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Home Destaques

Dízimos, Ofertas e Contribuições

Artigo compilado por Artigo compilado
14 de julho de 2022
em Destaques, Dificuldades Bíblicas, Estudos Bíblicos
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“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida ” (Ml 3.10)

Tudo neste mundo, no que se refere à organização e funcio­namento da sociedade, depende do sustento financeiro. O Reino de Deus também tem esta necessidade. E Deus estabeleceu como meio de sustento da sua obra os dízimos e a ofertas (Ml 3.8).

DÍZIMOS

  1. A palavra “dízimo”. Dízimo quer dizer “dez por cento”. Entregar o dízimo a Deus significa pagar-lhe dez por cento de toda a nossa renda.
  2. “Dar” ou “panar”? Quando lemos Gênesis 14.18-24, ve­mos que no verso 20b. Abraão “deu” o dízimo a Melquisedeque. No entanto, o texto de Hebreus 7.1-10, já no Novo Testamento, nos mostra uma visão diferente: o dízimo visto como uma dívida que temos a “pagar”. Note:

v.4 – “…Abraão… pagou o dízimo…”

v.5 – “…recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo…”

v.8 – “. . .aqui são homens mortais os que recebem dízimos…”

v.9 – “…Levi, que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão.”

  1. A quem pagamos o dízimo? Algumas pessoas pensam que pagamos os dízimos à igreja. Outros, que ao pastor. Outros, que ao tesoureiro. Na realidade, a quem pagamos o dízimo? Veja outra vez Hb 7.1-10:
  2. Os levitas recebiam dízimos de seus irmãos (vs. 5.9).
  3. Levi pagou dízimos. Levi, de quem vieram os levitas, pa­gou dízimos, através de Abraão, embora Levi não fosse ainda nas­cido (v. 10).
  4. Melquisedeque, maior do que Abraão. Foi símbolo e re­presentante de Cristo (v.10).
  5. Israel pagava dízimos aos levitas. E estes pagaram dízimos a Melquisedeque. Abraão pagou dízimos a Melquisedeque, sím­bolo e representante de Cristo. Isto significa que os dízimos, em última análise, são pagos a Jesus.
  6. Como deve ser o dizimo? Seguem algumas explicações importantes
  7. Com o a própria palavra diz: 10% (dez por cento) de toda a renda.
  8. O dízimo deve ser de tudo. De toda a renda. Quer dizer, não é do líquido, mas do bruto. E de tudo que a pessoa recebe (Gn 14.20; Hb 7 2)
  9. Primícias. O dízimo que deve ser dado é das primícias. É a melhor parte, “a nota mais nova” (Hb 7.4).
  10. O dízimo do Velho Testamento. No VT encontramos o dízimo antes da lei e na lei.
  11. O dízimo antes da lei. A primeira referência ao dízimo está em Gn 14.18-24 e é o dízimo de Abraão. Não havia lei. O outro texto é Gn 28.18-22, onde Jacó prometeu dar o dízimo. Estes tex­tos nos mostram que o dízimo é anterior à lei.

O dízimo na lei. Como outros costumes existentes, no tempo de Moisés, também o dízimo foi incorporado à lei. Em Lv 27.30- 32 o mandamento para o povo dizimar. Números 18.20-32 fala da finalidade do dízimo. Também Deuteronômio 14.22-29. O povo de Israel, quando vivia bem com Deus, dizimava (2Cr 31.2-6; Ne 10.35-39; 13.7-12).

  1. O dizimo no Novo Testamento. O NT contém lições impor­tantes acerca do dízimo:
  2. Jesus não ab-rogou o dízimo. Ele recomendou que os fariseus observassem os principais preceitos da lei, sem abando­nar a prática do dízimo, ainda que das coisas mínimas (Mt 23.23). Jesus, Paulo, Pedro e outros apóstolos, por serem judeus, é claro, dizimavam. Talvez seja esta a razão pela qual não temos mais escritos sobre o dízimo no Novo Testamento.
  3. Um padrão de vida maior. No NT, somos chamados a en­tregar tudo ao Senhor. Isto significa que não devemos dar só o dízimo, mas muito mais. Os crentes primitivos davam tudo. Esta foi outra razão pela qual os apóstolos ministraram pouco sobre dízimo. Como falar sobre o dízimo a quem dava tudo?
  4. O texto de Hebreus 7.1-10 diz claramente que a Jesus é que o dízimo é pago.

