• O CACP
    • Quem somos
    • O que fazemos
    • Cremos
    • Diretoria
    • Jurídico
  • App CACP
  • e-Learning
  • Natanael Rinaldi
  • Termos de Uso
  • Contato
  • Login
CACP - Ministério Apologético
  • Home
  • Seitas
    • Catolicismo
    • Islamismo
    • Espiritismo
    • Testemunhas de Jeová
    • Mormonismo
    • Adventismo
    • Seitas Orientais
    • Pseudocristãs
    • Igreja Universal
    • Diversas
    • Destrutivas
  • Movimentos
    • Ufologia
    • Ateísmo
    • Calvinismo
    • Criticismo
    • Evolucionismo
    • Homossexualismo
    • Nome Sagrado
    • Contraditórios
  • Estudos Bíblicos
    • Diversos
    • Polêmicas
    • Dificuldades Bíblicas
    • Apologia
    • Credos Históricos
    • Religião e Sociedade
    • Missões
    • Escatologia
    • PDFs de Estudos
  • Diversos
    • Entrevistas
    • História Geral
    • Testemunhos
    • Debates
    • Mídia e Fé
  • Materiais Apologéticos
    • Livros
    • Artigos
    • PowerPoint
    • Áudio
    • Papel de Parede
    • Jornal “O Alerta”
  • Palestras
  • Vídeos
    • Canal YouTube
  • PDFs
Sem resultados
Ver todos
  • Home
  • Seitas
    • Catolicismo
    • Islamismo
    • Espiritismo
    • Testemunhas de Jeová
    • Mormonismo
    • Adventismo
    • Seitas Orientais
    • Pseudocristãs
    • Igreja Universal
    • Diversas
    • Destrutivas
  • Movimentos
    • Ufologia
    • Ateísmo
    • Calvinismo
    • Criticismo
    • Evolucionismo
    • Homossexualismo
    • Nome Sagrado
    • Contraditórios
  • Estudos Bíblicos
    • Diversos
    • Polêmicas
    • Dificuldades Bíblicas
    • Apologia
    • Credos Históricos
    • Religião e Sociedade
    • Missões
    • Escatologia
    • PDFs de Estudos
  • Diversos
    • Entrevistas
    • História Geral
    • Testemunhos
    • Debates
    • Mídia e Fé
  • Materiais Apologéticos
    • Livros
    • Artigos
    • PowerPoint
    • Áudio
    • Papel de Parede
    • Jornal “O Alerta”
  • Palestras
  • Vídeos
    • Canal YouTube
  • PDFs
Sem resultados
Ver todos
CACP - Ministério Apologético
Sem resultados
Ver todos
Home Seitas Adventismo

O que significam os termos LEI e MANDAMENTO no Evangelho de João?

Prof. Paulo Cristiano da Silva por Prof. Paulo Cristiano da Silva
4 de setembro de 2012
em Adventismo, Lei, Seitas
17
0
SHARES
145
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Embora o termo ” a Lei ” e a palavra ” mandamento” é freqüentemente usadas de modo intercambiável na Bíblia, o Evangelho de João faz uma nítida distinção entre eles. A expressão ” a Lei ” aparece quatorze vezes no Evangelho de João. A palavra ” mandamento” também aparece aproximadamente quatorze vezes.

É sabido que o Evangelho de João é um livro de controvérsias. O livro descreve uma grande confrontação entre Jesus e a Lei, entre o mandamento de Cristo ou do Pai e a Lei, entre Jesus e Judaísmo, e entre a igreja e a sinagoga. Gutbrod declara que João ” não tem nenhum interesse particular na Lei como uma possibilidade para regular o ser humano ou até mesmo para prática Cristã. ” Ele também diz que em João ” a Lei nunca é usada como a regra de conduta Cristã para a igreja. ” por outro lado, no livro de João, Jesus repetidamente deseja que seus discípulos obedeçam os seus mandamentos.

Em todos, excetuando-se apenas uma vez, o termo lei aparece acompanhado de artigo definido. Sempre aparece o termo “a lei”, veja:

“a lei foi dada por intermédio de Moisés.” João 1:17.

” Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José” João 1:45.

