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Home Destaques

Quais línguas foram faladas no dia de Pentecostes?

Itard Víctor Camboim de Lima por Itard Víctor Camboim de Lima
22 de dezembro de 2016
em Destaques, Diversos, Estudos Bíblicos
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 estudando-a-biblia

Que as línguas foram dadas de forma sobrenatural não temos dúvidas, pois segundo Jesus elas estariam ligadas a um revestimento de poder vindo do Céu. (Mc 16:17; Lc 24:49). Porém, assim como em muitas das passagens da Bíblia de difícil compreensão, os estudiosos divergem quanto ao tipo de língua que foi falada. Uns entendem que foram faladas línguas inteligíveis ou terrenas. Outros afirmam que os discípulos falaram línguas ininteligíveis, isto é, as que os homens não as entendem senão por interpretação divina.

Para tentarmos elucidar esta questão, é necessário de antemão sabermos que o autor do livro de Atos, o evangelista Lucas, usou duas palavras gregas que são traduzidas como línguas, a saber, dialekto e glossa na narrativa do derramamento do Espírito Santo. Embora glossa e dialekto sejam palavras diferentes, às vezes elas se referem a mesma coisa, pois no Novo Testamento essas palavras ocorrem se referindo ao órgão que está na boca, aos idiomas inteligíveis falados naturalmente pelos homens, como às línguas ininteligíveis. Vejamos as ocorrências:

Dialekto fazendo referência ao idioma inteligível (At 1:19, 2:6, 8, 21:40, 22:2, 26:14);

Glossa fazendo referência ao idioma inteligível e ao órgão (Lc 1:64; At 2:26; Rm 3:13, 14:11; 1Co 13:1; Fp 2:11; Tg 3:5, 6; 1Jo 3:18; Ap 5:9, 10:11);

Glossa fazendo referência à língua ininteligível que pode ou não vir acompanhada de profecia (At 10: 46, 19:6; 1Co 14:2, 4, 13, 14, 19, 27);

Glossa e Dialekto se referindo às línguas de Atos 2 (At 2:4, 8).

Dessa forma, já ficou claro que será o contexto o principal responsável pela resposta que buscamos.

Bem, de acordo com texto lucano, após os discípulos começarem a falar em línguas conforme o Espírito lhes concedia que falassem (At 2:4), os judeus que vieram de muitas partes, como, por exemplo, da Mesopotâmia, da Judéia, da Capadócia, da Frígia, da Panfília, do Egito e demais localidades (At 2:5-11), ficaram perplexos por ouvirem os discípulos falando nas suas próprias línguas maternas (At 2:8). Até aqui já ficou claro que os discípulos falaram nas línguas maternas dos ouvintes. Mas queremos ainda chamar a atenção para uma pergunta que esses homens fizeram a respeito do ocorrido que é fundamental para a conclusão:

Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão falando? (At 2:7 ARA)

Por que eles fizeram essa pergunta enfatizando que os discípulos vinham da Galileia e demonstrando total admiração?

Porque quem habitava na região da Galileia não era bem visto pelos judeus da capital Jerusalém, pois lá era uma região onde tinha um número considerável de gentios, e por isso era chamada de Galileia dos gentios (Mt 4:15). Além disso, os galileus não sabiam pronunciar o aramaico e o grego como os judeus que moravam na capital, por exemplo, pois os galileus tinham um aramaico rude que ao pronunciá-lo ficava fácil de saber de onde eles eram (Mc 14:70), e provavelmente um grego capenga, o que teria feito com que os ouvintes ficassem atônitos depois que os ouviram louvar a Deus em vários idiomas que eles não tinham aprendido e com uma eloquência como antes jamais vista. (CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado. Edição Revisada. Vol 3. p. 58-59. 2014. HAGNOS).

Isto é, as línguas faladas em Atos 2, embora dadas pelo Espírito Santo foram línguas terrenas e não as que Paulo disse que quem as fala, não fala a homens, mas apenas a Deus (1Co 14). E essa foi a conclusão de alguns mestres da Igreja, como, Orígenes, Hilário de Poitiers, Eusébio de Emesa, Cirilo de Jerusalém, Filastrius, Pseudo Constantius, Guadêncio de Brescia, João Crisóstomos, Rufino de Aquiléia, Pelágio, Agostinho, Juliano de Eclano, Léo, o Grande, Teodoreto de Ciro, Jacó de Serugh, Cassiodoro, Gregório o Grande e Paládio. (GUMERLOCK, Francis. Toques in the Church Fathers. p. 125-131 apud  RODRIGUES, Zwinglio. Falar em Línguas. Um Estudo Sobre o Fenômeno da Glossolália. p.  40. 2016. REFLEXÃO).

