• O CACP
    • Quem somos
    • O que fazemos
    • Cremos
    • Diretoria
    • Jurídico
  • App CACP
  • e-Learning
  • Natanael Rinaldi
  • Termos de Uso
  • Contato
  • Login
CACP - Ministério Apologético
  • Home
  • Seitas
    • Catolicismo
    • Islamismo
    • Espiritismo
    • Testemunhas de Jeová
    • Mormonismo
    • Adventismo
    • Seitas Orientais
    • Pseudocristãs
    • Igreja Universal
    • Diversas
    • Destrutivas
  • Movimentos
    • Ufologia
    • Ateísmo
    • Criticismo
    • Evolucionismo
    • Homossexualismo
    • Nome Sagrado
    • Contraditórios
  • Estudos Bíblicos
    • Diversos
    • Polêmicas
    • Dificuldades Bíblicas
    • Apologia
    • Credos Históricos
    • Religião e Sociedade
    • Missões
    • Escatologia
    • PDFs de Estudos
  • Diversos
    • Entrevistas
    • História Geral
    • Testemunhos
    • Debates
    • Mídia e Fé
  • Materiais Apologéticos
    • Livros
    • Artigos
    • PowerPoint
    • Áudio
    • Papel de Parede
    • Jornal “O Alerta”
  • Palestras
  • Vídeos
    • Canal YouTube
  • PDFs
Sem resultados
Ver todos
  • Home
  • Seitas
    • Catolicismo
    • Islamismo
    • Espiritismo
    • Testemunhas de Jeová
    • Mormonismo
    • Adventismo
    • Seitas Orientais
    • Pseudocristãs
    • Igreja Universal
    • Diversas
    • Destrutivas
  • Movimentos
    • Ufologia
    • Ateísmo
    • Criticismo
    • Evolucionismo
    • Homossexualismo
    • Nome Sagrado
    • Contraditórios
  • Estudos Bíblicos
    • Diversos
    • Polêmicas
    • Dificuldades Bíblicas
    • Apologia
    • Credos Históricos
    • Religião e Sociedade
    • Missões
    • Escatologia
    • PDFs de Estudos
  • Diversos
    • Entrevistas
    • História Geral
    • Testemunhos
    • Debates
    • Mídia e Fé
  • Materiais Apologéticos
    • Livros
    • Artigos
    • PowerPoint
    • Áudio
    • Papel de Parede
    • Jornal “O Alerta”
  • Palestras
  • Vídeos
    • Canal YouTube
  • PDFs
Sem resultados
Ver todos
CACP - Ministério Apologético
Sem resultados
Ver todos
Home Seitas Adventismo

O Sábado foi feito para o Homem ou para o Judeu?

Prof. Paulo Cristiano da Silva por Prof. Paulo Cristiano da Silva
14 de novembro de 2018
em Adventismo, Seitas, Versículos
196
0
SHARES
76
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

“E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” Marcos 2.27.

Os adventistas usam frequentemente este verso para provar que o sábado foi feito para todo o gênero humano. Comentando o texto acima observe o que diz certo folheto adventista:

“Quando o criador de todas as coisas estabeleceu o repouso semanal do 7º dia não havia ali Moisés. Um judeu. Tão pouco havia um católico, Batista, Metodista, Presbiteriano, Luterano ou Espírita, também não havia ali um único adventista.” (Jesus e o Descanso Semanal, pág. 3)

Mas é isto realmente o que o texto está dizendo? Não, ele não diz assim. O texto não diz que “o sábado foi feito para todo “gênero humano”, mas que foi “constituído para o homem” e só. Daremos algumas razões do porquê este verso não apoiar a tese sabatista.

Quando a Bíblia quer incluir todo o gênero humano, ela deixa bem claro isso, veja Mateus 28:19; João 3:16; Atos 2:17; I Timóteo 2:4; Tito 2:11. Estes versos indicam claramente que quando Deus oferece algo a todo o gênero humano ele não deixa dúvidas.

Objeções: muitos objetam que Jesus usou a palavra grega antropos que denota homem em geral e não ioudaios palavra que denota apenas o judeu. Mas isto não possui muita força probante pelo fato da Bíblia usar deste recurso, ou seja, tomar o todo pela parte e a parte pelo todo, é a chamada sinédoque. Vejamos um exemplo disso no próprio evangelho de Marcos.
Em Marcos 8.27 Jesus pergunta aos discípulos “Quem dizem os homens que eu sou?”. Certamente Jesus não estava falando ai de todos os homens (humanidade) , mas apenas dos judeus de seu país. Novamente a palavra para homem é antropos, mas nem por isso se alarga a todo o gênero humano. Note também que o texto não diz que o sábado é um mandamento desde o princípio da criação como é o caso do matrimônio Mateus 19.4. O texto nem menciona se quer algum personagem do livro de Gênesis!

Se foi essa a intenção de Moisés (provar que o sábado foi guardado desde o Éden) ele falhou barbaramente.

O sábado não foi oferecido a todas as nações. Só era determinado à nação de Israel. Olhe para Deuteronômio 5:1-15 onde se encontram as ordens dadas a Israel. É dito claramente que Deus não deu o sábado ou outras ordenanças da lei aos pais, veja especialmente os versos 2-3.

Mas, se os sabatistas se apegam à palavra “homem” no texto para provar que o “sétimo dia” ou “dia do sábado”, foi feito para o homem em geral, eles acabam por fim destruindo aquilo que mais defendem no sábado – sua natureza moral. Pois, se o sábado foi feito para o homem, então onde está sua natureza moral? Princípios morais por natureza são aqueles que sempre existiram, não tiveram começo. Se o sábado teve de ser “feito” significa que ele não faz parte da eterna lei moral de Deus como querem os adventistas.
Cabe aqui uma pergunta: onde está escrito que o restante dos mandamentos teve de ser “feito”? Em nenhum lugar! Isto mostra o aspecto puramente circunstancial e cerimonial do sábado. Eles acreditam que o sábado é mandamento moral, mas um mandamento moral é algo que por natureza sempre existiu, não há um começo para ele, não emana de nenhum ser. O egoísmo é errado por si, nem Deus pode legalizar o egoísmo e torná-lo correto, que neste caso iria contra a própria natureza do ser e das coisas. Ele é errado mesmo sem a presença do homem, aplicando-se a todos os seres morais que por ventura existirem.
Veja que este tipo de argumentação é de caráter paliativo. Onde está escrito que Adão e Eva guardaram os Dez Mandamentos em especial o sábado? Eles podem provar isso? Claro que não! Isto é ir além do que está escrito. É forçar as escrituras a dizerem o que ela não diz.

Ora, se o sábado fosse um mandamento moral como alardeiam nossos oponentes, porque então precisou ser santificado? Um mandamento moral não precisa ser santificado, pois é tal por natureza. Imagine Deus precisando santificar algo que por natureza já o é! Demais disso, não se pode afirmar que o sétimo dia de Gênesis seja literalmente 24 horas, pois não fornece a mesma sequência dos outros dias, isto é, “houve tarde e manhã o dia tal”, mas quanto ao sábado só reza que Deus descansou nele e pronto. Este repouso é o repouso de Deus de Hebreus 4:9 no qual entramos pela fé em Cristo, e duma perspectiva escatológica, ainda iremos entrar.

E tem mais: se Adão foi criado no sexto dia não justificaria ele ter de descansar já no dia seguinte, sem falar que ele estaria quebrando o mandamento de primeiro trabalhar seis dias e só então, descansar um, pois só merece o descanso divino quem trabalha. Mas se pelo contrário, ele manteve o mandamento corretamente, seu descanso iria cair numa sexta feira e não no sábado. Não, definitivamente Adão não guardou o sábado, nada, absolutamente nada nas escrituras justifica isto. Todas essas escoras ruem entre os escombros da sofismática interpretação em torno de Mc 2.27, pois são erigidas sobre bases falsas de premissas contraditórias, uma mistura de sofisma com subterfúgio.
Considere ainda mais algumas questões concernente ao contexto da disputa entre Jesus e os fariseus na questão do sábado.

O contexto não enfoca a universalidade do sábado, mas a autoridade de Jesus sobre ele.
b. Jesus não alargou o mandamento, mas Restringiu-o aos judeus.
c. Se Jesus estivesse realmente dizendo que o sábado era para todo ser humano, isto teria levantado outra controvérsia com o fariseu e não refutado ele, pois estes consideravam o sábado como posse única da nação judaica (cf. Jubileus 2:19).

A palavra antropos se aplica perfeitamente aos judeus, pois este certamente não é um animal, mas um homem, isto é, pertence a raça humana. Como já dissemos, a Bíblia às vezes usa este tipo de recurso de tomar a parte pelo todo.

O fariseu tocou no comportamento dos discípulos e não dos gentios. Ele havia superestimado a importância do sábado e Jesus respondeu a ele não para aumentar ainda mais sua importância, mas para restringi-la. Seu ponto de vista era que o sábado foi feito para servir às pessoas e não o contrário. Para exemplificar isto podemos dizer que a “circuncisão foi feita para seres humanos e não para os anjos”. Com isto ninguém em sã consciência iria insinuar que a circuncisão era para todo gênero humano, mas tão somente para os judeus.

Para provar isto temos ainda a redação do apóstolo Mateus deste episódio. Mateus após acrescentar em seu evangelho que Jesus na nova aliança é nosso descanso sequência dois episódios dos discípulos infringindo as leis do sábado. Veja Mateus 11.28; 12.1-12. Com isso fica claro que a disputa girava em torno das questões que se restringiam apenas aos judeus e não a toda a humanidade.

AS ORDENS DADAS A ADÃO FORAM REPETIDAS A NOÉ, MENOS…

É significativo que todas as ordens que Deus deu a Adão (Gênesis 1.26-30) foram repetidas novamente a Noé menos o sábado. Mandamentos sobre o matrimônio, domínio sobre a terra, e alimentação foram claramente repetidos; aparecem também exemplos de sacrifício e ofertas de sangue, aliança etc…mas o sábado não aparece (Gênesis 8.15-22; 9.1-11). Isto mostra de maneira irrefutável que o sábado não foi um mandamento desde a criação.

Os judeus costumavam chamar as ordens que Deus deu a Noé de “Os Mandamentos de Noé”. Eles consideravam que estes mandamentos estavam obrigados todos os gentios e em extensão a toda a raça humana. Normalmente eles são listados em número de sete e nunca foi incluído entre eles o sábado.

