Islã e Calvinismo: Uma comparação desconfortável

Em um estádio de beisebol lotado poucos dias depois do 11 de Setembro, um ministro Cristão se levantou para orar. O ministro começou: “Oramos em nome de nosso Deus – o Deus do cristianismo, Judaísmo e Islamismo…”

Desde o ataque ao World Trade Center e ao Pentágono, políticos e celebridades apresentavam o Islamismo como diferente do Cristianismo, e Deus não era diferente de Alá.

Eles estão certos?

Vinte anos antes, enquanto estudante no seminário, passei dois verões na Arábia Saudita liderando um ministério para crianças do ensino médio e da faculdade de trabalhadores da Aramco Oil. Em Dhahran, uma comunidade de ex-patriotas cercada da população Saudita, uma pequena comunidade protestante se reunia em um centro comunitário a cada semana. Uma noite em um culto, um homem orou para que Deus Se revelasse “nesta terra onde Tu não és conhecido”. Depois, ele foi criticado por alguns que insistiram que “Alá é apenas outro nome para Deus”.

Isso é verdade?

Enquanto muitos acriticamente igualam Alá e Iavé, Cristãos e Muçulmanos informados o rejeitam de imediato. A divindade que os muçulmanos adoram é muito diferente do bíblico Iavé. E isso levanta a questão: e se um grupo de teólogos Cristãos concebesse Deus de uma forma semelhante a Alá?

Afinal, como os Cristãos entendem Deus de forma diversificada (por exemplo, Calvinistas versus Arminianos). E como vemos Deus importa. Ela afeta a maneira como vemos o mundo e determina como responderemos àqueles que seguem outras religiões. As atitudes, emoções e ações que atribuímos a Deus serão refletidas nas atitudes, emoções e ações que vivenciamos como seguidores de nosso Deus. Embora um conceito errado de Deus esteja no coração de toda religião não-cristã (por exemplo, o Islã), é preocupante descobrir que visões não bíblicas de Deus também estão presentes em muitas correntes do Cristianismo, levando à confusão teológica e espiritual para a vida muitos cristãos.

Com isso em mente, vamos comparar os conceitos de Alá no Islã e Deus no Calvinismo.

 A Soberania de Deus

Ninguém vai questionar que Deus é soberano. Somente ele possui os atributos divinos de onipotência (todo-poderoso), onisciência (todo-conhecimento), onipresença (presente em todos os lugares), eternidade (sem começo ou fim), imutabilidade (imutável) e santidade (perfeição).

Mas as implicações da soberania de Deus estão abertas ao debate. Em particular, como a soberania de Deus “funciona” em sua relação com a humanidade?

A resposta a esta questão é determinada pela nossa concepção do que a soberania implica.

Determinismo

A soberania de Alá no Islã e Deus no Calvinismo é absolutamente determinista. Eles são os autores de toda ação, palavra e pensamento, incluindo o pecado e o mal. Além disso, eles predeterminaram antes do tempo tudo o que deve ocorrer no tempo, incluindo quem receberá o dom da fé e da vida eterna, e quem não receberá e será condenado à morte eterna.

O historiador da igreja calvinista Phillip Schaff escreve:

O Calvinismo … começa com um duplo decreto de predestinação, que antecede e é o programa divino da história humana. Este programa inclui as fases sucessivos da criação do homem, uma queda universal e condenação da raça humana, uma redenção parcial e salvação: tudo para a glória de Deus e a demonstração de Seus atributos de misericórdia e justiça. A história é apenas a execução do projeto original … (History of the Christian Church 8.4.114).

Note que Schaff não se esquiva de afirmar que o próprio Deus decretou a queda do homem e é, portanto, o autor do pecado!