A “Lei” em pauta, é claro, se refere à Lei de Moisés. É o corpo de instruções revelado a Moises que constituiu a base para a vida social e religiosa de Israel. É o corpo de revelação divina dado a Moises. Em um contexto mais lato no Evangelho de João, porém, o termo ” a Lei ” recorre não só aos cinco livros de Moisés mas também inclui os Salmos e os livros proféticos do Velho Testamento e, realmente, o próprio Velho Testamento inteiro.
Por exemplo: “Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses?” (João 10:34; cf. Salmos 82:6). E novamente: ” Mas isto é para que se cumpra o que está escrito na Lei : ‘ me odiaram sem razão. ” (João 15:25; cf. Salmos. 35:19; 69:4).
Em algumas passagens Joanina a expressão ” a Lei ” pode recorrer à Lei de Moisés em sentido não específico.

Observe: 

“Moises não lhes deu a lei? Contudo nenhum de vós pratica. Por que procurais matar-me?”João 7:19.

“Ora, se um homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, como vos indignais contra mim, porque no sábado tornei um homem inteiramente são?”João 7:23.

Em outras situações o termo ” a Lei ” tem o significado específico de uma ordenação legal:

“A nossa lei, porventura, julga um homem sem primeiro ouvi-lo e ter conhecimento do que ele faz?” João 7:51. 

Mas sempre que o termo ” a Lei ” é usada no Evangelho de João, refere-se à Lei do Velho Testamento conhecida como a Torah dos judeus. João ensina que esta Lei de Moisés apontava para Cristo. É uma profecia sobre Cristo. Quando os judeus confrontaram Jesus e o acusaram de estar quebrando a Lei por curar no dia de sábado, eles o renegaram como um pecador fora da lei e então tentaram mata-lo. Fazendo isto, João mostra que os judeus eram infiéis à sua lei (veja João 7:19). Além disso, João mostra que Moises testemunhou de Cristo. Se os judeus tivessem sido fiéis à Lei, eles teriam abraçado Jesus como o Messias deles e Salvador em lugar de ter tentando mata-lo (João 7).

João também ensina que a Lei não só aponta para Cristo; não só é uma profecia sobre Cristo; mas a própria Lei é substituída por Jesus. Este pensamento é tecido ao longo do livro de João, mas é apresentado especialmente no prólogo de João 1:1-18.

Vejamos:

“No princípio era a Palavra [verbo], e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele estava no princípio com Deus; todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava vida, e a vida era a luz dos homens”

“Ninguém nunca viu a Deus; o Filho unigênito que está no seio do Pai; é quem o revelou” João 1:1-4,18

Os estudiosos descobriram que este prólogo Joanino é derivado de um hino pré-cristão composto por poetas rabínicos em elogio à Torah judaica. Os rabinos diziam que a Torah era a Lei, sabedoria, palavra. Eles diziam que a Torah estava desde o princípio com Deus e era o instrumento pelo qual Deus fez o mundo. Era o tesouro de Deus. A Torah estava desde o princípio no seio de Deus. Estava cheia de graça e verdade. João pega este hino pré-cristão em elogio à Torah e transfere a honra da Lei para Cristo. Jesus substitui a Torah.
Em outro lugar no livro de João, expressões como luz do mundo, água da vida, pão da vida, bom pastor, caminho, verdade e vida que os rabinos ensinavam designando à Lei judaica, agora é transferida para Jesus Cristo. Cristo é o fim a quem a Lei aponta, o que é o cumprimento da Lei, o que agora substitui a Lei, e a substitui como a revelação final de Deus.

Com a vinda de Cristo a Lei perdeu aquele valor que tinha antes, ela não tem o mesmo significado para João ou para a comunidade Cristã nascente. A revelação suprema de Deus não veio com Moisés, mas com o Filho de Deus. Por isto a regra suprema de vida para a comunidade Cristã não pode ser a Torah ; mas deve ser a palavra que sai diretamente de Deus para o Filho que é os mandamentos de Jesus.

É significativo que o livro de João apresenta a Lei como a Lei dos judeus. Nos lábios de Jesus no Evangelho de João, a Lei se torna invariavelmente “sua Lei”, a Lei deles isto é, a Lei dos judeus.

Assim temos:

“Ora, na vossa lei está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro.” João 8:17.

“Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses?” João 10:34.

” Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: “Odiaram-me sem causa” João 15:25.

Observe que João coloca palavras semelhantes na boca de Pilatos, de Nicodemos e dos judeus:

“Disse-lhes Pilatos: ‘Levai-o vós e julgai-o segundo a vossa lei “.João 18:31.

