou (Jo 13:34; 15:12–17). João resume essa resposta em crer no nome do Filho e amar o próximo (1Jo 3:23). Não é correto reduzir todas as referências neotestamentárias aos mandamentos à guarda do sábado.

Alimentação e conselhos familiares

A apostila compara um artigo de The Present Truth, p. 87, sobre carne de porco, com orientações posteriores sobre alimentos cárneos. O artigo afirma que o Novo Testamento não ensina que o uso apropriado da carne de porco seja pecaminoso na dispensação do evangelho. Já Testemunhos Seletos, vol. III, p. 138, edição de 1956, recomenda instruir o povo a não tocar em alimento cárneo, considerado prejudicial às faculdades físicas, mentais e morais.

A comparação exige distinguir uma discussão sobre proibição bíblica de uma orientação de saúde. Ainda assim, Rinaldi pergunta como tais mudanças ou diferenças se harmonizam com a autoridade religiosa atribuída aos testemunhos. Em Temperança, p. 213, a transgressão voluntária das leis que regem o organismo é comparada à transgressão da lei moral. O autor questiona o risco de converter recomendações dietéticas em exigências religiosas universais.

Outro trecho, de Temperança, p. 158, contém o conselho de deixar crianças sem comida por pelo menos três dias em uma discussão sobre alimentação e apetite. Rinaldi critica essa orientação à luz do cuidado que os pais devem dispensar aos filhos, lembrando Lucas 11:11–13. O conselho merece reprovação, e sua apresentação sob a autoridade de uma mensageira de Deus torna a questão ainda mais grave. O prestígio de Ellen White não pode servir de proteção contra o exame crítico de orientações familiares dessa natureza.

Visões e afirmações que ultrapassam o texto bíblico

Rinaldi reúne vários relatos visionários para perguntar até onde uma experiência particular pode definir a doutrina cristã. Primeiros Escritos, p. 19, descreve uma mesa de prata com muitos quilômetros de comprimento; na p. 40, edição de 1967, aparece um mundo com sete luas, associado a Enoque; e na p. 41, uma abertura em Órion por onde a cidade santa desceria.

A Bíblia afirma que Deus tomou Enoque para si (Gn 5:24; Hb 11:5), mas não apresenta o mundo de sete luas. Do mesmo modo, a descrição de uma abertura em Órion não autoriza, por si só, concluir que Deus esteja limitado a essa região. A Escritura ensina que nem os céus podem contê-lo e que ele enche os céus e a terra (1Rs 8:27; Jr 23:24).

Esses exemplos ilustram uma distinção necessária: um detalhe não registrado na Bíblia não constitui automaticamente uma contradição, mas também não adquire autoridade doutrinária simplesmente porque alguém afirma tê-lo visto. Cabe a quem reivindica revelação demonstrar por que ela deveria obrigar a consciência dos cristãos.

A apostila também contrapõe a inscrição descrita na testa dos 144 mil em Primeiros Escritos, p. 15, ao nome do Cordeiro e do Pai em Apocalipse 14:1. Questiona, ainda, o fechamento das portas da Nova Jerusalém narrado em O Grande Conflito, p. 671, diante de Apocalipse 21:25. A comparação requer identificar a cena e o momento a que cada passagem se refere, evitando transformar descrições de acontecimentos diferentes em contradições imediatas.

Outro confronto envolve sacerdotes e príncipes em O Conflito dos Séculos, p. 674, e Atos dos Apóstolos, p. 27. Um trecho descreve condenação; o outro, oportunidade de aceitação do Filho de Deus. Também aqui, é preciso determinar se os textos falam das mesmas pessoas e do mesmo momento. A questão mais ampla de Rinaldi é se as visões apresentam uma exposição consistente da revelação bíblica.

Moisés Miguel e a identidade de Jesus

Em Primeiros Escritos, p. 164, a narrativa sobre Moisés descreve sua ressurreição, a disputa com Satanás e a atuação de Cristo identificado com Miguel. Rinaldi questiona os detalhes acrescentados ao relato bíblico e a identificação proposta.