A mesma opinião foi afirmada por Calvino:

Por predestinação, queremos dizer o eterno decreto de Deus, pelo qual ele determinou consigo o que quer que desejasse que acontecesse com relação a todo homem. Nem todos são criados em termos iguais, mas alguns são predestinados à vida eterna, outros à condenação eterna; e, consequentemente, como cada um foi criado para um ou outro desses fins, dizemos que ele foi predestinado à vida ou à morte (Institutas, 3.21.5).

O Islã ensina a mesma doutrina que o calvinismo. Segundo o Islã, Alá é absolutamente determinista. Como Caner e Caner escrevem:

Uma das doutrinas fundamentais do Islã é a soberania absoluta, a ponto do determinismo, de Alá. Alá sabe tudo, determina tudo, decreta tudo e ordena tudo. Alá é igualmente a causa do mal (Unveiling Islam, p. 109).

Segue-se que Alá predestina todos os que serão salvos e todos os que serão eternamente condenados. Daqueles que não podem ser salvos,  Sura 2: 6-7 declara:

É indiferente para eles, se você os adverte ou não os adverte; eles não vão crer. Alá estabeleceu um selo em seus corações e em sua audição. E em seus olhos está um véu; Grande é o castigo que eles [incorrem].

Fatalismo

Segue-se que o Calvinismo e o Islã são inerentemente fatalistas. No calvinismo, o Deus soberano elege aqueles que serão salvos e rejeita todos os outros, como visto repetidamente nos escritos de Calvino:

… Alguns são preordenados para a vida eterna, outros para a condenação eterna; e, consequentemente, como cada um foi criado para um ou outro desses fins, dizemos que ele foi predestinado à vida ou à morte (Institutas, 3.21.5).

[Deus] organiza todas as coisas por seu soberano conselho, de tal maneira que as pessoas nascem, condenadas desde o ventre até a morte certa … (Institutas, 3.23.6).

Da mesma forma, Alá desvia a quem ele quer e salva a quem ele quer (Sura 14: 4):

Alá é exaltado e satisfeito quando envia pessoas para o inferno: esta é a reivindicação fatalista do Islã. O fatalismo é uma crença de que os eventos são estabelecidos antecipadamente para todos os tempos, de tal maneira que os seres humanos são impotentes para mudá-los. Neste caso, Alá enviará para o céu quem ele quiser, e enviará para o inferno quem ele quiser (Unveiling Islam, pp. 31-32).

Uma velha piada fala de um calvinista que caiu da escada, levantou-se e disse: “Graças a Deus acabou!” Curiosamente, Caner e Caner contam de sua infância islâmica:

Nosso pai costumava dizer: “Se você cair e quebrar a perna, diga: ‘Alá quer isso’, porque ele fez acontecer” (Unveiling Islam, p. 109).

O amor de Deus

Talvez o mais fundamental de todos os aspectos do caráter de Deus seja o amor. “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1 João 4: 8). “Porque Deus amou o mundo …” (João 3:16) “Deus demonstra o seu próprio amor para conosco…” (Rm 5: 8). Estes são apenas alguns dos numerosos textos bíblicos que afirmam o amor universal, sacrificial, eterno, pessoal e incondicional de Deus por toda a humanidade. Nenhum caráter de Deus é mais central para a mensagem do evangelho. A encarnação e a expiação substitutiva gritam isso. Tudo na ação salvadora de Deus para com a humanidade declara isso. Mas o que vemos no Islã e no Calvinismo?

Amor sem ênfase

No Islã, Alá é virtualmente desprovido de amor. Caner e Caner listam 99 nomes de Alá, e apenas um inclui uma referência ao amor (e isso apenas para aqueles que são “seus”). Eles escrevem:

Quando Alá é discutido dentro da comunidade Islâmica, a ausência de intimidade, expiação e onibenevolência se torna aparente. Em todos os termos e títulos de Alá, não se encontram termos de intimidade. . . Mesmo o mais fiel e devoto muçulmano se refere a Alá apenas como servo de mestre; Alá é um soberano distante (Unveiling Islam, p. 117).