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+Comentado 13

  1. Vinícius Briel Costa says:
    8 anos ago

    Muito bom! O texto é muito claro, é só ler! E na verdade, o único dom de línguas da bíblia é esse, essas línguas de hoje começaram no século passado, e são faladas até pelas religiões afro, não tem nada de Deus.

    Responder
    • Shun says:
      8 anos ago

      Cara você não entendeu o texto acima, ele não está dizendo que o dom de línguas é em sua totalidade idiomas humanos, mas somente no evento de atos 2. No último parágrafo ficou evidente que o autor defende dois tipos de línguas, o de idiomas em atos e o angelical em I Cor 14.

      Responder
    • Marcus says:
      7 anos ago

      Em nenhum momento nem a bíblia e nem o artigo disseram que as línguas estranhas que falamos não são de Deus, você está totalmente equivocado

      Responder
  2. jcp says:
    8 anos ago

    o evento do dia pentecostes foi prático e objetivo : falar de Jesus ou das grandezas de Deus na língua nativa dos povos que ali estavam de várias nacionalidades, posteriormente depois, em cada localidade da igreja, tinham experiências de orar em línguas estranhas que só Deus entendia.

    Responder
  3. Rafaelo says:
    8 anos ago

    E 1 co 14 E a mesma glossolalia…Ato 2..Atos 10…Atos 19…. E uma língua daqui porem quem fala não estudou para falar ela..Diferente da xenoglossia que é eu estudar e aprender o idioma..

    Responder
  4. Gutier Pereira says:
    8 anos ago

    A discussão sobre o dom de falar línguas ininteligíveis deve pertencer ao interminável rol das questões em aberto.É precipitação ‘bater o martelo’ ,positivo ou negativamente, sobre o tema.Por quê não admitir que o tal foge a cognoscibilidade humana, manter a mente aberta a discussão ?

    Responder
  5. Valdemir Lima says:
    8 anos ago

    Os estudiosos da Bíblia nunca chegam a um consenso, quando se refere a pregação pelos discípulos de Jesus no dia do pentecoste. No dia de Pentecostes, Deus inverteu o acontecido na torre de Babel. Lá ele confundiu as línguas: no pentecoste, ele desconfundiu. Simples assim.

    Responder
    • jcp says:
      8 anos ago

      “simples assim” ?! se o pentecostes fosse uma “torre de babel” ao reverso como voce afirma ser … então por que você não está agora falando noutras línguas pátrias ? Babel foi uma coisa de nivel mundial, e não local (cenáculo em jerusalém).

      Responder
    • jcp says:
      8 anos ago

      o dom do espírito santo derramado no dia de pentecostes no cenaculo em jerusalém foi apenas um preludio dos dons do espirito santo que paulo iria ministrar na igreja conforme 1 corintios 12 em diante. os dons foram sendo liberados com o tempo nas inauguração das igrejas locais na epoca.

      Responder
  6. BLADE says:
    7 anos ago

    Quero saber se depois desse evento em Atos, eles usaram estas línguas dadas pelo Espirito Santo para pregar as outras nações, pois os mesmos ainda não falavam os idiotas dado pelo Espírito????

    Responder
  7. claudionor Alves says:
    5 anos ago

    ola boa noite amados irmaos! Tenho uma duvida. com todos aqueles irmoas falando em varios indiomas dados pelo Espirito Santo,como foi possivel todas as outras pessoas ouvirem cada um na sua lingua materna,se eram varios indiomas ao mesmo tempo

    Responder
  8. Jeferson says:
    4 anos ago

    Glosso: Cornélio um centurião em território hebreu, que já falava todas as linguas da região: o Latim, o grego, o hebraico e aramaico e talvez o siriaco. Quando o Espírito Santo veio sobre Cornélio todos o ouviram falar em linguas e ficaram maravilhados. Que línguas eram essas então?

    Responder
  9. Luiz Henrique de Almeida Silva says:
    3 anos ago

    Creio que falaram em línguas desconhecidas porque receberam o Dom de Variedade de Línguas. Os ouvintes ouviam em seu dialeto natural. Ou seja, de seus próprios países. Assim acontece comigo. Falo em línguas que não entendo e o ouvinte ouve em sua língua materna.

    Responder

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