Jesus Levou O Ex-Ladrão No Mesmo Dia Ao Paraíso?

“E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no ‘ teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23.42,43 – ARC).  

Essa passagem de Lucas 23.42,43 tem sido objeto de muitas discussões e de acalorados debates na história do cristianismo.

De um lado, estão os mortalista, os quais creem que, por ocasião da morte do corpo o homem deixa de existir pelo fato de acreditarem que a morte é a aniquilação completa do ser humano, o qual só volta a existir por ocasião da ressurreição dos mortos, onde os ímpios ressurgirão para serem atormentados no inferno apenas até o pagamento da pena e depois deixam de existir; enquanto que os justos ressurgirão para a vida eterna. Estamos de acordo com essa afirmação apenas no que diz respeito à ressurreição dos justos, a qual também defendemos que é a ressurreição para a vida eterna. O restante dessa afirmação precisa ser analisado à luz das Escrituras Sagradas.

Do outro lado, estão os imortalistas (os que defendem a imperecibilidade da alma), os quais acreditam que a alma é uma entidade imaterial que sobrevive, de modo consciente, à morte do corpo, por ser ela imortal (Mt 10.28). Ao passo que as almas dos ímpios, imediatamente após a morte do corpo, vão direto para o inferno (Lc 16.22-31), o qual ainda não é o inferno escatológico, isto é, o Geena, mas apenas um lugar provisório de tormento, visto que o próprio inferno será lançado no lago de fogo, o qual é a segunda morte (Ap 20.14,15). e de onde ninguém pode sair ou escapar (Lc 16.26), onde elas sofrerão o castigo eterno (colasin aíonion) de acordo com Mateus 25.46; 2Tessalonicenses 1.9; 20.10; 21.8. Assim, como dissemos, as almas dos justos, após a morte do corpo, vão direto para o paraíso (Lc 16.22; 23.43; Fp 1.23), num estado de bem-aventurança, na presença de Deus (Ap 6.9-11), de onde ficarão aguardando o retorno de Jesus, que transformará os seus corpos corruptíveis num corpo de glória, para se encontrarem com as suas almas (ITs 4.14) e assim estarão para sempre com o Senhor (ITs 4.13’18; ICo 15.50-54).

Diante desse dilema, surge a seguinte pergunta: Jesus levou o ex- ladrão, a quem a tradição dá o nome de Dimas, naquele mesmo dia ao paraíso, conforme Ele havia prometido (Lc 23.43), ou o ex-ladrão, por ocasião da sua morte, deixou de existir e, como foi dito, de acordo com os mortalistas, ele só voltará a existir por ocasião da volta de Jesus, quando, então, ele será levado ao paraíso?

Por não concordar com a doutrina bíblica da imortalidade da alma, os mortalistas têm apresentado vários argumentos contrários à possibilidade de Jesus, conforme Ele prometeu (Lc 23.43), ter levado o ex-ladrão, naquele mesmo dia, ao paraíso. Pois admitir a entrada dele no paraíso, por ocasião da sua morte, naquele mesmo dia, seria admitir que a alma é imortal. Verdade bíblica com a qual eles não estão de acordo. Os argumentos dos mortalistas são os seguintes:

O EX-LADRÂO NÂO MORREU NAQUELE MESMO DIA, POIS UM CONDENADO LEVAVA DE TRÊS A NOVE DIAS PARA MORRER

Essa objeção é extremamente frágil e não se sustenta à luz das evidências bíblica e histórica. É bem verdade, de acordo com os historiadores, que um condenado à pena de morte, por crucificação, poderia levar de três a nove dias para morrer. Mas o caso do ex-ladrão, crucificado ao lado de Jesus, é uma exceção à regra. Conforme podemos depreender do texto de João 19.31, sexta-feira, como sabemos, era a parasceve, isto é, o dia da preparação e, logo em seguida, vinha o sábado da Páscoa, quando, de acordo com Deuteronômio 21.22,23, os corpos não deveriam ficar expostos na cruz, mas deveriam ser retirados naquele mesmo dia e ser sepultados. Atendendo ao pedido dos judeus (Jo 19.31), Pilatos mandou aplicar o crurífragium, ou seja, quebrar as pernas dos crucificados, a fim de apressar a sua morte que ocorreria dentro de alguns minutos, após esse ato cruel. Como podemos perceber, de acordo com João 19.32 os soldados quebraram as pernas do ex-ladrão, bem como a do seu companheiro de cruz, com exceção das pernas de Jesus, para se cumprir a profecia de que nenhum dos seus ossos seria quebrado (Jo 19.36). Logo, uma vez que as pernas do ex-ladrão foram quebradas, de acordo com os fatos históricos, ele, obrigatoriamente, morreu naquele mesmo dia e, portanto, foi levado naquele mesmo dia ao paraíso, conforme Jesus havia prometido (Lc 23.43).

————-

Fonte: Livro – Perguntas Difíceis de Responder – sobre a imortalidade da alma entre a morte e a ressurreição, Elias Soares de Moraes, Editora Beit Shalom, 2016.

Sair da versão mobile