A Igreja Apostólica da Santa Vó Rosa (IASVR), fundada em 1954 em São Paulo por Eurico Mattos Coutinho e Rosa Alves, apresenta uma série de ensinos que destoam da fé cristã bíblica e que podem ser classificados como heresias. Eis algumas das principais:
- Culto à Santa Vó Rosa
- Atribuem a Rosa Alves (falecida em 1951) o título de Consolador Prometido (Jo 14:16-17), papel que a Bíblia atribui unicamente ao Espírito Santo.
- Ela é venerada como intercessora, protetora e mediadora, algo que contraria 1Tm 2:5, onde se declara que há um só Mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo.
- Mariologia distorcida
- Ensinam que Maria, mãe de Jesus, também foi elevada a uma condição especial no céu como “intercessora ao lado da Vó Rosa”.
- Essa ideia amplia a idolatria e contradiz o ensino bíblico de que Maria foi uma serva de Deus, mas não corredentora nem mediadora (Lc 1:38, 47).
- Doutrina dos intercessores celestiais
- Afirmam que existe uma “hierarquia celestial” composta por Jesus, Maria, Vó Rosa e os apóstolos falecidos, todos atuando como mediadores entre Deus e os homens.
- Esse ensino não tem respaldo bíblico e diminui a suficiência da obra de Cristo (Hb 7:25; Jo 14:6).
- Rejeição da suficiência de Cristo
- Na prática, Cristo é colocado em segundo plano, já que a Vó Rosa é chamada de santíssima virgem e vista como necessária para a salvação.
- Isso contradiz a centralidade de Cristo como único Salvador (At 4:12).
- Comunicação com mortos (espiritismo disfarçado)
- A igreja ensina que a Vó Rosa e outros “santos” continuam se comunicando e dirigindo a igreja a partir do além.
- Tal prática é expressamente condenada nas Escrituras (Dt 18:10-12; Is 8:19).
- Autoridade do “profeta”
- O fundador Eurico Coutinho é visto como “profeta” que recebeu revelações diretas de Cristo e da Vó Rosa, funcionando como autoridade acima da Bíblia.
- Isso leva à negação da suficiência das Escrituras (2Tm 3:16-17).
- Salvação exclusiva
- Afirmam que apenas os que pertencem à Igreja Apostólica da Santa Vó Rosa têm acesso à verdadeira salvação, excluindo os demais cristãos.
- Isso nega a universalidade do evangelho (Jo 3:16; Ap 22:17).
👉 Em resumo, as principais heresias da IASVR estão na idolatria à Vó Rosa, na distorção do papel do Espírito Santo e de Cristo, na consulta a mortos, na elevação de Maria e na negação da suficiência da Bíblia e da obra redentora de Jesus.