“Condena a nossa lei alguém sem primeiro ouvi-lo para descobrir o que faz?” João 7:51.

“Os judeus insistiram, ” Nós temos uma lei, e segundo essa lei ele deve morrer, porque se fez filho de Deus ” João 19:7.

No quarto evangelho a “Lei” é caracterizada constantemente como “a Lei dos judeus”.
João, escrevendo perto do fim do primeiro século, reflete a mesma visão da Lei como havia feito Jesus. A pessoa que ler seu evangelho percebe claramente uma certa distância pela qual a lei está sendo encarada e como é associada de algum modo especial com os judeus.

Em João a Lei não é usada como uma regra de vida para a comunidade cristã, porque Cristo, a quem a Lei apontou já veio. Ele substituiu a Lei como uma revelação de Deus. Todos os títulos de honra que o os rabinos deram à Lei, João transferiu para a pessoa de Cristo, de forma que a Lei se tornou [para os judeus] “sua Lei” agora, a “Lei deles”, ” a Lei de Moisés, ” a Lei dos judeus”. Enquanto a Lei é valiosa porque tem profeticamente apontado para Cristo, João já não pode avaliar isto como um judeu avaliaria, ou seja, segundo os moldes do rabinismo. Para ele a devoção para com a Lei já não caracteriza os filhos de Deus. A devoção que os cristãos devem prestar agora é para com Cristo.

A fé cristã nos obriga a encarar o testamento de Deus, não como revelado na Lei, mas como revelado na pessoa de Cristo. A revelação que passou por Moisés era uma revelação mediada. Não veio diretamente de Deus, porque Moisés nunca viu a Deus: “Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.” (João 1:18). Ao contrário, ao longo dos escritos de João vemos constantemente que a revelação por Jesus Cristo é superior a Moisés porque Cristo foi ensinado diretamente por Deus. Ele realmente é a Palavra de Deus em carne. Nas palavras de Jesus o que importa obedecer não é mais a velha lei mas os mandamentos Dele.

Primeiro, foi mandamento do Pai que Jesus desse sua vida pelas ovelhas: 

“Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho [autoridade] para a dar, e tenho [autoridade] para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.” João 10:18

“E sei que o seu mandamento é vida eterna. Aquilo, pois, que eu falo, falo-o exatamente como o Pai me ordenou.” João 12:49, 50

“mas, assim como o Pai me ordenou, assim mesmo faço, para que o mundo saiba que eu amo o Pai. Levantai-vos, vamo-nos daqui.” João 14:31

” Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” João 15:10

Percebemos então que a ordem do Pai que Jesus obedece não é a Lei de Moisés; é a ordem para dar a vida Dele como um resgate por muitos – é o mandamento do amor sacrificial.
Outra questão significativa é que a palavra ” mandamento ” não só tem o significado de mandamento do Pai para Jesus, mas também do mandamento de Jesus para os discípulos dele, vejamos: 

” Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros ” João 13:34

” Se me amais, guardareis meus mandamentos “. João 14:15.

“Aquele que tem meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama”. João 14:21

” Se guardardes meus mandamentos permanecereis no meu amor… “. João 15:10

“O meu mandamento é este : Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” João 15:12

” Vós sois meus amigos se vos fizerdes o que eu vos mando “. João 15:14

Os mandamentos de Jesus é “que nós nos amemos uns aos outros como Ele nos amou “. A expressão ” eu vos amei” é o mandamento que o Pai ordenou, de forma que, para os discípulos obedecerem o mandamento precisam primeiro refletir sobre o amor do Pai em Cristo.

Assim, em resumo nós reconhecemos que João distingue a Lei que passou por Moisés dos mandamentos que passa por meio de Jesus. João evita usar o termo ‘ lei ” ou ” nova lei” para o Novo Testamento que veio por Jesus Cristo. Ao invés disso, ele usa a palavra ” mandamento” . João não usa a expressão “a lei” nem nas suas epístolas, no evangelho ou no livro do Apocalipse. Parece que ele abandona a termo ” lei ” ao tentar expressar nossa obrigação para obedecer a Palavra de Deus. Nos escritos de João, Jesus, não define um código novo de regulamentos para a comunidade Cristã. E Paulo tampouco dá detalhes sobre a ética cristã. O ensino deles é profundamente espiritual. É centrado na mesma pessoa de Cristo.

Portanto, quando os apostolos falam em guardar seus mandamentos no NT, temos de levar em consideração o contexto da Nova Aliança em Cristo e não mais o da Antiga, temos de levar em conta a cruz e não mais o Sinai.