OFERTAS

Além dos dízimos, os crentes devem dar ofertas. As ofertas são o que o crente dá além do dízimo.

  1. A primeira referência à oferta. A primeira vez que a Bíblia fala de oferta e no caso de Caim e Abel (Gn 4.1-7). Ali, vemos uma oferta que agradou a Deus e outra que não agradou. E diz que o problema estava no coração do ofertante (v.7).
  2. Os princípios que regem os dízimos regem também as ofer­tas. A base da contribuição com dízimos e ofertas é o coração voltado para o propósito de servir ao Senhor. A diferença está na forma (dízimo e dez porcento da renda; oferta é o que se dá acima dos dízimos, conforme propuser o coração); e na finalidade (dízimos, para que haja mantimento na casa do Senhor; ofertas, para custeio de outras despesas, como construções – a exemplo do Tabernáculo, nos dias de Moisés).
  3. Ofertas a pessoas ou instituições. Pode-se dar contribui­ção a instituições ou pessoas. Esse tipo de oferta é chamado, às vezes, de “esmola” (At 24.17). Mas “esmola”, aqui, não significa algo de valor irrisório, como se dá a um mendigo, mas uma boa oferta.
  4. A ofertas no Velho Testamento. No VT, as ofertas eram dos elementos mais variados: animais para sacrifício, alimento para o sustento dos sacerdotes, dos pobres e dos estrangeiros, madeiras, metais e pedras preciosas.
  5. Pode-se fazer oferta em mercadoria. Roupa, calçado, ali­mento, material para construção etc. Mas. quando se faz campa­nha por oferta, de um modo geral, o que se espera é contribuição cm dinheiro. Não se deve pegar o dinheiro e comprar algo para ofertar.
  6. O método bíblico para o sustento da obra de Deus. Não encontramos na Bíblia outro método que não seja dízimos e ofer­tas para o sustento da obra Quermesses, sorteios, promoções, fes­tas beneficentes, etc., são estranhas à Palavra de Deus. Portanto, devemos dizimar e ofertar.

ADMINISTRARÃO DOS DÍZIMOS E OFERTAS

  1. Quem administra os dízimos? O dízimo não é para ser ad­ministrado pelo crente, individualmente, de acordo com a sua von­tade. Ele deve ser entregue à igreja, à “casa do tesouro” (MI 3.10). O objetivo é haver abundância na casa de Deus.
  2. De onde vinha o sustento de Jesus e seus doze? O grupo de Jesus era sustentado por ofertas de pessoas amigas (Lc 8.1 -3); Havia no grupo um tesoureiro – Judas Iscariotes (Jo 12.4-6); O uso do dinheiro era orientado por Jesus (Jo 13.29); Desse “caixa” eram custeadas as despesas do grupo e feitas doações
  3. Como funcionavam as finanças na igreja primitiva? Nos primeiros dias da igreja, os crentes vendiam seus bens e deposita­vam tudo aos pés dos apóstolos (At 4.34,35; 5.2) e os apóstolos distribuíam (At 4.35). Mais tarde, os diáconos foram instituídos para cuidar dessa área (Al 6.1 -7).
  4. E os missionários, como faziam? Paulo e Barnabé leva­vam ofertas de uns irmãos para outros (At 11.29,30; 24.17). Ou­tros cooperavam com Paulo no recolhimento de ofertas para irmãos necessitados (I Co 16.3; 2Co 9.5). A oferta era preparada com antecedência (I Co 16.2). Companheiros de Paulo faziam cam­panhas financeiras (2Co 8.1 -6).

 Além de ser um dever para o crente, dizimar e ofertar e, so­bretudo, um privilégio. Mais bem-aventurado é dar que rece­ber” (At 20.35). E as bênçãos? “Dai, e dar-se-vos-á” (Lc 6.38). E “derramarei sobre vós benção sem medida” (Ml 3.10). Apropriemo-nos das bênçãos de Deus, sendo fieis.

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