Quando Deus fez o seu pacto com Abraão, Ele lhe deu não o sinal do sábado, mas o da circuncisão. Paulo afirma que somente depois que Deus fez este pacto com Abraão é que o pacto do povo de Israel foi firmado tendo como sinal o sábado. Portanto, 430 anos depois do pacto abraâmico Gálatas 3.17. O sábado foi dado a Israel Neemias 9.13-14. Embora tenha buscado moldar este sinal ao modelo da criação ele não nasceu lá. Isto nós já vimos acima, quando provamos que a semana da criação não é de 24hs literais devido a tantos pormenores que o texto interno demonstra. Aquele descanso é o descanso de Deus (Gênesis 2:2, 3; Hebreus 4:3, 4, 10). Se Adão guardou o sábado, Moisés poderia muito bem ter mostrado isso de modo claro, tomando-o como exemplo de que este mandamento foi realmente observado desde a criação para toda a raça humana. Mas ele não disse que Adão ou qualquer um dos patriarcas tenha guardado o sábado, mas que apenas Deus o santificou. Só isso! O sábado era apenas o sinal do pacto mosaico dado a Israel como nação, é uma instituição israelita (Êxodo. 31:16, 17; Ezequiel. 20:12). Não há nenhuma prova seja na Bíblia ou na História que mostra os gentios guardando o sábado judaico. Embora a Bíblia através dos profetas especifique e condene os vários pecados cometidos pelos gentios, é só quanto a Israel que o pecado de quebrar o sábado é mencionado. Paulo parece seguir esta linha de pensamento em Romanos 1. Embora ele tenha listado aproximadamente vinte e dois pecados que os gentios cometeram, ele não menciona em tempo algum o sábado sendo quebrado. Isto por que, não existe prova em lugar algum que os gentios tinham o sábado como mandamento desde a criação.

Jesus não reivindicou ser senhor do sábado como o Deus criador, mas como o filho do homem. Não se reportava a Gênesis. O título, Filho de Homem que Jesus usou frequentemente em referência a Ele, vem de Daniel 7:13, onde é usado com relação à vinda do seu reino no fim dos tempos. Então, defendendo o comportamento “questionável” de seus discípulos perante os fariseus, Jesus declarou a própria autoridade dele como o Filho do Homem que estava introduzindo o reino de Deus, o verdadeiro descanso para qual o sábado apontou. O ponto principal do argumento de Jesus aqui, não recai sobre o comportamento correto sobre o sábado ou quanto a interpretação correta da lei sobre o sábado no velho Pacto. Pelo contrário, Ele mostra como a lei da Velha Aliança, inclusive a lei sobre o sábado não era assim tão importante. Jesus está colocando a autoridade Dele acima da lei do sábado. Como o Filho do Homem que teve a missão de inaugurar o reino de Deus, Ele é superior a lei judaica do sábado. Isto fica mais claro quando analisamos o contexto de Marcos e Lucas, este incidente é acompanhado pela discussão imediata sobre pôr vinho novo em odres velhos (Marcos 2:21-22; Lucas 5:36-38). A mudança do descanso do homem introduzida por Jesus se torna mais significativa pelo fato de logo após ter anunciado a si mesmo como o descanso para o cansado do pecado (Romanos 6.23) em Mateus 11. 28-29. O evangelista após isto introduz dois incidentes sobre o sábado (12.1-12). Isto pode indicar que o descanso de Gênesis é o mesmo de Hebreus 4.9, onde Jesus nos introduz de modo antecipado, sendo ele o nosso descanso.

Como Jesus é maior que o templo onde ministrava todas as cerimônias do velho pacto a qual os adventistas chamam de lei cerimonial (Mateus 12.6) Ele também é maior que o sábado (12.8).

Jesus é Senhor do sábado, esta não é só uma reivindicação messiânica de proporções restauracionais, mas eleva a possibilidade de uma mudança futura ou reinterpretarão do sábado. Isto é precisamente o que aconteceu sobre o templo, pois assim como Cristo é superior ao templo mostrando uma possibilidade de mudança na lei ritual e sacerdotal, Jesus é superior ao sábado, deixando inferências que a lei do sábado também poderia ser modificada, pois Ele é senhor do sábado, tendo sua autoridade para modificá-lo, ou extingui-lo. Como o templo era uma sombra de Cristo e Nele encontrou seu fim, assim também o sábado apontava para Cristo e Nele encontrou seu fim ou propósito Colossenses 2.16-17. Agora Jesus é o nosso descanso Mateus 11.28.

O sábado, então, foi instituído por Deus, entre os tipos e sombras da grande redenção que Ele mesmo efetuaria. Apontou atrás para a criação, e adiante para Cristo, da mesma maneira que a Páscoa apontou para trás ao êxodo de Israel sob a escravidão egípcia e adiante para “Cristo nossa Páscoa, sacrificada por nós”. Então, se o sábado foi instituído antes de Moises ou não, isso não altera a questão de que ele pertenceu à lei de tipos e sombras. Devemos ter em mente que os sacrifícios começaram na época de Adão, a circuncisão começou com Abraão, contudo, ambos foram pregados à cruz com toda a lei mosaica.

O sábado original foi um dia aberto, e ao contrário dos outros dias ilustrativos, nunca foi projetado para fechar. Este é o verdadeiro sábado, o sábado eterno. Aqui Deus e o homem poderiam descansar, não porque qualquer um poderia ficar cansado, mas porque ambos pudessem descansar no companheirismo do reino de Deus. O banquete de amor estava completamente preparado. O Homem não precisava trabalhar com suas boas obras para isso, mas apenas descansar no eterno amor de seu Criador. Nada é dito sobre interromper este descanso com seis dias de trabalho. Ali o descanso era para ser eterno!

Mas o homem arruinou a criação através do pecado e quebrou este descanso com seu Criador. Deus começou então a trabalhar para restabelecer o que estava perdido e fazer nova todas as coisas. Embora este foi um trabalho que trouxe dor para o próprio Deus, pois teve de enviar seu próprio Filho para morrer pelo homem, Ele não desistiu. Nenhum preço era caro demais como pagamento para o objeto de seu amor. Jesus declarou, ” Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5:17). Em outras palavras o que Jesus estava dizendo era que Deus não parava de trabalhar, nem mesmo no sábado semanal e seu Filho seguia seu exemplo. Ambos estavam trabalhando incessantemente para a restauração do homem.

O sábado do Pacto mosaico era apenas um dispositivo pedagógico para apontar para trás, para o descanso da criação original de Deus no Éden. Cada sétimo dia o judeu desfrutava assim de um descanso de seis dias de trabalho e fadiga, estava desta maneira desfrutando de modo imperfeito um pouquinho do grande descanso do Éden, para poder refletir sobre o grande sábado eterno de comunhão com Deus que uma vez os primeiros pais desfrutaram no Éden. Servia apenas como um antegozo do grande sábado eterno que Deus ainda trará quando fizer nova todas as coisas.

Que o sábado semanal não era a realidade, mas uma sombra que apontava para o futuro, à realidade verdadeira, é dito desembaraçadamente por Paulo em Colossenses 2:16, 17. Aqui ele inclui claramente o sábado semanal nas coisas que “são uma sombra dos bens futuros”. E então ele afirma que a realidade do sábado semanal é encontrada em Cristo que é nosso descanso Mateus 11.28.

Outro ponto fraco no argumento adventista é querer provar que o sábado deve ser guardado pelo simples fato de Deus ter descansado nele. O ato de Deus descansar no dia não conferi santidade a este dia. Primeiro, Deus descansou no dia, mas não fez ele mais santo que os outros. Depois disso ele o abençoou, mas ainda não era santo. Só então ele o consagrou e o fez santo. Assim, o dia não era santo em si mesmo. Deus não fez um dia mais santo que o outro. Ele não é mais santo do que a segunda, terça, ou domingo.

Deus fez outros dias santos, mas que ele nunca descansou. O dia de convocação era tão santo quanto o sábado semanal. Lemos na Bíblia o seguinte quanto a isso:

“Ora, o décimo dia desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor. Nesse dia não fareis trabalho algum; porque é o dia da expiação, para nele fazer-se expiação por vós perante o Senhor vosso Deus. Pois toda alma que não se afligir nesse dia, será extirpada do seu povo. Também toda alma que nesse dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo. Não fareis nele trabalho algum; isso será estatuto perpétuo pelas vossas gerações em todas as vossas habitações….Sábado de descanso vos será, e afligireis as vossas almas; desde a tardinha do dia nono do mês até a outra tarde, guardareis o vosso sábado” Levítico 23:27-32.

Assim, havia sete destes dias anualmente santos. Aqui temos sete dias anuais o qual havia uma suspensão total do trabalho. Eles são chamados de sábados de descanso. É chamado de santos. A linguagem reivindica apenas que Deus está reclamando para si tais sábados. Estes dias pertenciam a Ele. Mas todos eles, segundo os adventistas foram pregados na cruz. Como então não admitir a mesma coisa para o sábado semanal?

Sobre isso um teólogo adventista, mesmo acreditando que Gênesis dá base para a guarda do sábado, foi honesto em admitir que: “Se Deus houvesse apenas descansado no sétimo dia da criação, dúvidas poderiam haver; pois o ato de Deus descansar não implica necessariamente no descanso do homem” (O Sábado nas Escrituras, pág. 14 – Alberto R. Timm)

Tags: O Sábado foi feito para o Homem ou para o Judeu ?
Anterior

O Sábado de Gênesis – Mandamento, Exemplo ou Ilustração?

Próximo

O sábado foi instituído no Éden? (Ex 16.28)

Prof. Paulo Cristiano da Silva

Prof. Paulo Cristiano da Silva

Relacionados Posts

“Do Egito chamei o meu filho”
Destaques

Refutando as Heresias contra a Doutrina da Trindade

1 de junho de 2025
Refutando os Argumentos do Islã
Destaques

Barbaridades do Islamismo

30 de maio de 2025
A Trindade não era aceita pelos Pioneiros do Adventismo
Adventismo

A Trindade não era aceita pelos Pioneiros do Adventismo

28 de maio de 2025
A Outra Face do Islã
Destaques

As principais heresias e práticas gravemente controversas atribuídas ao Islamismo

18 de maio de 2025
7 pontos que revelam o caráter exclusivista da CCB
Destaques

Principais Heresias e Contradições Apontadas da CCB

15 de maio de 2025
O Mistério do Oitavo Rei: Estaria o Papa na Profecia?
Catolicismo

O Mistério do Oitavo Rei: Estaria o Papa na Profecia?

8 de maio de 2025
Próximo

O sábado foi instituído no Éden? (Ex 16.28)

+Comentado 196

  1. Williomar Dias says:
    13 anos ago

    Querido irmão Paulo, boa tarde.

    Para começar, não somos seus “oponentes” como cita. Apenas pecadores assim como você que necessitam da graça de nosso Senhor Jesus Cristo para salvação.

    Você fala que Adão e Eva não guardaram o sábado, pois foram criados no 6º dia, por isso, não estariam cansados para precisar descansar. E Deus? Será o que o Eterno se cansou para precisar descansar? O Criador e Mantenedor de tudo se cansa? Claro que não!