Tags: O que significam os termos LEI e MANDAMENTO no Evangelho de João ?
Anterior

O que é a Torah?

Próximo

“A Grande Esperança” ou mais uma heresia?

Prof. Paulo Cristiano da Silva

Prof. Paulo Cristiano da Silva

Relacionados Posts

Vó Rosa: A Seita que Idolatra Homens como Deuses!
Destaques

Vó Rosa: A Seita que Idolatra Homens como Deuses!

11 de setembro de 2025
Vó Rosa na Trindade – uma blasfêmia!
Destaques

Vó Rosa na Trindade – uma blasfêmia!

31 de agosto de 2025
A Similaridade entre a CCB e a Igreja da Vó Rosa
Destaques

A Similaridade entre a CCB e a Igreja da Vó Rosa

29 de agosto de 2025
A  Seita da Santa Vó Rosa
Destaques

A Seita da Santa Vó Rosa

21 de agosto de 2025
Movimento de Ajuda às Vitimas das Testemunhas de Jeová
Destaques

Movimento de Ajuda às Vitimas das Testemunhas de Jeová

17 de agosto de 2025
“Dar moral pro Rodrigo Silva é dar um tapa na cara dos Ex-Adventistas!”
Adventismo

“Dar moral pro Rodrigo Silva é dar um tapa na cara dos Ex-Adventistas!”

13 de agosto de 2025
Próximo

"A Grande Esperança" ou mais uma heresia?

+Comentado 17

  1. Josué Silva says:
    12 anos ago

    Que o Senhor possa continuar abençoando essa equipe de pesquisadores, vlw!

    Responder
  2. edy says:
    11 anos ago

    Gloria a Deus. eu gostaria de saber (segundo avossa publicacao)se o dizimo e um mandamento ou lei ?

    Responder
  3. Neto says:
    11 anos ago

    Percebe-se q o mandamento do Senhor Jesus é apenas um: Amai uns aos outros assim como eu vos amei.
    Então porque o apóstolo quando se refere a este mandamento, escreveu no plural? Ex: … se guardar os meus mandamentos.
    O Apóstolo errou? Afinal são vários ou apenas (1) um. 

    Responder
  4. Jonas Ariel says:
    11 anos ago

    Como explicar tudo isso? Se eu anular a lei não posso confiar em Jesus porque ele mesmo disse que não anulou.
    Preciso de respostas…

    Responder
    • Alziro says:
      11 anos ago

      Prezado Jonas, não é possível anular a lei, entenda que o que está sendo dito é, tempo da lei. A lei de Moisés ou o Antigo Testamento apontavam para Cristo, testificavam dele, Cristo é o cumprimento da lei, daí o significado da frase ” não vim revogá-la mas vim cumpri-la”.

      Responder
    • Daniel says:
      10 anos ago

      Jesus disse que nenhum til cairia da Lei até que tudo estivesse CUMPRIDO. Jesus cumpriu.
      O fim da Lei é Cristo para Justiça de todo aquele que nele CRER.

      Responder
  5. Quinilson Alfa Alfa says:
    11 anos ago

    Jesus disfez a Lei dos Mandamento
    Efesios 2:14-16

    Responder
  6. joseilton says:
    10 anos ago

    amigo vc esta confundindo as leis.decalogos das demais.pregar que as leis foi abolidas em um pais onde a criminalidade crese cada dia . é um pouco confusso. as leis precisam ser mais duras para que os infratores sejam punidos e vc quer acabar

    Responder
  7. Anderson Pinheiro says:
    10 anos ago

    Olá paz,pela primeira vez consegui compreender o significa a palavra mandamento, na nova aliança,Parabéns pelo trabalho e Que Deus continue Abençoando esse trabalho edificante.

    Responder
  8. Luz says:
    9 anos ago

    ..Isso revela que a fé sem as obras é morta. Devemos ter fé, mas obedecer e cumprir todos os mandamentos deixados para nós. 
    Em toda a palavra de Deus temos inúmeras vezes fiéis cumprindo a lei. Em nenhum trecho bíblico vemos sua abolição. E aí…vai pagar para ver?
    Deus abençoe!

    Responder
    • Lilian says:
      6 anos ago

      Leia hebreus 7:11,12 e 19.
      Lá fala q a lei foi abolida

      Responder
  9. carla says:
    9 anos ago

    Amigo, não esqueça de colocar a fonte no final do artigo.  Esse artigo é de Robert Brinsmead.

