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Home Diversos Debates Calvinismo

O que é um arminiano?

Artigo compilado por Artigo compilado
20 de dezembro de 2014
em Calvinismo, Debates, Destaques, Diversos, Estudos Bíblicos, História da Igreja, História Geral
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John.Wesley.lg

A pergunta, “o que é um arminiano?” respondida por um amante da graça livre – Por John Wesley

1. Se alguém diz “esse homem é um arminiano”, o efeito que estas palavras produzem nos ouvintes é o mesmo que se tivesse dito “esse cão é raivoso”. Sentem pânico e fogem dele a toda velocidade, e não se deteriam a menos que seja para atirar pedras no temível e perigoso animal.

2. Quanto mais incompreensível é a palavra, melhor. As pessoas que recebem esta designação não sabem o que fazer: como não sabem o que quer dizer, não estão em condições de se defenderem ou de demonstrar que são inocentes das acusações contrárias. Não é fácil acabar com preconceitos enraizados em pessoas que não sabem outra coisa, exceto que se trata de “algo muito ruim” ou de algo que representa “todo o mau”.

3. Portanto, esclarecer o significado desta terminologia pode ser útil para muitos. Aos que com demasiada facilidade aplicam o termo aos outros, para impedir que utilizem termos cujo significado desconhecem; aos ouvintes, para que não sejam enganados por pessoas que não sabem o que dizem; e aqueles que recebem a designação de “arminianos”, para que saibam como se defender.

4. Em primeiro lugar, creio ser necessário esclarecer que muitos confundem “arminiano” com “ariano”. Porém, trata-se de algo completamente diferente; não há semelhança entre um e outro. Um ariano é alguém que nega a divindade de Cristo. Creio que não há necessidade de esclarecer que nos referimos a sua filiação com o supremo, eterno Deus, já que não há outro Deus fora dele (a menos que se decida fazer dois Deuses: um grande e um pequeno). No entanto, ninguém jamais creu com maior firmeza, ou afirmou com maior convicção, na divindade de Cristo, que muitos dos assim chamados arminianos, e assim seguem fazendo até o dia de hoje. Portanto, o arminianismo (seja o que for) é completamente diferente do arianismo.

5. A origem da palavra remonta a Jacó Harmens, em latim, Jacobus Arminius, que foi ministro ordenado em Amsterdã e, mais tarde, professor de teologia em Leyden. Tendo estudado em Genebra, em 1591 começou a duvidar dos princípios que lhe haviam ensinado até então. Cada vez mais convencido do erro dos mesmos, quando foi nomeado professor, começou a ensinar e a tornar público o que ele considerava ser a verdade, até falecer em paz no ano de 1609. Poucos anos após a morte de Armínio, alguns fanáticos, liderados pelo Príncipe de Orange, atacaram furiosamente a todos que afirmavam ou consideravam suas ideias. Tendo sido esse modo de pensar formalmente condenado no famoso Sínodo de Dort (menos numeroso e erudito que o Concílio ou Sínodo de Trento, mas tão imparcial como aquele), algumas dessas pessoas foram mortas, outras exiladas, algumas condenadas a prisão perpétua, todos eles perderam seus postos de trabalho e foram proibidos de ocupar qualquer cargo público ou eclesiástico.

6. As acusações apresentadas pelos opositores contra essas pessoas (normalmente chamadas de arminianos) eram cinco: (1) negar o pecado original; (2) negar a justificação pela fé; (3) negar a predestinação absoluta; (4) negar que a graça de Deus é irresistível, e (5) afirmar que é possível que um crente se aparte da graça.

À respeito das primeiras acusações, estas pessoas, se declaram inocentes. As acusações são falsas. Ninguém, nem o próprio João Calvino, afirmou a ideia do pecado original ou da justificação pela fé de maneira mais decisiva, mais clara e explícita que Armínio. Esses pontos estão, por tanto, fora de discussão; há acordo entre ambas as partes. Sobre isso, não há a menor diferença entre o Sr. Wesley e o Sr. Whitefield.

