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Home Seitas Adventismo

Erros históricos de EG White

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11 de outubro de 2022
em Adventismo, Destaques, Ellen Gould White, Seitas
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Ellen White afirmou ter testemunhado cenas bíblicas em visão e mais tarde escreveu essas cenas em seus livros:

“À medida que o Espírito de Deus abriu à minha mente as grandes verdades de sua Palavra, e as cenas do passado e do futuro, fui convidada a dar a conhecer a outros o que assim foi revelado…” 1

“Não se pode negar que essas obras não foram o produto de qualquer mente humana; elas são a voz de Deus falando ao Seu povo…” 2

Pense comigo: “Se isso é verdade, se Deus abriu os eventos da história para ela em visão, se seus escritos são o produto de uma mente divina, então por que há tantas imprecisões e erros históricos em seus escritos?”

  1. Totalmente errada sobre Herodes

Em 1858, a Sra. White escreve sobre Herodes como se o mesmo Herodes que participou do julgamento de Cristo também tivesse matado o apóstolo Tiago:

“O coração de Herodes endureceu ainda mais e, quando ele ouviu que Cristo havia ressuscitado, não ficou muito preocupado. Ele tirou a vida de Tiago e, vendo que isso agradava aos judeus, levou também a Pedro, com a intenção de colocá-lo a morte.” 3

Os fatos históricos são que Herodes Antipas foi o Herodes que participou do julgamento de Cristo. Herodes Antipas foi banido para Lyon, na França, por Calígula em 41 dC. Após seu banimento, as províncias que ele governava foram dadas a Herodes Agripa. Agripa foi o Herodes que matou Tiago, lançou Pedro na prisão e foi ferido por Deus, e expirou em 44 d.C. 4 A Sra. White estava errada ao dizer que o mesmo Herodes que matou João Batista e testemunhou o julgamento de Jesus foi o Herodes que matou Tiago. Este erro foi corrigido quando seu livro foi republicado em 1878:

“Ele [Herodes] prendeu Tiago e o lançou na prisão, e lá enviou um carrasco para matá-lo à espada, como outro Herodes havia decapitado o profeta João. Ele então se tornou mais ousado, vendo que os judeus estavam satisfeitos com seus atos, e prendeu Pedro”. 5

Este pequeno erro provavelmente seria negligenciado como de pouca importância se não fosse o fato de que a Sra. White afirmou ter visto todos esses eventos em visão. Isso ilustra o fato de que os eventos sobre os quais ela escreveu não foram testemunhados por ela em visões; em vez disso, ela os “viu” escritos nas páginas dos livros dos quais estava descaradamente plagiando.

Na década de 1970, o estudioso adventista Dr. Don McAdams realizou sua pesquisa de doutorado no livro Great Controversy (O Grande Conflito). Ao fazer isso, ele descobriu que Ellen White copiou os erros históricos de outros autores em seus próprios escritos “inspirados”:

“Ellen White não estava apenas emprestando parágrafos aqui e ali que ela encontrou em sua leitura, mas na verdade seguindo os historiadores página após página, deixando de fora muito material, mas usando sua sequência, algumas de suas ideias e muitas vezes suas palavras. os exemplos que examinei não encontrei nenhum fato histórico em seu texto que não esteja no texto deles. O manuscrito sobre John Huss segue o historiador tão de perto que nem parece ter passado por um estágio intermediário, mas sim da página impressa do historiador ao manuscrito da Sra. White, incluindo erros históricos e exortações morais.” 6

  1. Errado sobre a morte de João Batista

Em 1877, a Sra. White faz o chamado dos discípulos após a morte de João Batista:

Os discípulos ainda não haviam se unido plenamente a Jesus para serem seus colaboradores. Eles testemunharam muitos de seus milagres, e suas mentes foram iluminadas pelos discursos que ouviram de seus lábios; mas eles não haviam deixado inteiramente seu emprego como pescadores. Seus corações estavam cheios de tristeza pela morte de João, e eles estavam perturbados com pensamentos conflitantes. … Jesus disse-lhes: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” Imediatamente depois disso, eles deixaram suas redes e barcos e seguiram o Salvador. 7

Em 1898, com uma pequena ajuda de seu bookmaker Marian Davis , ela conseguiu acertar a história. Ela tem João na prisão no momento do chamado dos discípulos:

Durante as horas solitárias ele [Pedro] pensou no destino de João Batista, que estava definhando sozinho em sua masmorra … Até então nenhum dos discípulos havia se unido plenamente como colaboradores de Jesus. Eles testemunharam muitos de Seus milagres e ouviram Seus ensinamentos; mas eles não haviam abandonado inteiramente seu antigo emprego. A prisão de João Batista fora para todos uma amarga decepção. Se esse fosse o resultado da missão de João, eles poderiam ter pouca esperança em seu Mestre, com todos os líderes religiosos combinados contra Ele. Dadas as circunstâncias, foi um alívio para eles voltar por um curto período de tempo à pesca. Mas agora Jesus os chamou para abandonar sua vida anterior e unir seus interesses com os dele. Pedro tinha aceitado a chamada. Ao chegar à praia, Jesus disse aos outros três discípulos: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. Imediatamente eles deixaram tudo, e O seguiram.

  1. Errado sobre o Templo de Salomão

Ellen White escreveu:

O belo templo que há mais de quatro séculos coroava o cume do monte Sião não foi poupado pelos caldeus. 9

Segundo os arqueólogos, o templo foi “concluído em 960 aC, foi destruído pelos babilônios em 586 aC”. 10 Isso equivale a 374 anos, ou seja, menos de quatro séculos.

  1. Errado sobre os valdenses

A Sra. White escreveu em 1888:

Os valdenses foram os primeiros de todos os povos da Europa a obter uma tradução das Sagradas Escrituras. 11

Depois que os estudiosos descobriram que outros povos europeus obtiveram traduções das Escrituras anteriores aos valdenses, ela mudou seu relato quando foi republicado em 1911:

Os valdenses estavam entre os primeiros povos da Europa a obter uma tradução das Sagradas Escrituras. 12

Citações

  1. Ellen White, Manuscrito 23, 1890.
  2. Ellen White, prefácio do autor em O Grande Conflito(1888), página g.
  3. Ellen White, Primeiros Escritos, p. 185.
  4. Veja o relato de Herodes Agripa em Atos 7.
  5. Ellen White, Spirit of Prophecy, vol. 3, pág. 334.
  6. Donald McAdams, “Shifting View of Inspiration”, Spectrum, vol. 10, nº 4, março. 1980.
  7. O Espírito de Profecia, vol. 2 (1877), págs. 182, 183, 185.
  8. O Desejado de Todas as Nações(1898), pp. 245-249.
  9. Profetas e Reis(1917), p. 458.
  10. Wikipedia, “Templo de Salomão”, http://en.wikipedia.org/wiki/Solomon%27s_temple, extraído em 4 de outubro de 2009.
  11. O Grande Conflito(1888), p. 65.
  12. O Grande Conflito(1911), p. 65.

—–

Pelo irmão Anderson –  (Tradução Livre e acréscimos  – Pr. Clemilton Barbosa)

 

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