    Que Deus de abençoe muito! Sei que um dia você aceitará (porque conhecer, você já conhece) a verdade sobre o sábado.

    Um grande abraço!

    Responder
    • vera lucia cesar says:
      10 anos ago

      , Adão tinha afazeres no jardim, um deles foi dar nomes aos animais e cuidar do Jardim.O mandamento é claro,deveriam descansar no sétimo dia que é o sábado, se ele trabalhou ou não os restantes de dias que ele nao existia isso nao muda o fato que o sábado é santo.

      Responder
    • vera Lucia cesar cesar says:
      9 anos ago

      A Bíblia jamais poderia sugerir coisa tão absurda, pois seria ignorar elementarmente a razão de ser de um mandamento cerimonial.  todos os preceitos cerimoniais foram introduzidas após a Queda do homem, como sombras que apontavam para a Redenção, para a obra de Cristo da salvação

      Responder
  2. hércules mendes says:
    12 anos ago

    não só a quebra do sábado era punido com morte, o adultério( “não adulterarás” também faz parte dos dez mandamentos) e a dessonra aos pais era punido com morte, mas não se ve casos de punição no novo testamento; e nem por isso esses mandamentos não são mais válidos hoje. o fato é que Deus há de punir os transgressores de sua lei, quando a porta da graça se fechar, e não precisar transgredir muitos mandamentos para ser culpado, “pois qualquer que guarda toda a lei mas tropeça em um só ponto se torna culpado de todos”(tigado 2:10 e 11.

    Responder
  3. Newton Rodrigues says:
    12 anos ago

    O sábado foi instituido na criação. Ele foi dado antes da queda como uma ferramenta para ajudar os seres humanos a se lembrarem de quem eles são: criaturas finitas sob a soberania de um Deus infinito. O sábado, portanto, foi dado como uma ferramenta para revigorar o relacionamento com Deus. Como tal, o sábado mostra que Deus nos fez para ser mais do que meros feitores de produtos e serviços. Fomos criados para termos um relacionamento íntimo com Deus.

    Responder
    • Moises says:
      11 anos ago

      Mentira em gênesis vc não acha como mandamento o sábado para que Adão e Eva o guardem

      Responder
  4. jose acacio fogaça says:
    12 anos ago

    Observar o Santo Sábado, e uma questão de obediência, a DEUS, e guardar o domingo, e uma questão de desobediência, a Ele, e obedecer o deus deste mundo, do qual 90% dos que-se dizem protestantes andam de mãos dadas, tira o Sábado, o quarto mandamento. da lei moral de DEUS, e tu cometeras a quebra de todos o outros nove mandamento, Timóteo cp.2:v 10 ,

    Responder
    • Romulo Conceição Franco says:
      10 anos ago

      E a graça, onde ela fica na questão do Sabado?

      Responder
    • Eci Meira says:
      9 anos ago

      Interessante! De alguma forma todos os cristãos, observam o domingo em obediência ao concilio da igreja católica, porém, o mandamento soberano de Deus é tão difícil obedecer não?

      Responder
  5. Thiago says:
    11 anos ago

    Paz do Senhor!
    Acho incrível como os adventistas contra-argumentam de uma forma tão pobre, apesar de afirmarem que servem a Cristo. Amados, me perdoem a sinceridade, mas vocês em TUDO se assemelham aos fariseus, com os MESMOS questionamentos. E não, não creio que o autor deste texto um dia admitirá o sabatismo, o que representaria um imenso retrocesso. Sugiro que vocês explorem o Novo Testamento, e poderão confirmar que Cristo – mesmo sem precisar -, em tudo que fazia seguia as Escrituras, pois Ele era (e é) a personificação do Evangelho. Oro para que Deus abra os vossos olhos e renove as vossas mentes. Shalom! 
    Ps: leiam os outros artigo e mais, leiam a Bíblia!

    Responder
    • NOÉ Luiz says:
      11 anos ago

      Pobre é quem é contra a palavra de Deus! e querem mudar as escrituras só para facilitar suas vidas, só para calar a palavra de Deus em seus corações. esta escrito desde o principio, depois apenas formaliza escrevendo com o seu próprio dedo nas duas tabuas e dadas a moisés, não foi moisés quem escreveu, mas o próprio Deus com seu DEDO. dizendo a palavra lembra-te, porque já havia sido dado a Adão e eva que representavam a humanidade! Jesus apenas deu o exemplo como se deve viver de forma correta de acordo com os mandamentos e inclui o SÁBADO não o cerimonial, mas o dado por Ele no inicio da criação. Os judeus sim  criaram regras e mais regras sobre o sábado que nunca foram dadas por Deus e por isso Jesus ensinou deu o VERDADEIRO significado  ao sábado como se guardar e o que fazer nesse dia. Ele não veio revogar, mas cumprir!   

      Responder
    • Sonia Regina says:
      11 anos ago

      É só ler a Bíblia. Não sou adventista mas guardo o sábado. É muito bom e prazeiroso servir a Deus A porta é estreita. Tem que ter personalidade e caráter, é sim sim e não não.

      Responder
    • jcp says:
      11 anos ago

      por que vcs não guardam então o ano sabatico como diz em leviticos 25:1-7 ?? deixem de seguir a velha morta norte-americana, intitulada “espirito profecia”. O A.T deve ser visto de acordo com o N.T, é isso que prega as melhores Igrejas Tradicionais pós reforma. é heresia a I.A.S.D 

      Responder
    • Edson. says:
      9 anos ago

      meu querido,estamos em oração a Deus pra que ele aceite o dia do senhor, e também para que você aceite. meu querido talvez você não saiba ou não pesquisou ainda, mas este novo papa já deu um grande salto para a implantação do domingo como dia de guarda.é só você pesquisar um pouco. 

      Responder
  6. reginaldo alves says:
    11 anos ago

    amados irmaos sobre a questao do sabado e sabido de todos que jesus quebrou quando depois de curar aquele paralitico ali na beira do tanque de betesda e so voce ler cap.5 e v18 do evangelho segundo joao. a paz do senhor

    Responder
  7. João Vitor says:
    11 anos ago

    JESUS DISSE QUE É LICITO FAZER O BEM AOS SÁBADOS: CURAR, AJUDAR ALGUÉM, ETC. LOGO HÁ OUTRAS COISAS QUE NÃO  É LÍCITO FAZER NO SÁBADO, COMO TRABALHAR PARA GANHAR DINHEIRO. VOCÊS ANULAM A PALAVRA DE DEUS SÓ PARA NÃO PERDER O EMPREGO, E DÍZIMO DOS FIEIS. ACASO NÃO CONFIA EM DEUS?

    Responder
    • Fernando konrath says:
      9 anos ago

      Mais é lícito usar energia elétrica, usar redes sociais, cozinhar assistir a tv mesmo por ser a novo tempo eles tem direito de quebrar o sábado ganhando dinheiro com seus programas ao sábados.  É melhor rever seus conceitos meus irmãos adventistas

      Responder
  8. Lilian says:
    11 anos ago

    Apoc 11:19 fala do Juízo Final, no qual aparecerá a Arca da Aliança, onde estavam as Tábuas com os Dez Mandamentos, além do maná e da vara de Arão. Não sou adventista, mas guardo o sábado. Os 1os foram os batistas do 7º dia, etc. Primeiramente graça, mas também fidelidade a Deus!

    Responder
  9. jcp says:
    11 anos ago

    Lilian, a arca e outros acessórios Mosaicos, foi recolhido para os homens não adorar esses artefatos, e também porque vivemos no N.T. você guarda “o ano sabático” fica um ano sem trabalhar, Leviticos 25 ? falso moralismo, não guardam cousa alguma, exceto esse rigor ascético inutil.

    Responder
  10. Sincero says:
    11 anos ago

    O que acho uma incoerência incrível são os canalhas dos pastores que dizem que o sábado foi abolido, mas aceitam os dízimos do fiéis. Também é incoerente o cara dizer que o dia santo é o domingo e criticar os sabatistas. Sabemos que a reverência dominical é herança da igreja católica. 

    Responder
  11. jcp says:
    11 anos ago

    Sincero, tu chama outros de “canalhas” – que boca suja para um santarrão do sabado ! se es tão devoto da EGW por que vc não guarda o “ano sabatico de leviticos 25” ?? e vê se IASD vão trazer sustento para vc, aí quero ver vc chamar de canalha.

    Responder
    • Claudemir says:
      11 anos ago

      e ai irmão la vai uma palavra que compreende a guarda do sábado no novo testamento.
      Lucas 23,56
      Então se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento. 
      Não siga os pastores, leia a palavra e tenha o seu próprio entendimento.
      fica com DEUS.

      Responder
    • jcp says:
      11 anos ago

      Lc 23:56 viviam em Israel e em plena Lei mosaica. Naquela epoca nem Jesus se aproximava de gentios (raras excessões), na epoca da igreja primitiva não queriam aceitar gentios, se não fosse a intervensão de Pedro e Paulo, o judaismo era forte no começo da igreja.

      Responder
    • jcp says:
      11 anos ago

      Jesus é o fim da lei. somos livres para crer, tendo como mandamento : os mandamentos de Jesus, o qual é superior a moises João 5:45. é só ler galatas, romanos, hebreus.
      adventista ñ guarda o “ano sabatico” ! será que os pastores americanos vão trazer hot dog para o jantar?

      Responder
    • Ronaldo Tavares says:
      11 anos ago

      O ano sabático não tem nada a ver com o Shabbat dos 10 mandamentos JCP! O Shabbat, para o Judeu, significa repouso, pode ser qualquer dia. Mas o Shabbat do mandamento é específico e intrínseco das Tábuas. Se souberem interpretar o texto verá que se 9 são moral, o 4º tb é!!!

      Responder
    • Raphael says:
      8 anos ago

      Irmão os Adventistas não guardam o ano sabático por que as leis cerimoniais foram abolidas Efésios 2:15, mas a lei moral não foi Romanos 3:31, lembrando que a lei moral são os dez mandamentos. fique na paz irmão.

      Responder
  12. Maria Rejane Sobreira de Souza Silva says:
    11 anos ago

    Em apc 14:12 diz: Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

    Responder
  13. ana says:
    11 anos ago

    parem de ADORAR O SÁBADO E SE PREOCUPEM MAIS COM O PRÓXIMO, HIPOCRITAS, adorem a Deus, todo dia é dia de adora-lo

    Responder
    • Diogo says:
      9 anos ago

      Uma coisa não justifica a outra. Você não está julgando? Acaso não nos preocupamos com o próximo?
      Não adoramos o sábado, e sim adoramos a Deus no sábado! Todo dia é dia que podemos adorar a Deus e nós fazemos isso, mas o sábado é todo dedicado a Deus!