7. No entanto, há uma clara diferença entre os calvinistas e os arminianos em relação aos outros três pontos. Aqui as opiniões se dividem, os primeiros creem em uma predestinação absoluta e os últimos somente numa predestinação condicional. Os calvinistas afirmam que: (1) Deus decretou com caráter absoluto, desde toda a eternidade, que certas pessoas se salvariam e outras não, e que Cristo morreu por elas e por ninguém mais. Os arminianos afirmam que Deus decretou, desde toda a eternidade, tocante a todos que têm sua Palavra escrita, que quem crer será salvo; mas quem não crer, será condenado.[1] Para cumprir isso, Cristo morreu por todos[2], por todos que estavam mortos em seus delitos e pecados[3], ou seja, por todos e cada um dos filhos de Adão, já que em Adão todos morreram[4].

8. Em segundo lugar, os calvinistas afirmam que a graça de Deus que opera para salvação é absolutamente irresistível; que ninguém pode resisti-la assim como não se pode resistir a descarga elétrica de um raio. Os arminianos afirmam que, embora haja momentos em que a graça de Deus atue de maneira irresistível, contudo, geralmente, qualquer pessoa pode resistir (e assim se perder para sempre) a graça mediante a qual Deus desejava outorgar-lhe salvação eterna.

9. Em terceiro lugar, os calvinistas afirmam que um verdadeiro crente em Cristo não pode se apartar da graça. Os arminianos, diferentemente, afirmam que um verdadeiro crente pode naufragar na fé na boa consciência[5]. Creem que o crente não só pode cair novamente na corrupção, mas que essa queda pode ser definitiva, de modo que se perca eternamente.

10. Esses dois últimos pontos, a graça irresistível e a infalibilidade da perseverança, são, sem dúvida, a consequência natural do ponto anterior, a predestinação incondicional. Se Deus decretou com caráter absoluto, desde a eternidade, que só se salvariam determinadas pessoas, isso significa que tais pessoas não podem se opor a sua graça salvífica (pois de outro modo perderiam a salvação), e visto que não podem resistir, tampouco podem se desviar dessa graça. De modo que, finalmente, as três perguntas são reduzidas a uma: A predestinação é absoluta ou condicional? Os arminianos creem que é condicional; os calvinistas, que é absoluta.

11. Acabemos, pois, com toda essa ambiguidade! Acabemos com as expressões que só servem para criar confusão! Que as pessoas sinceras digam o que sintam, e que não se brinque com palavras difíceis cujo significado se desconhece. Como é possível que alguém que não leu uma única página escrita por Armínio saiba quais eram suas ideias? Que ninguém levante a voz contra os arminianos antes de saber o que esta palavra significa, só então saberá que arminianos e calvinistas estão no mesmo nível. Os arminianos tem tanto direito de estar irados com os calvinistas como os calvinistas com os arminianos. João Calvino era um homem estudioso, piedoso e sensato, igual a Jacó Armínio (Nota do Pr. Martinez: Penso que não dá pra chamar um indivíduo que condenou 58 pessoas a morte de piedoso) . Muitos calvinistas são pessoas estudiosas, piedosas e sensatas, igual a muitos arminianos. A única diferença é que os primeiros afirmam a doutrina da predestinação absoluta, e os últimos, a predestinação condicional.

12. Uma última palavra: Não é dever de todo o pregador arminiano, primeiramente, nunca utilizar em público ou em privado, a palavra calvinistaem termo de descrédito, tendo em conta que isso equivaleria a por rótulos ou julgamentos? Tal prática não compatível com o cristianismo nem com o bom senso ou os bons modos. Em segundo lugar, não deveria fazer tudo o que está ao seu alcance para impedir que o façam os ouvintes, demonstrando-lhes que isto é um pecado e uma tolice? Não é, assim mesmo, dever de todo o pregador calvinista, primeiramente, nunca utilizar em público ou em privado, a palavra arminiano em termo de descrédito? E em segundo lugar, não deveria fazer tudo o que está ao seu alcance para impedir que o façam os ouvintes, demonstrando-lhes que se trata de um pecado e uma tolice ao mesmo tempo? No caso de já estarem habituados a fazê-lo, maior empenho e esforço deverá se por para erradicar essa conduta que, talvez, tenha sido encorajada pelo próprio exemplo do pregador!

Notas:

[1] Mc 16.16
[2] 2 Co 5.15
[3] Ef 2.1
[4] 1 Co 15.22
[5] 1 Tm 1.19

Extraído do site http://personaret.blogspot.com.br/ em 17/12/2014

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+Comentado 32

  1. Jose says:
    11 anos ago

    Não vale a pena comentar nada neste site (principalmente se sua opinião for contraria a dele), pois ele tira do ar as opiniões que lhe são contrarias.

