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Home Seitas Adventismo

Vinho Novo em Odres Velhos (2)

Prof. Paulo Cristiano da Silva por Prof. Paulo Cristiano da Silva
24 de janeiro de 2018
em Adventismo, Adventistas, Debates, Destaques, Miscelânea, Seitas
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Uma resposta a Leandro Quadros sobre Colossenses 2.16

Na primeira parte de nosso estudo foi realizada uma sucinta análise da problemática envolvendo Colossenses 2.16 na interpretação da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O presente artigo terá por base a parte 1 do artigo “Os sábados de Colossenses 2.16” feita pelo senhor Leandro Quadros.[1]

Nessa introdução ele propõe mostrar que há três possíveis interpretações para o versículo em lide, conforme enumerado abaixo:

1) O sábado de Colossenses é o sábado semanal e foi cancelado na cruz, posição essa defendida pelos evangélicos em geral;

2) O sábado de Colossenses, apesar de ser o sábado semanal, não foi cancelado na cruz, posição defendida principalmente pelo teólogo adventista Samuel Bacchiocchi e;

3) O sábado de Colossenses é o “sábado cerimonial” e foi cancelado na cruz, posição tradicional da Igreja Adventista.

Após listar essas três posições acima, o senhor Leandro Quadros faz uma breve introdução contextualizando a epístola aos Colossenses. Até aí tudo bem. O problema é que, antes mesmo de analisar a sentença de cada uma e seus méritos, ele induz o leitor a um pré-conceito, rechaçando de vez a primeira possibilidade, porque em sua opinião,“seja o que for que Paulo esteja combatendo na carta, não é a observância correta de dias religiosos. Isso precisa ficar bem claro logo de início para podermos fazer um estudo sério e honesto da Palavra de Deus.” (destaque nosso)

Ei, alto lá! Como o senhor sabe que o que Paulo está combatendo não é a observância correta de dias religiosos? Esta é uma falácia lógica tipo non sequitur, pois não se segue que, pelo fato de Paulo combater doutrinas sobre a negação da divindade de Cristo e sua supremacia, não estejam também incluídos rituais sobre dias religiosos como de fato mostra Cl 2.16. O combate à heresia colossense encontra-se espalhado por toda a epístola, quer seja no campo da ortodoxia, quer seja no da ortopraxia.

A honestidade intelectual nos impõe o dever de seguir as evidências onde quer que elas nos levem e não contaminar a pesquisa com pressupostos viciantes, induzindo o leitor a um círculo vicioso exegético.

Isso só faz aumentar a suspeita de que o senhor Leandro Quadros permite que seus pressupostos religiosos de antemão determinem a conclusão da sua pesquisa.

Mas a chantagem emocional não para por aí, pois, caso não aceitemos proceder de acordo com a regra pré-estabelecida por Quadros, nosso estudo da Palavra de Deus nunca poderia ser “sério e honesto”. Absurdo! Mas essa é a mensagem que se encontra de modo subliminar em sua conclusão.

Outra das muitas incoerências na argumentação de Quadros é que, no afã de defender o sábado semanal, ele comete vários equívocos dentre eles o de afirmar que “Além disso, o Sábado nunca foi uma heresia para que pudesse ser combatido pelo apóstolo. Se guardar o Sábado fizesse parte das heresias de Colossos, então o próprio Deus foi um ‘herege’ ao criar o mandamento (Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11)”

Mas se esquece de que pouco antes ele escreveu “Veja a lista de heresias que Paulo refuta” e passa a citar no item (b) Cl 2.16 como “heresia”, mas deliberadamente omite o que está escrito ali. Ora, se Cl 2.16 está tratando de uma heresia e o texto no original menciona o sábado, como então o sábado não é heresia, seu Leandro? Explique-se, por favor!

Ademais, o fato de Deus ter dado o sábado não anula o argumento de sua inutilidade para o cristão. A chamada lei cerimonial também foi dada por Deus, mas nem por isso está ainda vigente, nem mesmo para os adventistas. Ellen White diz que a lei cerimonial foi dada por Cristo, observe:

“A lei cerimonial foi dada por Cristo. Mesmo depois que ela não mais devia ser observada, Paulo apresentou-a aos judeus em sua verdadeira posição e valor, mostrando o seu lugar no plano da redenção e sua relação para com a obra de Cristo; e o grande apóstolo declara gloriosa esta lei, digna de seu divino Originador.” (Patriarcas e profetas, 2007, p. 325 – destaque nosso)

Parafraseando, diríamos que “Se os sábados cerimoniais fizessem parte das heresias de Colossos, então o próprio Deus foi um ‘herege’ ao criar o mandamento”, sendo que a interpretação tradicional de sua igreja é que em Cl 2.16 se encontram os denominados “sábados cerimoniais”. A mesma lógica serve igualmente para ambos.

No próximo artigo faremos uma análise do panorama histórico da carta aos Colossenses feito por Leandro Quadros e como ele foi seletivo na abordagem do assunto.

[1] Pode ser conferido aqui: http://novotempo.com/namiradaverdade/os-sabados-de-colossenses-216-parte-1/

Clique aqui e leia o 1° artigo da série

Clique aqui e leia o 3° artigo da série

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