      Responder
  14. joão carlos says:
    11 anos ago

    Jesus um dia levantou-se e fez um convite estranho para época,mas que para ele era oportuno”vinde a mim todos vós que estás cansados e oprimidos e eu vos aliviarei..”Mt 11 v 28 quando leio meu coração se alegra por que Jesus e não um dia de 24 horas é meu descanso !E

    Responder
  15. Luiz França says:
    11 anos ago

    Bom dia querido Irmão
    No seu comentário menciona que o “sábado não um mandamento desde o principio” fiquei feliz porque você reconhece que o sábado é um mandamento.  De fato é e faz parte do dez conforme ratificado em êxodo 20:8-11. continua no proximo
     

    Responder
  16. jcp says:
    11 anos ago

    Luiz França, se você só cumprir o mandamento mosaico “não adulterarás” – estará em contradição com Jesus pois Ele afirma que “se alguém olhar para uma mulher com intenção impura” já é um adultero, sem mesmo ter ato. Quando ao sabado, Jesus nunca confirmou esse mandamento.

    Responder
    • Luiz França says:
      11 anos ago

      JCP você disse que Jesus nunca confirmou o sábado, só para ficarmos alinhados, consegue me mostrar biblicamente a confirmação dos 9 mandamentos por Jesus?
      No aguardo

      Responder
    • jcp says:
      11 anos ago

      FRANÇA,VOCÊ NÃO SABE VER ISSO POR SI MESMO,NUNCA LEU SERMÃO DO MONTE?
      O DIALOGO ENTRE JESUS E O JOVEM RICO,O RESUMO DA LEI EM DOIS,E POR ULTIMO S.PAULO DISSE QUE TODA LEI DEPENDE DE UM SÓ MANDAMENTO!EM QUAIS CARTAS PAULO,ELE EXPLANA, DETALHA, ARGÜI, EXORTA SOBRE O SABADO ? 

      Responder
    • jcp says:
      11 anos ago

      FRANÇA, NINGUÉM ESTÁ DESCANTANDO O V.T MAS TEM QUE SER VISTO DE ACORDO COM O NOVO, REMENDO NOVO EM ROUPA NOVA, E REMENDO VELHO EM ROUPA VELHA.
      NO PORTAL CACP TEM INÚMEROS ARTIGOS RELACIONADOS AO SABATISMO E.G.W’ismo, VAI LÁ E LÊ. EU JÁ FALEI O QUE TINHA QUE FALAR. ENOUGH !!

      Responder
    • Ricardo says:
      10 anos ago

      Não só confirmou como praticou! O NT tem vários exemplos de Jesus e e seus discípulos cumprindo os mandamentos de Deus, o shabat (sábado) era um deles.

      Responder
  17. jcp says:
    11 anos ago

    Moisés foi destituido do cargo e substituido por Josué(tipo de Jesus),Moisés foi taxado por Cristo como “acusador”Jo 5:45,isto porque a lei está enferma pelo pecado.(Rm 8.1-4);A lei foi substituida pelos mandamentos de Jesus e doutrina apostolica, e nestas ñ há espaço para o sabado.

    Responder
    • felipe says:
      10 anos ago

      eu acho interessante a enorme preocupaçao em vcs citarem tantas coisas pra anular o sabado. e ate hoje nao compreendo uma coisa….. ok… entao jesus veio, morreu por todos e anulou a lei, entao podemos matar???? e robar??? e adulterar??? talvez ter outros deuses tambem???

      Responder
    • jcp says:
      10 anos ago

      felipe, ninguém falou isso que dizes, mentira sua ou não leu os comentários e nem leu o artigo, o sabado foi excluido Cl 2:16~19 demais mandamentos foi ratificados por Jesus.

      Responder
  18. jcp says:
    11 anos ago

    No sermão do monte, Jesus explanou sobre “esmolas”, “jejum”, “oração” e outras cousas, mas não falou e nem ratificou o “sabado”, mas por que? será que Ele esqueceu ?
    e agora vem essa gringa velha E.G.W diz que teve uma visão onde viu uma aurela em torno do 4º mandamento !!!

    Responder
  19. Luiz França says:
    11 anos ago

    Irmão 
    Resumir não é eliminar, deculpa se Jesus eliminou qualquer um dos dez mandamentos ele pecou pela mentira olha só Mateus: 5. 17. Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.
    Se Ele mentiu Ele pecou e não serve para ser nosso Salvador, concorda?  

    Responder
  20. jcp says:
    11 anos ago

    França, não concordo com você, Ele é o cumprimento da Lei e dos Profetas, lógico Ele estando ainda no tempo tradicional israelita, os apostolos e discipulas guardavam o sabado. Depois vieram os gentios, o ministério de Paulo, nunca foi confirmado o Sabado dentre outros.  

    Responder
    • JOSE ROSA VIEIRA ARAUJO says:
      8 anos ago

      o ano sabático não se pode guardar porque e lei cerimonial toda lei cerimonial foi abolida na cruz pois o veu se rasgou abolindo as leis cerimoniais, mas o sábado semanal dos 10 mandamento sim esse faz parte da lei de Deus. e devemos observar, senhor tenha misericórdia de todos nós amém.

      Responder
  21. jcp says:
    11 anos ago

    vocês fazem enfase em cima do sabado , tanto que até no nome da denominação está lá. (7ºdia)
    Conforme Hb 4, tinhamos o sabado, mas no NT a lei é do Espírito, “HOJE”, se ouvires a sua voz não endureça seu coração.” o dia de Deus é HOJE e não no sabado. 

    Responder
    • Luiz França says:
      11 anos ago

      Neste caso você tem que reclamar com Deus, porque foi Ele que ensinou ao ser humano que este dia é especial. 

      Responder
    • Luiz França says:
      11 anos ago

      Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
      E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

      Responder
    • jcp says:
      11 anos ago

      França, não adianta você citar Genesis, ou Isaias 56 …eu estou no N.T e não no V.T. eu acato o V.T desde que devidamente apoiado pelo N.T.
      e não tem nada explanatório como tem todos os assuntos importantes em dialogos de Jesus e dos apostolos sobre o sabado. 

      Responder
  22. jcp says:
    11 anos ago

    [homem que carrega lenha no sabado] certamente será morto o homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.Nm15:35
    Então quem trabalha na concessionária elétrica, água, etc no sabado para o teu conforto tem ser apedrejado enquanto os adventista matam o tempo na internet?

    Responder
  23. Luiz França says:
    11 anos ago

    E com esse tambem: Eclesiastes 12:13 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.

    Responder
  24. Luiz França says:
    11 anos ago

    Vc precisa permitir que meus comentarios sejam publicados do contraeio nao faz sentido debatemos sobre o assunto

    Responder
  25. Luiz Franca says:
    11 anos ago

    Pelo que eu entendi na sua concepção Cristo é o cumprimento da Lei e dos profetas então você não precisa fazer mais nada, é isso?

    Responder
  26. Luiz França says:
    11 anos ago

    O que faz com estwe texo: João 14:20-21 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

    Responder
  27. jcp says:
    11 anos ago

    França, concordo com você em 14:20-21 “os mandamentos de Jesus”, sobre Ec12:13,é V.T e deve ser entendido de acordo com o N.T. ou “doutrina dos apóstolos” At.2:42, e estes nunca confirmaram o sabado, vc já guardou Lv25 (ano sabatico)? Não debater +, é ler os artigos.

    Responder
    • Luiz França says:
      11 anos ago

      JCP você aboliu o velho testamento?

      Responder
    • jcp says:
      11 anos ago

      FRANÇA, EU NÃO ABOLI O V.T, E VOCÊ OBEDECE? VOCE GUARDA O ANO SABATICO LEVITICOS 25,((( é antigo testamento ))) E FICA UM ANO SEM TRABALHAR? E VÊ SE A “ASD” VEM TRAZER SUSTENTO PARA SUA CASA.

      Responder
  28. jcp says:
    11 anos ago

    França, como assim, você diz “precisa permitir meus comentários sejam publicados” ?
    eu sou apenas internauta, não sou moderador do portal, não consigo deletar ou editar comentários. apenas visitante “assiduo”, nada mais. 

    Responder
  29. jcp says:
    11 anos ago

    SE GUARDAS O MANDAMENTO “NÃO ADULTERARÁS” CONTINUAS SENDO UM ADULTERO PORQUE JESUS COMPLEMENTOU “SÓ UM OLHAR IMPURO JÁ ADULTEROU COM ELA”.JESUS FALOU SOBRE JEJUM,ESMOLA,ORAÇÃO E SABADO NADA, ESTES 3 ITENS SÃO MAIS IMPORTANTES QUE O SABADO? É PARA SER, NEM LIGOU PARA ISSO.

    Responder
    • Luiz França says:
      11 anos ago

      Jesus procurou mostrar o lado espiritual da lei. Você mesmo disse que Jesus é o cumprimento da lei e dos profetas certo? Ele de fato cumpriu 100% da lei eu digo os dez mandamentos, pois se tivesse deixado de um cumprir um sequer ele teria pecado e para nossa alegria e salvação Ele não pecou

      Responder
    • Luiz França says:
      11 anos ago

      Jesus é o cumprimento da lei e não o término dela.

      Responder
  30. jcp says:
    11 anos ago

    http://www.cacp.app.br/lancamento-do-livro-o-sabatismo-a-luz-da-biblia/

    FRANÇA, EU GOSTEI DE FALAR COM VOCÊ, MAS O ESPAÇO É CURTO, EU JÁ COMPREI MEU EXEMPLAR DESTE LIVRO, E JÁ LI. É A SUGESTÃO.

    Responder
    • Luiz França says:
      11 anos ago

      Gostaria que você comentasse somente meu dois ultimos post

      Responder
    • Luiz França says:
      11 anos ago

      1 Qual o problema de ter outros Deuses?
      2 Cultuar um santinho maneiro?
      3 Nome de Deus em vão ok?
      4 O cristão precisa guardar o sábado?
      5 Eu preciso honrar pai e mãe?
      6 O cristão pode matar?
      7 O cristão precisa ser fiel?
      8 9 Furtar/falso testemunho ok?
      10 mulher do próximo suave?

      Responder
    • wilson says:
      10 anos ago

      Fico muito feliz ao ver que muita gente se preocupa com a fé adventista
      que o Sr. Jesus nos abençoe…
      tem coisas que só no céu nos será esclarecido!..
      fiquem na Paz do Senhor e uma Feliz semana a todos!…

      Responder
  31. Luiz França says:
    11 anos ago

    Se os 10 mandamentos expressam o caráter de um Deus que nunca nasceu, a lei não pode ter sido criada ou seria inferior a Deus, certo? Sendo o sábado parte dos 10 mandamentos êxodo 20:8-11 logo podemos concluir que o sábado também existe desde a eternidade que não incio e nem fim.
    Abc

    Responder
  32. Luiz França says:
    11 anos ago

    1 Qual o problema de ter outros Deuses?
    2 Cultuar um santinho maneiro?
    3 Nome de Deus em vão ok?
    4 O cristão precisa guardar o sábado?
    5 Eu preciso honrar pai e mãe?
    6 O cristão pode matar?
    7 O cristão precisa ser fiel?
    8 9 Furtar/falso testemunho ok?
    10 mulher do próximo suave?