Deuteronômio 34:5–6 registra a morte e o sepultamento de Moisés. Judas 9 menciona a disputa do arcanjo Miguel com o diabo acerca do corpo de Moisés, mas não desenvolve todos os detalhes encontrados no relato visionário.

A preocupação cristológica é decisiva. João 1:1–3 apresenta o Filho como Deus e como aquele por meio de quem todas as coisas foram feitas. Hebreus 1 distingue o Filho dos anjos e afirma que estes o adoram. Nenhuma interpretação pode rebaixar Jesus à condição de criatura ou comprometer sua plena divindade. A identificação com Miguel precisa ser avaliada à luz dessa distinção, e não assumida sem demonstração.

A fragilidade da reivindicação de inspiração divina

Na parte final da apostila, Rinaldi aborda o uso de obras de outros autores por Ellen White e menciona a controvérsia associada a The White Lie. Ele reproduz uma declaração de 101 Questões sobre o Santuário e sobre E. G. White, p. 81, que reconhece esse uso e o defende contra a acusação de violação de direitos autorais.

Reconhecer dependência literária não equivale, por si só, a comprovar plágio em cada passagem. Essa conclusão requer comparação dos textos e exame das atribuições. O problema levantado por Rinaldi é a relação entre o processo de composição dos livros e a apresentação de seu conteúdo como proveniente de mensagens divinas.

Também são citadas passagens de A Sacudidura e os 144.000, pp. 123, 133 e 176, que reconhecem dificuldades de interpretação e recorrem à condicionalidade de determinadas profecias. Uma explicação desse tipo precisa ser demonstrada no contexto da previsão examinada; não deve funcionar como resposta automática a qualquer anúncio não cumprido.

Por fim, a influência de uma autoridade religiosa pode permanecer depois de sua morte, por meio de livros e critérios de interpretação. A pergunta de Rinaldi continua pertinente: os escritos de Ellen White são examinados pela Bíblia ou passam a determinar antecipadamente como a Bíblia deve ser entendida?

A igreja deve rejeitar a falsa autoridade profética

Os argumentos reunidos por Natanael Rinaldi atingem o fundamento da autoridade de Ellen White: seus escritos não podem ser aceitos como voz divina quando submetem o evangelho a um sistema de interpretações extrabíblicas. A reivindicação profética não dispensa demonstração, e a fidelidade denominacional não anula o dever de examinar a doutrina.

Na avaliação evangélica aqui defendida, os desvios do adventismo justificam sua crítica como seita e a rejeição de Ellen White como falsa profetisa. O problema central é a autoridade religiosa atribuída a seus ensinos quando estes comprometem a obra consumada de Cristo, a justificação pela fé e a identidade da igreja na nova aliança. Não se trata de conferir força a uma acusação por meio de adjetivos: trata-se de mostrar por que essas reivindicações não devem obrigar a consciência cristã.

A igreja não precisa de Ellen White para completar a revelação bíblica. O perdão não depende de um complemento à expiação realizada pelo Salvador. Satanás não participa da redenção dos remidos. A guarda do sábado não pode ocupar o lugar da graça, nem funcionar como condição adicional para alguém pertencer a Cristo.

O cristão deve rejeitar qualquer mensagem que imponha outra base de confiança além do evangelho apostólico. Por isso, a resposta à falsa autoridade profética é retornar à Escritura, crer no Salvador e recusar os ensinos que obscurecem sua suficiência. Cristo deve permanecer no centro da fé; nenhum testemunho humano pode tomar o lugar de sua Palavra.

Referências do estudo original

As páginas abaixo são as indicadas na apostila de dezembro de 1991; podem variar entre edições. Quando o estudo não identifica edição, autoria completa ou página de um documento, esses dados não são acrescentados aqui.

Adaptação editorial com revisão crítica baseada na apostila do Pr. Natanael Rinaldi, preparada em São Paulo, em dezembro de 1991, para publicação no site do CACP.

Sair da versão mobile