    Senão irá cair no mesmo erro atribuído a Ellen White: “Plagio”

    Responder
  10. Clemar says:
    8 anos ago

    Bem tudo isto que entendi em pouca leitura que fiz de João só queria saber se tinha algum respaldo. E tem. Obrigado pelo auxílio, isto me leva a ter mais segurança no meu Senhor Jesus. Bora guardar seus mandamentos!

    Responder
  11. Jose says:
    7 anos ago

    Jesus disse .. não pensem que vim para abolir a “lei” ou os profetas,não abolir mas cumprir . MT 5:17 se quiserem leiam até o 20. Rm 3:31 antes confirmamos a lei.. Sem ” lei” não tem “graça” mediadora de Cristo.. texto fora de contexto vira pretexto.. MT 7:15-23..

    Responder
  12. Jucelino Fernando pessoa says:
    6 anos ago

    Leia Êxodo 31:18

    Lá fala que foi Deus quem escreve com seu próprio dedo amém irmão

    Responder
    • jcp says:
      6 anos ago

      esse estória de argumentar dedo de Deus, já caiu por terra …

      http://www.cacp.app.br/os-10-mandamentos-e-o-dedo-de-deus/

      Responder
  13. Raimunda says:
    3 anos ago

    Hebreus 7 11…. Nao fala que a lei foi abolida ela fala de mudanças, ai podemos ver , não precisamos matar um cordeiro, nao precisamos fazer um altar. É a mudança da lei Cristo cumpriu a lei ele foi o sacrifício por nós

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Vó Rosa: A Seita que Idolatra Homens como Deuses!

Vó Rosa: A Seita que Idolatra Homens como Deuses!

11 de setembro de 2025
Sacrifício de crianças — no passado e hoje

A Bíblia condena claramente o sacrifício de vidas humanas?

7 de setembro de 2025
Ex-membro da Seita da Vó Rosa conta tudo

Ex-membro da Seita da Vó Rosa conta tudo

3 de setembro de 2025
Vó Rosa na Trindade – uma blasfêmia!

Vó Rosa na Trindade – uma blasfêmia!

31 de agosto de 2025
A Similaridade entre a CCB e a Igreja da Vó Rosa

A Similaridade entre a CCB e a Igreja da Vó Rosa

29 de agosto de 2025

Calendário de Posts

setembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
« ago    
Facebook Twitter Youtube RSS
CACP – Ministério Apologético

O CACP – Centro Apologético Cristão de Pesquisas, fundado em 1998 é uma organização evangélica paraeclesiástica e interdenominacional que promove a fé cristã mediante a produção de pesquisas e informações religiosas.

Siga o CACP

Siga nosso Instagram!

    The Instagram Access Token is expired, Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to refresh it.

© 2022 CACP - Ministério Apologético. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento e Hospedagem by M31 Tecnologia.

Sem resultados
Ver todos
  • Home
  • Seitas
    • Catolicismo
    • Islamismo
    • Espiritismo
    • Testemunhas de Jeová
    • Mormonismo
    • Adventismo
    • Seitas Orientais
    • Pseudocristãs
    • Igreja Universal
    • Diversas
    • Destrutivas
  • Movimentos
    • Ufologia
    • Ateísmo
    • Calvinismo
    • Criticismo
    • Evolucionismo
    • Homossexualismo
    • Nome Sagrado
    • Contraditórios
  • Estudos Bíblicos
    • Diversos
    • Polêmicas
    • Dificuldades Bíblicas
    • Apologia
    • Credos Históricos
    • Religião e Sociedade
    • Missões
    • Escatologia
    • PDFs de Estudos
  • Diversos
    • Entrevistas
    • História Geral
    • Testemunhos
    • Debates
    • Mídia e Fé
  • Materiais Apologéticos
    • Livros
    • Artigos
    • PowerPoint
    • Áudio
    • Papel de Parede
    • Jornal “O Alerta”
  • Palestras
  • Vídeos
    • Canal YouTube
  • PDFs

© 2022 CACP - Ministério Apologético. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento e Hospedagem by M31 Tecnologia.

Bem-vindo(a)

OR

Faça login na sua conta

Esqueceu a senha?

Confirme sua senha

Entre com seu usuário ou email para redefinir sua senha

Log In
Vá para versão mobile