    Responder
  33. jcp says:
    11 anos ago

    FRANÇA, ADVENTISTA TEM UMA VISÃO TRAVADA NOS 10 MANDAMENTOS e NO 4º, A LEI NÃO É SÓ EXODO, MAS É O PENTATEUCO, SALMOS E PROFETAS. S.PAULO FALOU QUE A LEI É ENFERMA PELO PECADO, O QUE VALE AGORA É O “ESPIRITO DE VIDA, EM CRISTO JESUS.” Rm.8:2 e QUEM AMA O PRÓXIMO CUMPRE A LEI.

    Responder
  34. jcp says:
    11 anos ago

    O ANCIÃO SIMEÃO QUANDO VIU O MENINO JESUS DISSE : “..OS MEUS OLHOS VIRAM A TUA SALVAÇÃO…” PARA SER SALVO ELE NÃO PRECISOU “GUARDAR REGRAS” por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Atos 15:10

    Responder
  35. jcp says:
    11 anos ago

    AS LEIS MORAIS DESDE QUE RATIFICADAS POR JESUS E A DOUTRINA DOS APOSTOLOS PERMANECEM, PORÉM NO FORMATO RÉGIO : TODA LEI SE CUMPRE NUM SÓ MANDAMENTO, AMARAS TEU PROXIMO COMO A TI MESMO.

    Responder
    • Luiz França says:
      11 anos ago

      JCP vamos passar falar de toda a lei e não somente do sábado, o que acha?

      Responder
  36. jcp says:
    11 anos ago

    O SABADO NÃO É MORAL, SE FOSSE ESTARÍAMOS SENDO OFENDIDOS PELAS PESSOAS QUE TRABALHAM NO SABADO PARA MANTER OS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO URBANO. SE UM CARTEIRO TRÁS UMA CARTA PARA VOCE NO SABADO VOCE FICA OFENDIDO? FALA QUE ELE NÃO TEM SALVAÇÃO? 

    Responder
  37. Luiz França says:
    11 anos ago

    Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
    Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.Êxodo 31:12-13

    Responder
  38. Luiz França says:
    11 anos ago

    Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Êxodo 31:14

    Responder
  39. Luiz França says:
    11 anos ago

    Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. Êxodo 31:15

    Responder
  40. Luiz França says:
    11 anos ago

    Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.
    Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se. Êxodo 31:16-17

    Responder
  41. Luiz França says:
    11 anos ago

    E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Êxodo 31:18 JCP você ainda precisa de alguma confirmação no novo testamento, o que significa para você quando Deus diz aliança perpetua?

    Responder
  42. Luiz França says:
    11 anos ago

    JCP seja coerente e lembre-se que Deus é não volta atras em tudo aquilo que fala e que faz
    Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Malaquias 3:6

    Responder
  43. jcp says:
    11 anos ago

    França,
    “Escolhi e consagrei este TEMPLO para que o meu nome esteja nele PARA SEMPRE. Meus olhos e meu coração nele SEMPRE estarão.” 1 Cr 7:16 – o templo que era para ser para sempre, mas foi destruido. E se estivesse lugar estivesse usual, estaria tu rezando lá com os judeus?

    Responder
  44. jcp says:
    11 anos ago

    Você citou um monte de v.v. do A.T sobre a questão do “sabado” – aé é fácil né meu filho ! mas no N.T não tem explanatório nenhum dos apostolos sobre o caso. Voces adventistas guardar o mandamento Lev.11:7,?? mas em Lev.25 (ano sabatico) não guardam, isso é ser coerente?

    Responder
  45. jcp says:
    11 anos ago

    França, se o seu o pagamento do salário caisse num dia de sabado, e o seu patrão/rh pagasse você neste dia, então ele estaria pecando por isso? 
    “não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia de sábado” (Êxodo 35:3)
    Vc não esquenta a comida? não acende lampada? 

    Responder
  46. Luiz França says:
    11 anos ago

    JCP tome novo testamento então
    Porque você que Jesus tinha esta preocupação?
    E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; Mateus 24:20

    Responder
  47. jcp says:
    11 anos ago

    França, não é assim que fala “toma N.T então” ! se quer tacar na cara as cousas, então toma essa : segue a louca da EGW para saturno. Jesus falou ao judeus, sob a lei ainda, e isto se concretizou no cerco de Jerusalém pelos romanos. lev.11:7 sim ! e lev25 não ?! 

    Responder
  48. Luiz França says:
    11 anos ago

    JCP você comentou que o sábado não é confirmado no novo testamento. Para seu conhecimento tem mais de 59 textos que confirmam o sábado no NT, o que falta agora para você aceitar que o sábado é parte da lei imutável que expressa o caráter perfeito de Deus e nunca foi abolido por Jesus?

    Responder
  49. jcp says:
    11 anos ago

    Você está inventado cousas, onde cartas de Paulo, Pedro, Judas Tadeu, Tiago falam ou tem texto sobre “sabado”, ? eu “aceitar o sabado:”? – acorda alice do pais das maravilhas! 
    “…Deus estabelece OUTRA VEZ UM DETERMINADO DIA, chamando-o “HOJE”…Hb 4:7

    Responder
  50. jcp says:
    11 anos ago

    Se basear-se somente nos 4 evangelhos e Atos a coisa se complica, porque os primeiros apostolos não evangelizavam gentios, depois sim, no ministério de Paulo e com muita insistência com Pedro, onde até Paulo precisou opor-lhe porque ele vagueou entre lei e a graça.Gálatas 2:11-14

    Responder
  51. jcp says:
    11 anos ago

    responda para mim : obedece lev.11:7 sim ! e lev 25 não ?! come comida fria ? fica no escuro ? Êxodo 35:3 – 

    http://www.cacp.app.br/porque-nao-precisamos-guardar-o-sabado/

    Responder
  52. jcp says:
    11 anos ago

    “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos SÁBADOS,Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”
    Colossences 2:16-17

    FRANÇA : OLHA AQUI PAULO REPROVANDO O SABADO.- TRABALHAS EM GRANDE ERRO.

    Responder
  53. Luiz França says:
    11 anos ago

    JCP Se agora são somente os mandamentos de Jesus e sábado está fora, então os outros 9 mandamentos que estavam no mesmo pacote por lógica também estão fora? Por favor responda somente SIM ou NÃO

    Responder
    • ana paula says:
      8 anos ago

      falar que o sabado nao faz parte dos dez mandamento isso é cristao querendo fugir da verdade .Joao 3:4 fala que pecado e transgreçao da lei queira voce ou nao sabado faz parte dos dez mandamento.tu fala que o fim da lei é cristo, .ele ta dizendo a finalidade da lei e cristo. com ele consiguimos

      Responder
  54. jcp says:
    11 anos ago

    França, você quer que eu te responda, mas você responde minhas indagações?
    Leia aqui e não fuja da raia : Colossences 2:16-17 – “SABADO É UMA SOMBRA DE COISAS FUTURAS”.(da libertação e descanso espiritual em Cristo).

    Responder
  55. jcp says:
    11 anos ago

    “O mandamento anterior é anulado por causa da sua fraqueza e inutilidade. Pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma, e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus” (Hb 7.18-19). 

    Responder
  56. jcp says:
    11 anos ago

    Só chegaremos a Deus pela aceitação dos termos da Nova Aliança, isto é, pela graça, mediante a fé em Jesus (Jo 3.15-18; Rm 10.9; Ef 2.8-9). A salvação do ladrão na cruz é exemplo. Foi salvo não pelo cumprimento da lei, mas por graça e fé (Lc 23.46). 

    Responder
  57. jcp says:
    11 anos ago

    “Não terás outros deuses diante de mim” (At 14.15); “não farás para ti imagem de escultura” (1 Ts 1.9;  1 Jo 5.21);  “não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” (Tg 5.12); “Lembra-te do dia do sábado para o santificar?” (NÃO É MENCIONADO NO A.T); 

    ((continua))

    Responder
  58. jcp says:
    11 anos ago

    “honra teu pai e a tua mãe” (Ef 6.1);  “não matarás” , “não adulterarás”, “não furtarás”, “não cobiçarás” (Rm 13.9); “não dirás falso testemunho” (Cl 3.9). 
    Entenda que Novo Concerto ratificou os Dez Mandamentos, exceto  a guarda do sábado.

    Responder
  59. Luiz França says:
    11 anos ago

    Ahh colossenses 2:16-17 está falando dos sábados festivos e demais festas judáicas….representavam Cristo que haveria de vir. O Sábado que guardamos não está incluso, pois não faz parte das coisas que representariam aquele que haveria de vir, a saber, Cristo Jesus

    Responder
  60. Luiz Franca says:
    11 anos ago

    Somente esclarecendo que a nossa discussão é sobre se lei foi abolida ou não. Em nenhum momento você ouvir de mim que somos salvos por obras até mesmo porque não cremos nisso.
    Romanos: 3. 28. Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

    Responder
  61. jcp says:
    11 anos ago

    O sabado no N.T não está incluso, e não adianta querer forçar,“a lei é boa, se alguém se utiliza dela de modo legítimo” (1 Tim 1:8). Olha que eu respondi sua pergunta acima (os 9 menos1) e se adventista diz que guarda o sabado como “mandava a lei” é suposto !

    Responder
  62. jcp says:
    11 anos ago

    Ótimo artigo relacionado, vide :

    http://www.cacp.app.br/guardam-realmente-o-sabado-os-adventistas/

    Responder
  63. jcp says:
    11 anos ago

    colossenses 2:16-17 – Onde fala que o sabado é “festivo” neste v.v.? diz “sabados” (plural), quantos sabados nem em um mês ? neste mês de novembro por exemplo tem 5 sabados

    Responder
  64. jcp says:
    11 anos ago

    “E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades” Os 2.11 – Aqui profetiza o fim do sábado. 

    Responder
  65. jcp says:
    11 anos ago

    Não tem “sabado festivo” – existiu as seis ou sete festivais, Lev 23, mas o sabados  é distinto das festas, “conforme v.v 39 …Isso fora as ­do sábado do Senhor”  
    logo Os 2.11 se completa em colossenses 2:16-17. No N.T não tem guarda de sabado !!! 

