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Home Destaques

Fatos sobre “O Martelo das Bruxas”

Artigo compilado por Artigo compilado
22 de janeiro de 2016
em Destaques, HotNews, Livros, Mídia e Fé
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O Martelo das Bruxas ou O Martelo das Feiticeiras (título original em latim: Malleus Maleficarum) é uma espécie de manual de diagnóstico para bruxas, publicado em 1487, dividindo-se em três partes: a primeira ensinava os juízes a reconhecerem as bruxas em seus múltiplos disfarces e atitudes; a segunda expunha todos os tipos de malefícios, classificando-os e explicando-os; e a terceira regrava as formalidades para agir “legalmente” contra as bruxas, demonstrando como processá-las, inquiri-las, julgá-las e condená-las. Institoris e Sprenger oferecem um guia passo a passo sobre como conduzir o julgamento de uma bruxa, desde a reunião de provas até o interrogatório (incluindo técnicas de tortura). Mulheres que não choravam durante o julgamento eram automaticamente consideradas culpadas de bruxaria.

O Martelo das Feiticeiras, é provavelmente o tratado mais importante que foi publicado no contexto da perseguição da bruxaria do Renascimento. Trata-se de um exaustivo manual sobre a caça às bruxas, publicado primeiramente na Alemanha em 1487, e que logo recebeu dezenas de novas edições por toda a Europa, provocando um profundo impacto nos julgamentos de pessoas acusadas de bruxaria no continente por cerca de 200 anos. A obra é notória por seu uso no período de histeria da caça às bruxas, que alcançou sua máxima expressão entre o início do século XVI e meados do século XVII.

O Malleus Maleficarum foi compilado e escrito por dois inquisidores dominicanos, Heinrich Kraemer e James Sprenger (em latim, Henrici Institoris e Iacobus Sprenger ). Os autores fundamentavam as premissas do livro com base na bula Summis desiderantes, emitida pelo Papa Inocêncio VIII em 5 de dezembro de 1484, o principal documento papal sobre a bruxaria. Nela, Sprenger e Kramer são nomeados para combater a bruxaria no norte da Alemanha, com poderes especiais.

Kramer e Sprenger apresentaram o Malleus Maleficarum à Faculdade de Teologia da Universidade de Colônia, na Alemanha, em 9 de maio de 1487, esperando que fosse aprovado. Entretanto, o clero da Universidade condenou a obra, declarando-a ilegal e antiética. Kramer, porém, inseriu uma falsa nota de apoio da Universidade em posteriores edições impressas do livro.O ano de 1487 é geralmente aceito como a data de publicação, ainda que edições mais antigas da obra tenham sido produzidas em 1485 ou 1486. A Igreja Católica proibiu o livro pouco depois da publicação, colocando-o no Index Librorum Prohibitorum (Índice dos Livros Proibidos). Apesar disso, entre os anos de 1487 e 1520, a obra foi publicada 13 vezes. Entre 1574 e a edição de Lyon de 1669, o Malleus recebeu um total de 16 novas reimpressões.

A suposta aprovação inserida no início do livro contribuiu para sua popularidade, dando a impressão de que tinha respaldo oficial. O texto chegou a ser tão popular que vendeu mais cópias do que qualquer outra obra à exceção da Bíblia, até a publicação d’El Progreso del Peregrino, de John Bunyan, em 1678.

Os efeitos do Malleus Maleficarum se espalharam muito além das fronteiras da Alemanha, provocando grande impacto na França e Itália, e, em grau menor, naInglaterra.

Embora a crença popular consagrasse o Malleus Maleficarum como o clássico texto católico romano no que cabia à bruxaria, a obra nunca foi oficialmente usada pela Igreja Católica.

Kramer foi condenado pela Inquisição em 1490, e sua demonologia considerada não acorde com a doutrina católica. Porém, seu livro continuou sendo publicado e usado também por protestantes em alguns de seus julgamentos contra bruxas.

No Brasil foi publicado pela editora Três em 1976 com o título Malleus Maleficarum: Manual de Caça às Bruxas e, posteriormente, pela editora Rosa dos Tempos com o título O Martelo das Feiticeiras.

NOTA: Por causa desse livro, inocentes foram executados e famílias devastadas. A Igreja primitiva nunca matou nenhum dos hereges do seu tempo, mas a Igreja Estatal e Católica, sim. O presente livro foi apenas um dos instrumentos fomentador desse pensamento anti-cristão disseminado pela Europa medieval e que dominou a mente até dos primeiros protestantes.

Extraído do site da pt.wikipedia.org em 22/01/2016

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+Comentado 5

  1. renaldo maia says:
    10 anos ago

    já tinham me dito que esse livro foi uma das bases da inquisição católica. 

    Responder
  2. Fabricio says:
    10 anos ago

    Ato de supremacia, teocracia calvinista, caça às bruxas dos puritanos, W.A.S.P, revolta dos camponeses…Os protestantes também conduziram execuções: matavam hereges, ‘bruxas’, católicos, negros e matavam até uns aos outros…

    Responder
    • jcp says:
      10 anos ago

       A Igreja primitiva nunca matou nenhum dos hereges do seu tempo, mas a Igreja Estatal e Católica, sim. O presente livro foi apenas um dos instrumentos fomentador desse pensamento anti-cristão disseminado pela Europa medieval e que dominou a mente até dos primeiros protestantes.

      Responder
  3. Fabrício says:
    7 anos ago

    Pesquisem ‘Inquisição Protestante’

    Responder
  4. jcp says:
    7 anos ago

    nhé nhé nhé … a inquisição que você chama de “protestante” foi aplicada pelo despota João Calvino de Genebra e depois pelos seus asseclas calvinistas, por exemplo, o holandês principe nassau.

    http://www.cacp.app.br/a-tolerancia-de-joao-calvino/

    Responder

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