    Responder
    • Leonardo says:
      11 anos ago

      É verdade José, hoje excluiram um comentario meu sobre algo que o site é contrário.

      Responder
    • jcp says:
      11 anos ago

      apagam os comentários, com razão, porque e quando na má fé certos internautas torpes começam a fazer criticas pessoais contra a pastoral. 

      Responder
    • dlw says:
      11 anos ago

      Gostaria de deixar registrado que no meu caso, meus comentarios nunca foram apagados – mesmo que, sendo nao sendo cristao, meus comentarios sempre sao contrarios `as opinoes do site.

      Responder
    • jcp says:
      11 anos ago

      DLW, tu dizes que “não é cristão”,mas o correto é que você é um ex-cristão, já lí algumas blasfemias que escrevestes contra Deus,porém contra o Espirito Santo você nunca ousou pois você tem medo e ciência que será réu eterno.vamos ver se és um “não-cristão” e ouse aprofundar.

      Responder
    • jcp says:
      11 anos ago

      DLW, você um “não-cristão” chorão ! fica aí cacarejando: bububu´-deus é ruim – bububu-deus é ruim.
      O Espirito Santo é o principal agente sobre a Igreja (biblicamente falando), se és um “não-cristão” convicto por que não ousar aprofundar a rebeldia e suas blasfemias? 

      Responder
    • jcp says:
      11 anos ago

      DLW.
      você é um não-cristão covarde … vamos lá ! sele seu destino eterno, ou você volta para Jesus ou decida o que quer da vida, e não fica aí coM bububu-deus é ruim….para nós.

      Responder
  2. XPTO says:
    11 anos ago

    Jose, tiram do ar principalmente quando falam besteiras como você está com vontade de falar.

    Responder
  3. Leonardo says:
    11 anos ago

    Jhon Wesley, o maior pregador do cristianismo desde os apóstolos. Sempre uma benção este homem, minha referência!

    Responder
  4. jcp says:
    11 anos ago

    “[Jesus disse] …NÃO FUI ENVIADO, SENÃO AS OVELHAS PERDIDAS DA CASA DE ISRAEL”. Mt15:24b Até Jesus em nome do Amor, quebrou o inicial paradigma de atender os eleitos da casa de Israel e não os gentios, realizando os pedidos feitos pela fé da mulher Fenicia, e do centurião romano.

    Responder
  5. jcp says:
    11 anos ago

    Na Igreja primitiva, também os primeiros discipulos e apostolos só pregavam para israelitas, depois nos ministérios de Paulo, e no relutante Pedro, também os gentios foram aceitos na comunhão e salvação em Cristo. 

    Responder
  6. jcp says:
    11 anos ago

    os calvinistas tem ojeriza deste v.v. João 3:16 (eles falam que é batido), mas é a pedra no sapatos deles ! Em Nome do Amor, “todo aquele que nele crê tem a vida eterna”. e esse todos para todos mesmos, judeus, gentios que quiserem …

    Responder
    • pedro julio says:
      10 anos ago

      meu chefe;

      ti não sabe ler a Bíblia
      nem tem ideias suas
      tudo teu é copiado da weikipédia e de malacheia e dave hunt
      que tu fez na escola?vagabundeou? malabaratou o dinheiro dos teus pais?
      ou era delinquente?

      Responder
    • pedro julio says:
      10 anos ago

      meu chefe;
      tu não sabe ler a Bíblia
      nem tem ideias suas
      tudo teu é copiado da weikipédia e de malacheia e dave hunt
      que tu fez na escola?vagabundeou? malabaratou o dinheiro dos teus pais?
      ou era delinquente?

      Responder
  7. jcp says:
    11 anos ago

    Os arminianos aceitam v.v.João 3:16 integralmente e literal, “todos, todos mesmo.” 

    os calvinistas extremados e hiper quando alguém cita este v.v. Jo 3:16 ficam perturbados e começam a cantarolar TRA LÁ LÁ LÁ porqquueee deusss amouuu o mundo taallll maneira, que….tra-lá-lá.