    Responder
  66. jcp says:
    11 anos ago

    França, seja observador, se hoje o trabalhador do setor limpeza publica coleta o lixo da vossa calçada no dia de sabado, ele estaria pecando contra Deus ? o que ele faz é imoral contra você? 
    guardar sabado hoje é como voltar a era do bronze.

    Responder
  67. Luiz Franca says:
    11 anos ago

    Se ele tiver conhecimento sobre o quarto mandamento assim como você tem e não o guarda, a resposta é sim ele esta pecando assim como você peca sabendo que a lei de Deus é imutável e existe desde a eternidade então jamais seria extinta e cristo deixa isso claro em Matheus 5:17-21

    Responder
  68. Luiz França says:
    11 anos ago

    A biblia traz algumas diferentes definições de pecado em 1João 3:4 o pecado é a transgressão da lei ou seja vc peca por coisas que você faz. Em.Tiago 4:17 aquele que sabe e não faz este comete pecado. 

    Responder
  69. Luiz França says:
    11 anos ago

    Você me pareceu ser uma pessoa super inteligente. Você memencionou em um de seus comentário que em Oseias 2.11 foi profetizado o fim do sabado então eu te pergunto o que você ve de diferente comparando Oseias 2:11 com êxodo 31:13. Seja humilde para responder 

    Responder
  70. jcp says:
    11 anos ago

    O sabado no N.T não está incluso, e não adianta querer forçar,“a lei é boa, se alguém se utiliza dela de modo legítimo” (1 Tim 1:8). Olha que eu respondi sua pergunta acima (os 9 menos1) e se adventista diz que guarda o sabado como “mandava a lei” é suposto !

    Responder
    • Luiz França says:
      11 anos ago

      Agora você pode responder 10 ao invés de 9 eu te ajudo com isso:)

      Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento.Lucas 23:56
      Ahh pode ler todo o contexto Lucas 23:50-56

      Responder
  71. Cesare says:
    11 anos ago

    Genesis 2:2 – não tinha “lei” e nem “israelita” – mas as duas primeiras pessoas andavam nuas. 
    Se quer agregar somente ao antigo testamento ou verso em separado talvez vá nu ou nua a sua igreja. 

    Responder
  72. Luiz França says:
    11 anos ago

    JCP  você se mostra ser incoerente, porque você nunca responde o que a gente pergunta e o mais engraçado de tudo é que você rejeita os textos do velho testamento que deixa claro que o sétimo dia é o dia que o Senhor escolheu e usa textos do VT para tentar provar que o sábado foi extinto.

    Responder
  73. Luiz França says:
    11 anos ago

    Já que você não respondeu o que eu perguntei, vou te ajudar. Êxodo 31:13 o senhor diz “Certamente guardareis MEUS sábados” e o texto que você usou Oséias 2:11 diz E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os SEUS sábados, e todas as suas festividades.
     

    Responder
    • Paulo Samuel says:
      10 anos ago

      Luiz França como vc explica Ezequiel 20.12-13 se em Oseias 2.11 os SEUS sábados é diferente de MEUS sábados de Êxodo 31.13?

      Responder
  74. Luiz França says:
    11 anos ago

    Então você vai parar e analisar ou vai continuar escrevendo textos que não tem nada a ver com o assunto? Se for, paramos por aqui porque isso demonstra total falta de humildade com a palavra do senhor.

    Responder
  75. jcp says:
    11 anos ago

    é melhor cessar porque vejo que você é um fiel seguidor da EGW (a astronauta de saturno). 
    e infiel tanto ao AT como ao NT. boa sorte doravante

    Responder
  76. Luiz França says:
    11 anos ago

    Veja como faz acusações infundadas muito cuidado, pois você sabe muito bem quem é chamado de acusador na bíblia. Sou fiel seguidor da bíblia e ainda que minha igreja para de guardar o sábado um eu.continuarei, porque como disse é bíblico.

    Responder
  77. Luiz Franca says:
    11 anos ago

    Ahh.da proxima vez que entrar em discussões em que não você não tenha base, seja humilde para aceitar quando alguém te provar que você anda  na contra mão da bíblia. 
    Estude mais e venha mais forte da próxima vez e com argumentos melhores e embasados na bíblia.

    Responder
  78. Cesare says:
    11 anos ago

    Luiz França, eu lí as respostas e as perguntas perpicazes que você recebeu, e também as suas respostas, eu entendi que é você o incoerente, não-humilde e obstinado adventista cuja preletora da sua igreja é uma despota desiquilibrada.

    Responder
  79. Máximus says:
    11 anos ago

    Luiz França, são os seus argumentos e prerrogativas que não são embasados na Bíblia, mas supostamente isso sim ! sua religião é como uma arvore de só casca de ouro por fora, mas por dentro madeira pobre em termos de doutrina.

    Responder
    • Helio Claro says:
      8 anos ago

      “E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” Marcos 2.27.

      Se quando Jesus disse isso não estava se referindo a humanidade no geral, então a que ele se referiu? Apenas ao homem sexo masculino? Basta uma leitura atenta ao texto e verá que a

      Responder
  80. jcp says:
    11 anos ago

    Fracassado ! 

    Vê se tenha mais consideração para com as pessoas que trabalham no sabado para o seu conforto, tais como : o carteiro, o coletor de lixo, o policial, o eletricitário, e etc.

    e deixe de vagar como ectoplasma fantasmagórico entre a lei e graça.

    Responder
  81. Luiz Franca says:
    11 anos ago

    So uma pergunta vocês se intitula o que mesmo? Qual é a sua denominação? 

    Responder
    • Cesare says:
      11 anos ago

      minha denominação são todas, exceto ADVENTISTA, MORMON, TESTEMUNHA DE JEOVÁ, ESPIRITA, E UFOLOGIA, TODAS ESSAS SÃO TODAS FARINHA DO MESMA BOTIJA.

      Responder
  82. Luiz Franca says:
    11 anos ago

    Alguém aqui fora o JcP save explicar Lucas 23:50-56
    Verso 56
    Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento.

    Responder
    • jcp says:
      11 anos ago

      Estavam em ISRAEL, eram israelitas, Jesus nunca disse “não guardeis o sabado”, mas nunca o RATIFICOU como fez com os demais mandamentos. Os primeiros apostolos na Igreja nem evangelizam gentios, depois de Paulo aí sim, e Paulo negou o sabado, taxando-o como “sombra”.
       Cl 2:16-17

      Responder
  83. Máximus says:
    11 anos ago

    Os adventistas não fazem sexo conjugal no sabado porque baseiam-se em “não carregar peso (Jr 17.21)” se um dos conjugês não for adventista, o outro fica em desvantagem e cai nessa palavra : “para não cair na armadinha de Satanás. (I Coríntios 7:5).” por falta de prudencia.

    Responder
  84. Luiz França says:
    11 anos ago

    Por favor, alguém aqui sabe explicar Lucas 23:50-56
    Verso 56
    Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento. Tenta ai JCP se conseguir

    Responder
  85. jcp says:
    11 anos ago

    Estavam em ISRAEL, eram israelitas, Jesus nunca disse “não guardeis o sabado”, mas nunca o RATIFICOU como fez com os demais mandamentos. Os primeiros apostolos na Igreja nem evangelizam gentios, depois de Paulo aí sim, e Paulo negou o sabado, taxando-o como “sombra”.
     Cl 2:16-17

    Responder
  86. Luiz França says:
    11 anos ago

    JCP Lucas 23:56 é a confirmação do sábado como mandamento que você tanto queria.
    Jesus ratificou absolutamente toda lei, e eu disse anteriormente se Ele não isso mentiu e consequentemente pecou Mateus: 5:17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.

    Responder
    • MÁXIMUS says:
      11 anos ago

      Esse França faz um malabarismo perigoso com fogo diz “se Ele não isso mentiu e consequentemente pecou” faz uma suposição que Jesus estava mentindo caso não ratificasse o sabado, Jesus guardou a lei e se fez “descanso conosco” 2Ts1:7
      Não vamos guardar sabado, é cair da graça. 

      Responder
  87. jcp says:
    11 anos ago

    França, eu conheço Lc 23:56 melhor que vc, os primeiros discipulos guardavam o sabado por tradição, por que “a lei e profetas duraram até João” Lc.16:16.
    “…Deus estabelece OUTRA VEZ UM DETERMINADO DIA, chamando-o “HOJE”…Hb 4:7
    S.Paulo excluiu sabado   Cl 2:16-17

    Responder
  88. jcp says:
    11 anos ago

    Lógico que Jesus não veio destruir mas cumprir a lei, mas isso não significa que temos que guardar o sabado, voce cumpre lev.11:7 (não comer carne porco) ! e não cumpre lev25 (ano sabatico) ?!
    o fim da lei é Cristo Rm 10:8 (cerimonial e sombras=sabado). 
    tchau E.G.W

    Responder
  89. CHRIS says:
    11 anos ago

    Naamã, o sirio foi citado por Jesus como heroi gentio de fé em contraposição dos incredulos judeus. 2Rs5 é um “proto” evangelho visualizando a graça, porque Naamã foi para seu país justificado pela fé, e não precisou guardar “o sabado”.como fazem os falsos moralistas adventistas.

    Responder
  90. Cesare says:
    11 anos ago

    o sabatismo aspira o despotismo, porque diz “quem não guarda o Sábado, que está entre os mandamentos, é mentiroso”. Sr. França por que não responde as perguntas que outrem lhe fez :
    ” – se um carteiro te entrega uma carta num dia de sabado, o carteiro é um mentiroso?” 

    Responder
  91. Luiz França says:
    11 anos ago

    Cesare
    Se ele tiver conhecimento sobre o quarto mandamento assim como você tem e não o guarda, a resposta é sim ele esta pecando assim como você peca sabendo que a lei de Deus é imutável e existe desde a eternidade então jamais seria extinta e cristo deixa isso claro em Matheus 5:17-21

    Responder
  92. Luiz França says:
    11 anos ago

    JCP não respondeu Qual é a diferença entre os dois textos?
    Êxodo 31:13 o senhor diz “Certamente guardareis MEUS sábados” e o texto que você usou Oséias 2:11 diz E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os SEUS sábados, e todas as suas festividades.

    Responder
  93. Luiz França says:
    11 anos ago

    JCP disse que em lucas 23:56 os primeiros discípulos guardavam o sábado por tradição, então define para mim a palavra “mandamento” por que é exatamente isso que o texto fala ou não?
    Se Jesus cumpriu toda a lei inclusive o sábado Ele não poderia abolir em hebreus 4:7? Contradição? 