Mas o que encontramos no Calvinismo? A soberania de Deus – Seu poder e santidade – são enfatizados às custas de Seu amor. Dave Hunt observa:

Mas onde está o amor de Deus? Nem uma vez nas quase mil e trezentas páginas de suas Institutas, Calvino exalta o amor de Deus pela humanidade. Esta ênfase unilateral revela o defeito primário do Calvinismo: As limitações antibíblicas que ele impõe ao atributo mais glorioso de Deus. . . também está radicalmente errado no próprio fundamento dessa doutrina antibíblica (Debating Calvinism, p. 47).

Amor limitado

À medida que olhamos mais de perto, encontramos razões para esse abafamento do amor de Deus no Islã e no Calvinismo. Por exemplo, o Deus de Calvino e o Alá do Islã são privados de amor incondicional por todos.

O coração de Alá é colocado contra o infiel (kafir). Ele não tem amor pelo incrédulo, nem é tarefa do muçulmano “evangelizar” o mundo incrédulo (Unveiling Islam, p. 118).

Caner e Caner observam: “É por isso que muitos muçulmanos rapidamente rejeitam crianças que se converteram a outra religião, especialmente ao Cristianismo. Por que amá-los quando o todo-poderoso Deus nunca os amará? ”(Unveiling Islam, p. 33).

Mas isso é diferente do Calvinismo? Dave Hunt diz sem rodeios:

Nunca esqueça que o objetivo final do Calvinismo … é provar que Deus não ama a todos, não é misericordioso para com todos e tem o prazer de condenar bilhões. Se esse é o Deus da Bíblia, o Calvinismo é verdadeiro. Se esse não é o Deus da Bíblia, que “é amor” (1 João 4: 8), o Calvinismo é falso. A questão central é o amor e caráter de Deus em relação à humanidade, conforme apresentado nas Escrituras (Debating Calvinism, p. 21).

Amor condicional

Embora os calvinistas (mas não os muçulmanos) se oponham à ideia de que seu Deus tem um amor condicional, esse é o efeito de sua doutrina.

Esta doutrina é anunciada abertamente no Islã: “Deus não ama transgressores” (Alcorão 2: 190). “Porque [Alá] não ama nenhum pecador ingrato” (Alcorão 2: 276). “Porque Alá não ama aqueles que erram” (Alcorão 3:57). “Porque Alá não ama o arrogante, o vaidoso” (Alcorão 4:36).

Dentro do Calvinismo, o amor de Deus é declarado incondicional, porque Ele o deu “incondicionalmente” – ou seja, não em resposta a qualquer coisa que fazemos. Mas se alguém é ou não amado efetivamente neste modo “salvífico” é determinado pelo que fazemos. Este fato é consagrado pelo último dos Cinco Pontos do Calvinismo, ou seja, a Perseverança dos Santos. Uma vez que todos os que são salvos irão inevitavelmente perseverar em viver uma vida fiel, o amor salvador de Deus, no final, é determinado por nossas obras.

Notavelmente, como sempre é o resultado com sinergismo (ou seja, a salvação pela fé e obras), nenhuma quantidade de boas obras pode dar-lhe garantia de salvação.

Amor inseguro

É impossível no Calvinismo e no Islã saber se você é amado por Deus. Enquanto os Calvinistas proclamam sua crença na segurança eterna, o que eles querem dizer é que, se você é realmente salvo (o que você não pode saber com absoluta certeza até que você morra), então você nunca perderá a sua salvação. Mas como você pode saber disso? Baseado em suas obras. No entanto, a ameaça de cair em algum pecado, e assim descobrir que você nunca foi realmente salvo em primeiro lugar, é uma possibilidade pairando sobre a cabeça de todo Calvinista.