    Responder
  8. jcp says:
    11 anos ago

    para os calvinistas esse v.v. Jo 3:16 é irrelevante. sim, é o que pensam e fazem os extremados e hiper, não são benemeritos deste v.v. e evitam-no, pois este v.v. apresenta um Deus amoroso de salvação abrangente e ampla, única condição é crer, sem pré-seleção.

    Responder
  9. Ilson says:
    11 anos ago

    O que é um arminiano? Aquele que julga e condena o calvinista. Simples assim. (basta ver em todos os comentarios do site)

    Responder
    • Cesare says:
      11 anos ago

      Ilson, não seja melodramatico ..repara aqui : “… a doutrina dos nicolaítas, o que [Jesus] EU ODEIO.” (Apocalipse 2:15). Jesus não odiava os nicolaitas, só a doutrina.
      o arminismo reprova o calvinismo, mas a pessoa em si não ! exceto, o joão calvino que foi um despota assassino.

      Responder
  10. AMBF says:
    11 anos ago

    Enquanto se tratava aqui de APOLOGÉTICA simplesmente estava muito bom, agradeço a DEUS por me mostrar o cumprimento da sua Palavra (Por se multiplicar a iniquidade, o amor de muito esfriará) – Que Deus a todos abençoe.

    Responder
    • jcp says:
      11 anos ago

      Trata-se de apologética,”virou o caldo” sobre vós calvinistas,então sambam como carnavalescos que não aceitam uma exortação com base bíblica.A questão é simples: Cristo fez alguma provisão para aqueles que não são eleitos? O SACRIFÍCIO DE CRISTO FOI SÓ PARA MUITOS OU PARA TODOS.?

      Responder
  11. Cesare says:
    11 anos ago

    SÃO OS CALVINISTAS É QUE JULGAM E REPROVAM “TODOS” E SÓ FICA COM “ALGUNS” ELEITOS, E QUANTOS AO OUTROS QUE SE DANEM … AVE CALVINO “ELE ESTÁ CERTO” OU TAMBÉM É DEPRAVADO TOTAL?

    Responder
  12. jcp says:
    11 anos ago

    Pergunta de vestibular :
    8. (G1) João Calvino defendia que alguns homens já nascem salvos pela vontade de Deus e que o indício dessa salvação, seria o acúmulo de riquezas através das virtudes e do trabalho.
    Tal princípio ia de encontro aos interesses da burguesia. 

    Responder
  13. jcp says:
    11 anos ago

    O texto acima refere-se:
    a) à livre interpretação da Bíblia.
    b) à predestinação.
    c) às indulgências.
    d) à simonia.
    e) ao Ato de Supremacia

    Responder
  14. jcp says:
    11 anos ago

    se o pessoal do mackenzie poder nos ajudar na resolução desta questão de vestibular …
    (mackenzie – nome chic né?!)

    Responder
  15. XPTO says:
    11 anos ago

    Esse jcp é meio terrorista haha

    Responder
    • jcp says:
      11 anos ago

      esse “xpto” não é o verdadeiro XPTO, (ele é meu amigo aqui no site)

      já conheço a jogada, entra um “calvinista oculto”, com nick name falso…e post mentiras.

      ah-ah digo eu !

      Responder
  16. Ilson says:
    11 anos ago

    Viva Armínio, deus-Julgador de todos! kkkkkkkkkk Joao Calvino é o cara!

    Responder
    • Cesare says:
      11 anos ago

      esse iilson está bebado ou tomou o chá santo daime para gargalhar como uma hiena

      Responder
  17. CHRIS says:
    11 anos ago

    Sobre questão de vestibular sobre João Calvino, acho que é a resposta é a “b”.onde era interesse dos burgueses, o indicio de “eleito”. 

    Responder
    • jcp says:
      11 anos ago

      correto.
      Calvino defendia que alguns homens já nascem salvos …e que o indício dessa salvação, seria o acúmulo de riquezas através das virtudes e do trabalho.
      (Mousnier, Roland. HG das Civilizações. Os séc XVI e XVII: os processos da civilização europeia. SP: Difel, 1973, p. 90, 

      Responder
  18. XPTO says:
    10 anos ago

    Fazia um tempo que não lia o artigo novamente e me reparo com um clone malvado. Ainda bem que meu irmão JCP não se deixou enganar. Valeu JCP Deus te abençoe.

    Responder
    • jcp says:
      10 anos ago

      obrigado ! 

      Responder

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