    Responder
  94. jcp says:
    11 anos ago

    “honra teu pai e a tua mãe” (Ef 6.1);  “não matarás” , “não adulterarás”, “não furtarás”, “não cobiçarás” (Rm 13.9); “não dirás falso testemunho” (Cl 3.9). 
    N.T ratificou os Dez Mandamentos, exceto a guarda do sábado. Cl 2:16-17

    Responder
  95. jcp says:
    11 anos ago

    Não terás outros deuses diante de mim” (At 14.15); “não farás para ti imagem de escultura” (1 Ts 1.9;  1 Jo 5.21); “não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” (Tg 5.12);
    “Lembra-te do dia do sábado para o santificar?” (NO N.T NÃO É MENCIONADO OU RATIFICADO.)

    Responder
  96. jcp says:
    11 anos ago

    Jesus não veio destruir mas cumprir a lei, mas isso não significa que temos que guardar o sabado, voce cumpre lev.11:7 (não comer carne porco) ! e não cumpre lev25 (ano sabatico) ?!
    o fim da lei é Cristo Rm 10:8 (cerimonial e sombras=sabado). 

    Responder
    • andre silva says:
      10 anos ago

      “Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: ‘Não cobiçarás’.

      Responder
  97. jcp says:
    11 anos ago

    França, observa : hebreus 4:7? Contradição? Não é, o sabado foi substituido pelo “HOJE”, estamos na era do ESPIRITO, e não dá para esperar até “sabado” para dar uma de santarrão como fazia os antigos judeus.”abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados”,Is 1:13-15

    Responder
  98. CHRIS says:
    11 anos ago

    Jesus elogiou os Ninivitas porque creram na pregação de Jonas, e foram justificados pela fé em contraposição ao judeus que não criam. Aos ninivitas não foi imposto guarda de sabado, somente se arrependeram e foram salvos, a guarda sabado é somente ao judeu. 

    Responder
  99. jcp says:
    11 anos ago

    França és hilário, então diz ao carteiro,ao coletor de lixo,ao eletricitário,ao policial etc para não atender você no sabado?! tu aceitas o “suposto” pecado deles, mas tu queres guardar o sabado,
    “SENDO TU GENTIO, E VIVES COMO JUDEU, QUER QUE OS GENTIOS VIVAM COMO JUDEU? 

    Responder
    • CHRIS says:
      11 anos ago

      AH – AH Concordo. 

      Responder
  100. Luiz França says:
    11 anos ago

    Jcp cuidado para não ser ingrato com Deus por causa da sua convicção infundada de que o sábado foi abolido.
    Deuteronômio: 8:11 Guarda-te, que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de observar os seus mandamentos, os seus preceitos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno;

    Responder
  101. jcp says:
    11 anos ago

    FRANÇA, VOCÊ É LOUCO? CITAR O A.T PARA MIM GUARDAR O SABADO? PORQUE ENTÃO NÃO GUARDA ENTÃO LEV 25 ANO SABATICO? QUEM É VOCE PARA FALAR PARA MIM “CUIDADO”? QUER ME APEDREJAR ATÉ A MORTE? Ex 35.2?
    QUEM GUARDA SABADO NO NOVO TESTAMENTO É CAÍDO DA GRAÇA, É UM FALSO CRISTÃO!

    Responder
  102. jcp says:
    11 anos ago

    “[JESUS] VIOLAVA O SABADO, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (Jo 5.16-18).NO N.T O SABADO FOI FEITO PARA SER VIOLADO, GRAÇAS A DEUS, O HOMEM NÃO FOI CRIADO POR CAUSA DO SABADO, NO SABADO EU COMPRO, EU ACENDO FOGO E ETC COM TODA LIBERDADE CRISTÃ

    Responder
  103. MÁXIMUS says:
    11 anos ago

    França é um obsessor do sabatismo, citando e ameaçando moralmente quem não guarda o sabado, conforme o A.T. França é pior que um judaizante pois nem ele mesmo guarda o sabado conforme o A.T manda mesmo :

    http://www.cacp.app.br/guardam-realmente-o-sabado-os-adventistas/

    Responder
  104. Luiz França says:
    11 anos ago

    Se Jesus violou um se quer mandamento Ele pecou e não serve para ser nem o meu e nem o Salvador
    JCP Você mencionou em um de seus comentário que em Oseias 2.11 foi profetizado o fim do sábado então eu te pergunto o que você vê de diferente comparando Oseias 2:11 com êxodo 31:13?

    Responder
  105. Luiz França says:
    11 anos ago

    Por favor, descreva o que você entende por mandamento escrito em Lucas 23:56.
    Apenas responda a pergunta assim como respondi a sua. Se não souber responder, seja humilde para dizer não sei e não fique escrevendo textos que não tem nada a ver com o assunto

    Responder
  106. jcp says:
    11 anos ago

    França,Lucas 23:56, eu já respondi, eu não preciso ser “humilde” para você, não sou e nunca serei adepto do Adventismo 7º (EGW). os 1º discipulos guardavam o sabado, pois estavam em ISRAEL.
    Você é que não é humilde, és um malvado, porque não responde as perguntas lhe foram feitas. 

    Responder
  107. jcp says:
    11 anos ago

    França, só de você supor o que tu dizes: “Ele pecou e não serve para ser nem o meu e nem o Salvador” mostra que você é um endemoninhado. eu já falei o que precisa se não quer então boa sorte. “SENDO TU GENTIO, E VIVES COMO JUDEU, QUER QUE OS GENTIOS VIVAM COMO JUDEU? tchau mesmo.

    Responder
  108. Luiz França says:
    11 anos ago

    Fique traquilo que não sou legalista, penso que ninguém se perde por não guardar a lei e também ninguém se salva por guarda-la. Pessoas se perdem por não aceitarem o sacrifício que Cristo fez por elas na cruz e se salvam simplesmente por aceitarem tal sacrifício. 
    That is that:)

    Responder
  109. jcp says:
    11 anos ago

    Palavra pregada nas nações, se há quem esteja em situação terminal, aceitando Jesus,é salva.
    Se alguém com expectativa de muitos anos de vida,sendo um crente ele tem obrigação de manter-se na fé (operante e não-morta como exorta S.Tiago), e atentando ao magistério dos apostolos.

    Responder
  110. jcp says:
    11 anos ago

    Infelizmente, estamos vivendo uma babilônia (confusão) das diversas seitas, as mais infiltradas são as norte americanas (TJ, ASD, MORMON), e erro doutrinário grosseiro como o calvinismo. Enfim, aprender sobre e evitar as religiões hereticas catalogadas neste portal.

    Responder
  111. Charlesson says:
    11 anos ago

    … mas tambem vejo que a salvaçao está muito alem da guarda do sabado. alem disso, notei que muitos guardam ou nao por questoes de interpretaçao e nao por que querem. Se vc acha que deve, guarde, agora se nao, nao guarde. Cumprem com os 02 principais mandamentos, que resumindo é AMOR!!!

    Responder
  112. Gel Diaz says:
    11 anos ago

    Ainda não tinha vsto argumentos tão fracos. ainal, a Bíblia é ou não é um livro para a humanidade? Ora, se Deus criou o mundo, o homem e o ábado, não há coo dissociá-los.

    Responder
    • Cesare says:
      11 anos ago

      o sabado não é igual ao homem, Jesus mesmo disse que “sabado foi criado para o homem”, e não o homem para o sabado. – e Jesus é o senhor do sabado, ou seja, ele faz o que quer neste dia.
      a desassociação doutrinária do sabado está neste v.v. Cl 2:16-17

      Responder
  113. Pingo Moreira says:
    10 anos ago

    para quem escreveu esse comentário sobre o sábado, seria bom que orasse fervorosamente, para que Deus lhe desse o entendimento. Cito só alguns tópicos importantes. Os 10 mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus “Êxodo 31:18” sera que é importante? 

    Responder
    • jcp says:
      10 anos ago

      Pingo, você cita o V.T mas não percebeu que estamos no N.T ? se quer cumprir o V.T por que não guarda o “ano sabatico” Lv 25? Nunca leu o que Jesus disse? – remendo velho em roupa nova ragar-se-a, e remendo novo em roupa velha também rasgar-se-a. não tenha medo de Cl 2:16-17

      Responder
  114. jcp says:
    10 anos ago

    se quer ser guardadeiro do sabado, então manda os funcionários da limpeza publica descansarem e não vierem fazer coleta do seu lixo no dia de sabado, a qual vc coloca na calçada neste dia !
    manda o carteiro não entregar carta no sabado, manda desligar a luz e água da sua casa no 7º

    Responder
  115. PEDRO says:
    10 anos ago

    Com todo respeito as demais denominações, todos somos criaturas de Deus, mas uma coisa tento endenter, PORQUE O ADVENTISMO É TÃO CRITICADO pelas demais e incrivelmente é a denominação que praticamente mais cresce no mundo.Saudações.

    Responder
  116. Clebio says:
    10 anos ago

    Sabe queridos irmãos, não precisa estudar muito para saber disso. Basta pedir entendimento ao Senhor. Não precisa ser adventista para guardar o sábado, basta ter coragem. Sou da sembleia e observo esse dia, ajudando. 

    Responder
    • Canto Gregoriano says:
      10 anos ago

      Estamos no NOVO TESTAMENTO E se você diz que “não é adventista” e mas diz que guarda o sabado porque “tem coragem”,então você é um falso moralista que nunca leu colossenses 2:16-17?
      e também és um falso assembleiano, E se se de fato for um, te chamo de safado ! 

      Responder
  117. FLAVIO RUBENS says:
    10 anos ago

    “Portanto, ninguém vos julgue pelo COMER, ou pelo BEBER, ou por causa dos dias de FESTAS, ou da LUA NOVA, ou dos SÁBADOS” “COLOSSENSES 2:16

    Detalhe no capítulo 2 de Colossenses Paulo se refere a pregadores ou religiões DOUTRINARIAS.

    EU SOU LIVRE.. VIVO PELA GRAÇA (FAVOR IMERECIDO) 

    Responder
  118. fabio says:
    9 anos ago

    Querido e Amado Deus!
    tenha misericórdia dessa pessoa, perdoe ele, por ele ñ saber o que fala.
    Desvenda Senhor olhos dele pra que ele contemple as maravilhas de Tua lei…
    Amém!

    Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      “Porque o fim da Lei é Cristo, para justificação de todo o que crê” Rm 10:4

      tem que ter misericórdia é de você que põe remendo velho em roupa nova. Mt.9:16

      Responder
  119. Rolando says:
    9 anos ago

    No Gênises fala em descanso no 7ºdia, não menciona que o nome do 7º dia seria sábado ou qualquer outro, os judeus dizem que o 7º dia é o sábado, para a maioria dos cristãos,esse mesmo 7º dia é o domingo, me parece que se briga muito por um nome que poderia ser qualquer um!

    Responder
    • Rolando says:
      9 anos ago

      Desculpem, Gênesis (digitei invertido rsrs)

      Responder
  120. jcp says:
    9 anos ago

    “…[as mulheres] nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a LEI o determina. 1 Coríntios 14:33-35

    E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio” (1 Timóteo 2:11-12).

    Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      EG-WHITE se intitula algum tipo de baluarte da lei mosaica na era moderna, tanto que se intitula “espirito profecia”. 

      S.Paulo disse que a própria LEI NÃO PERMITE mulher ensine ou exerça autoridade. mas EG-White e a Adventista nem por um instante verifica esse menção paulina. 

      Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      tanto que a suposta “igreja remanescente” montou um aparato literário baseado nos ensinos de EG-White os quais são totalmente contraditórios a Igreja evangélica de fé protestante. Se dizem tão moralistas quanto a LEI e não verificam que lutam contra a lei.

      Responder
  121. Elson Martins da Rocha says:
    9 anos ago

    Anulamos pois a lei pela fé? Não de modo algum! Rm3:31, e se ela estivesse sido abolida o pecado já não existiria mais 1a João 3:4; se o pecado existe, é pq a lei existe! Jesus morreu pelos pecadores! Quais? Se não tem mais leis? Não tem nem lógica! 

    Responder
    • Samuel andrade says:
      8 anos ago

      Gálatas 3

      Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
      E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus

      Responder
  122. Elso says:
    8 anos ago

    esse povo esquece que a unica coisa que foi feita pra nós não judeus segundo a carne foi a cruz e Jesus, ele veio pra cumprir a lei.de maneira nenhuma quando curava ou fazia milagres estava infringindo algo. 

    Responder
  123. jcp says:
    8 anos ago

    ana paula sab set 02 falar “que o sabado nao faz parte dos dez mandamento isso é cristao querendo fugir da verdade”

    o sermão do monte foi o ápice da doutrina de Jesus onde Ele ensinou sobre “guardar” sábado ?
    o magistério dos apóstolos não ensina sobre “guardar” sábado no NT

    Responder
  124. Raimundo Neto says:
    7 anos ago

    Amigo a questão do sábado é uma questão de obediência, hoje o ser humano quer saber mais que Deus. Deus disse sábado é sábado aliás quando ele abençoou e o santificou Ele simplesmente separou esse dia em especial.
    Eu fico com o que Deus ordenou a fazer e não o que o homem acha.

    Responder
    • jcp says:
      7 anos ago

      então obedeça a risca “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.” êxodo 35:3 Vocês não guardam o sábado cousa alguma, pseudo moralismo, o sábado foi benemérito no A.T e não no N.T vide colossenses 2:16-17

      Responder
    • jcp says:
      7 anos ago

      “Eu fico com o que Deus ordenou a fazer e não o que o homem acha”

      inverdade sua ! guarde a risca êxodo 35:3 … EGW não acendia a lareira no sábado no frio pesado EUA em 1800 e bolinha ? então, não cumpria êxodo 35:3, vcs são supostos guardadores sabatistas nada mais.

      Responder
  125. Adilson Azeredo Coutinho says:
    7 anos ago

    Os 10 mandamentos então, não foram dados para toda humanidade ?? Só 9? Porque??

    Responder
    • jcp says:
      7 anos ago

      simples …

      no A.T os “dez mandamentos” foram dados a Israel, no N.T (conhece o Nova Aliança né ? ) não necessita-se guardar sábado pois é sombra vide colossenses 2:16-17 (não tenha medo de colossenses).

      Responder
    • jcp says:
      7 anos ago

      “Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz” Efésios 2:15

      o carteiro e coletor de lixo trabalha para você no dia de “sábado” estariam eles sendo imorais contra você ?

      Responder
    • jcp says:
      7 anos ago

      e é uma inverdade que você guarda o “sábado” por acaso você guarda êxodo 35:3 sobre como um procedimento sobre a guarda do sábado ?

      “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado”

      você quer 10 pra que ? se não obedece ?

      Responder
  126. joel da silva says:
    6 anos ago

    Deus é fiel e justo, não muda, nem sombra de variações há em seu caráter. Então todos teremos que dar conta de nossas ações, palavras e etc. Lembrem-se, Cristo disse: sede meus imitadores, Creia Ele guardou o sábado como deveria ser e deve ser guardado. Nao precisamos inventar bla bla.

    Responder
  127. Edmilson Soares says:
    6 anos ago

    Adão e Eva não eram judeus. “Deus abençoou o sétimo dia eo santificou” (Gênesis 2:03) antes do pecado entrar no undo.”Santificado” significa “ser separado “. Os únicos no Jardim do Éden eram Adão e Eva, o sábado foi separado para Adão e Eva, que não eram judeus.

    Responder
  128. Ailzo says:
    6 anos ago

    Que a graça de Deus esteja contigo. Cada um faz a sua escolha essa é a tua escolha si não guardas o sábado por ser so dos judeus então podes glorificar outros Deuses , matar não será pecado pra ti porque não pertences ao povo judeu 

    Responder
    • jcp says:
      6 anos ago

      seu comentário é falacioso. no NOVO TESTAMENTO, Jesus RATIFICOU todos os mandamentos, menos o “sábado” . Em em nenhum momento do sermão do monte (o qual foi o ápice de sua doutrina) nem sequer mencionou o sábado, neste sermão falou de tudo, até sobre jejum e esmola, e menos o sabado.

      Responder
    • jcp says:
      6 anos ago

      é pecado matar sim (no Antigo testamento) e no (novo testamento) também além de matar ou odiar que na visão apostólica é a mesma coisa. 1 João 3:15

      repito : seu comentário é falacioso. e sobre o sabado voce não guarda cousa alguma, esquenta comida no sabado ? (exodo 35:3) ?

      Responder
    • jcp says:
      6 anos ago

      você é falacioso e falso moralista …

      Responder
    • jcp says:
      6 anos ago

      então podes glorificar outros Deuses ???

      quem glorifica outros deuses ??? olha o nome da IASD … adventistas do “sétimo dia”.
      não é Deus em primeiro lugar ? mas como se denominaram ? “adventistas do sétimo dia”, o sabado é a principal coisa, virou uma “entidade” uma idolatria.

      Responder
  129. Adevaldo says:
    6 anos ago

    O SÁBADO FOI DADO PARA A HUMANIDADE!!

    Responder
    • jcp says:
      6 anos ago

      ENTÃO PAULO APOSTOLO ERA DESUMANO QUANDO DISSE :

      Portanto, NINGUÉM VOS JULGUE pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou DOS SÁBADOS,
      Que SÃO SOMBRAS das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

      Colossenses 2:16,17

      Responder
    • jcp says:
      6 anos ago

      quem foi dado para a humanidade foi Jesus conforme João 3:16 … no seu comentário verifica-se um flagrante de idolatria ou sabadolatria, o adventismo transformou o sabado numa suposta entidade divina o qual põem acima de Jesus. (EGWhisteísmo).

      Responder
  130. Paulo Cardoso dos Santos says:
    6 anos ago

    Por isso que importante estudar a Bíblia.Porque os adventistas gostam muito de ganhar membros de outras igrejas.

    Responder
  131. Alaor says:
    5 anos ago

    EGW: Um dízimo de nossa renda é “santo ao Senhor”. O Novo Testamento não reencena a lei do dízimo, assim como a do sábado; pois a validade de ambos é assumida. A fé em que vivo, página 244. Extraído do Review & Herald {16 de maio de 1882, par. 29

    Responder
  132. Wiliam Douglas da Silva says:
    5 anos ago

    Querido irmão Tiago se você diz que agora só o Novo Testamento que vale, sugiro que você comece a comercializar bíblias sem o Antigo Test amento e não velho como alguns dizem. Velho é esse seu pensamento leviano de querer acabar c/ os 10 mandamentos escritos pelo próprio Senhor Deus.

    Responder
  133. Lene says:
    4 anos ago

    Ok. O sábado é para ser guardado somente pelos judeus. Quem não é judeu está liberado de guardar o sábado. Então honrar aos pais, não matar, não adulterar então é regra apenas para os judeus? Quem não é judeu então está liberado para matar, roubar, adulterar?

    Responder
  134. Lene says:
    4 anos ago

    O sábado está nos 10 mandamentos. Se o sábado foi feito apenas para os judeus os outros nove mandamentos também só foram feitos para os judeus. Os 10 mandamentos estão juntos e formam a Lei de Deus. Desculpe querido irmão mas sua interpretação não tem lógica

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

A GEOGRAFIA DA FÉ NO BRASIL PÓS-CENSO 2022

A GEOGRAFIA DA FÉ NO BRASIL PÓS-CENSO 2022

9 de junho de 2025
Haverá Salvação para os Anjos maus?

Anjos do Mal

8 de junho de 2025
“Do Egito chamei o meu filho”

Refutando as Heresias contra a Doutrina da Trindade

1 de junho de 2025
A Bíblia diz para seguir o seu coração?

A Trindade Lógica e Bíblica

1 de junho de 2025
Jonas e Paulo – Histórias de contrastes

A gnose fatalista no meio protestante

31 de maio de 2025

Calendário de Posts

junho 2025
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
« maio    
Facebook Twitter Youtube RSS
CACP – Ministério Apologético

O CACP – Centro Apologético Cristão de Pesquisas, fundado em 1998 é uma organização evangélica paraeclesiástica e interdenominacional que promove a fé cristã mediante a produção de pesquisas e informações religiosas.

Siga o CACP

Siga nosso Instagram!

    The Instagram Access Token is expired, Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to refresh it.

© 2022 CACP - Ministério Apologético. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento e Hospedagem by M31 Tecnologia.

Sem resultados
Ver todos
  • Home
  • Seitas
    • Catolicismo
    • Islamismo
    • Espiritismo
    • Testemunhas de Jeová
    • Mormonismo
    • Adventismo
    • Seitas Orientais
    • Pseudocristãs
    • Igreja Universal
    • Diversas
    • Destrutivas
  • Movimentos
    • Ufologia
    • Ateísmo
    • Criticismo
    • Evolucionismo
    • Homossexualismo
    • Nome Sagrado
    • Contraditórios
  • Estudos Bíblicos
    • Diversos
    • Polêmicas
    • Dificuldades Bíblicas
    • Apologia
    • Credos Históricos
    • Religião e Sociedade
    • Missões
    • Escatologia
    • PDFs de Estudos
  • Diversos
    • Entrevistas
    • História Geral
    • Testemunhos
    • Debates
    • Mídia e Fé
  • Materiais Apologéticos
    • Livros
    • Artigos
    • PowerPoint
    • Áudio
    • Papel de Parede
    • Jornal “O Alerta”
  • Palestras
  • Vídeos
    • Canal YouTube
  • PDFs

© 2022 CACP - Ministério Apologético. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento e Hospedagem by M31 Tecnologia.

Bem-vindo(a)

OR

Faça login na sua conta

Esqueceu a senha?

Confirme sua senha

Entre com seu usuário ou email para redefinir sua senha

Log In
Vá para versão mobile