Da mesma forma, e descaradamente, o Islã ensina essa mesma doutrina:

O Alcorão sugere que o crente em Alá pode ter confiança em seu destino eterno, mas não há garantia, mesmo para os mais justos. . . No Islã, a resposta para a pergunta: “O que devo fazer para ir para o céu?” É “misteriosa e complexa. . . A tradição islâmica argumenta que a garantia do passado é tão impossível de encontrar quanto uma fala virgem e pura. Consequentemente, o devoto muçulmano faz todo esforço para agradar a Alá e, ​​assim, obter o céu. Mas o destino está (kismet) nas mãos do todo-poderoso Alá decidirá o resultado (Unveiling Islam, p. 144).

Claramente, o amor de Deus está comprometido no Islã e no Calvinismo.

A violência de Deus

Apesar dos apelos ao contrário, o Islã é comprovadamente uma religião de violência. Isto não deveria ser uma surpresa. Um deus (Alá) que é arbitrário, distante e desprovido de amor demonstrará isso naturalmente na violência contra quem ele escolher. Caner e Caner intitulam seu capítulo sobre a história do Islã, “Um Rastro de Sangue”. Hoje, em países do Oriente Médio, Norte da África e Sudeste Asiático, aqueles que desafiam o Islã, especialmente os Cristãos, são decapitados e mutilados. Esses “infiéis” recebem três opções: converter-se ao Islamismo, sair ou enfrentar perseguição (geralmente a morte). Para os Muçulmanos que lutam na Jihad (guerra santa), “os valores éticos [parecem] desempenhar pouco ou nenhum papel. Tudo o que os Muçulmanos [fazem] é justificado, pois a causa deles é justa ”(Unveiling Islam, p. 48).

Esse mesmo tipo de violência também se manifestou na Genebra de Calvino, onde a rejeição do dogma reformado trouxe três opções: converter-se (ao Calvinismo), sair (deportação) ou enfrentar perseguição (prisão ou morte). A semelhança com o Islã é inconfundível. Em fevereiro de 1555, Calvino e seus partidários conquistaram o controle absoluto em Genebra. Aqueles que discordaram da teologia de Calvino foram excluídos da comunhão e fugiram. Quatro que não conseguiram escapar foram decapitados, esquartejados e suas partes do corpo penduradas em locais estratégicos como um aviso. Calvino se referiu a eles como “capangas de Satanás”, e justificou sua barbárie dizendo: “Aqueles que não corrigem o mal quando podem fazê-lo e seu ofício exige, que sejam culpados disso.” De 1554 até sua morte em 1564, “ ninguém ousou mais se opor ao reformador abertamente. ”(Debating Calvinism, pp. 22-24).

Embora existam muitos casos, ao longo da história da violência, daqueles que afirmam ser Cristãos, quando o fundador de um movimento religioso demonstra uma capacidade de violência, é mais significativo. O fato de Calvino e Maomé terem se distinguido pela violência em relação àqueles que discordam deles reflete sua visão deficiente de Deus e Seu amor.

Conclusão

Enquanto isso certamente será uma comparação desconfortável para a maioria dos calvinistas admitir, é inegavelmente verdade. No mínimo, deveria dar aos calvinistas uma tempo para perceber que sua visão de Deus reflete tão de perto a visão de Deus dentro do Islã.

____________________

Phil Congdon é pastor sênior da Igreja Bíblica de New Braunfels (TX).

  1. Veja também François Wendel, Calvino: Origem e Desenvolvimento do Seu Pensamento Religioso, trad. Philip Mairet, (Grand Rapids, MI .: Baker, 2000), p. 100; e Bernard Cottret, Calvino: Uma Biografia (Grand Rapids, MI: Eerdmans, 2000), pp. 198-200.

———-

Autor: Por Phil Congdon

Tradução: Antônio Reis

Fonte:https://faithalone.org/grace-in-focus-articles/islam-and-calvinism/?fbclid=IwAR0-2l8ilLyptLGBAqmUA86XwESVdgXCi1b-JBwcQBOOcSQUw7Qsoq0C5g0

Sair da versão mobile