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Home Assinantes Livros Adventistas

A Assembleia de Deus, a Lei e o Sábado – Parte 9

Prof. Paulo Cristiano da Silva por Prof. Paulo Cristiano da Silva
26 de setembro de 2022
em Adventistas, Artigos, Debates
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ass deusA ASSEMBLEIA DE DEUS, A LEI E O SÁBADO

Mais um exemplo de desonestidade intelectual

Citações do livro “O despertar de um mandamento” (p. 15/16)

6) A que tipo de lei o apóstolo Paulo se refere em Colossenses 2:16?

O já citado Pr. Myer Pearlman responde apropriadamente a esta questão quando escreve:

“A sua relação com a Lei Cerimonial (vers. 15, 16). As festas, os dias santos e outras observâncias cerimoniais judaicas não passam de símbolos e figuras representando Cristo. Agora, desde que Cristo cumpriu os símbolos, os mesmos tornam-se desnecessários.”

Refutação da Sexta Parte

Curiosamente o escritor do livro não acrescenta nenhum comentário, talvez por acreditar tolamente que a declaração é em si mesma uma fortaleza inexpugnável em prol da defesa da lei e do sábado. Sinceramente não consigo ver como o escritor acredita que esse texto possa de fato ajudá-lo! Contudo, a pergunta apropriada para entender essa citação é a seguinte: o que será que Myer Pearlman queria dizer quando mencionou as expressões “as festas”, “lei cerimonial” e “dias santos”? É verdade que o contexto imediato da passagem não nos fornece maiores informações. Mas levando em consideração o contexto geral da teologia de Pearlman sobre a lei, presente em seus dois livros mais importantes, traduzidos em português, “Conhecendo as doutrinas da Bíblia” e “Através da Bíblia livro por livro”, podemos deduzir que o sábado muito provavelmente fazia parte das práticas exteriores da lei e, que o mesmo, encontrava-se presente em algumas destas expressões usadas por ele. É útil observar que quando Pearlman vai comentar as leis referentes às Festas de Levítico (cap. 23 e 24) ele coloca o sábado semanal como uma destas festas cerimoniais, observe:

“1. O sábado. (23.1-3). Podemos considerar esse dia como o dia de festa semanal dos israelitas, no qual descansavam de todos os seus trabalhos e se reuniam para o culto” (Através da Bíblia livro por livro, São Paulo, Ed. Vida, 2006, p. 37)

Esse comentário lança um pouco de luz ao de Colossenses 2.16. A dedução lógica que podemos chegar é que as festas mencionadas por Paulo como sombras e, por Pearlman como símbolos e figuras, incluem aí o sábado semanal que na nova dispensação é  “desnecessário”. Junta-se a isso o fato de que a estreita relação pastoral entre Pearlman e Olson deve ter afetado a crença teológica de seu mais famoso discípulo e tradutor, refinando-a na direção de que a lei e o sábado, para o cristão, não eram mais necessários.

Mas para jogar uma pá de cal no assunto, observe o que disse a própria Revista Adventista sobre isso: “Ao que parece, o texto de Colossenses 2.16 refere-se a quaisquer tipos de sábados: anuais, mensais ou semanais. Expressão similar à de Colossenses 2.16 (só que ao inverso) é encontrada em Gálatas 4.10: “Guardais dias [dias santos semanais], e meses [dias santos mensais], e tempos e anos [ dias santos anuais]” (Revista Adventista, janeiro de 2009, p. 18).

A revista corrobora com a declaração do já falecido teólogo adventista Samuel Bachiochi:

“O sábado em Colossenses 2.16: O tempo sagrado prescrito por falsos mestres referem-se como sendo ‘um sábado festival’ ou a lua nova ou um sábado. – ‘eortes e neomnia o sabbaton.’ (2.16). O consenso unânime de comentaristas é que estas três expressões representam uma lógica e progressiva seqüência (anual, mensal e semanal). Este ponto de vista é válido pela ocorrência desses termos… Um outro significativo argumento contra os sábados cerimoniais ou anuais é o fato de que estes já estão incluídos nas palavras ‘dias de festa…’Esta indicação positivamente  mostra que a palavra SABBATON como é usada em Cl 2.16 não pode se referir aos sábados festivais, anuais ou cerimoniais.”

“Determinar o sentido de uma palavra baseando-se exclusivamente em conceitos teológicos em prejuízo de evidências línguísticas e contextuais é estar contra as regras de hermenêuticas bíblicas. Ademais, a interpretação que o Comentário Adventista dá à palavra ‘sábados’ de Cl 2.16 é difícil de ser sustentada, desde que temos visto que o sábado pode legitimamente ser tido como ‘sombra’ ou símbolos preparatórios de bênçãos da salvação presente e futura.” (Samuelle Bacchiochi – From Sabbath To Sunday, p. 358-360)

Retornemos aos escritores da Assembléia de Deus e vejamos se eles apoiam a linha de raciocínio do autor do livro em apreço.  O escritor Elinaldo Renovato, comentarista das “Lições Biblicas” da CPAD, deixa bem claro o que a teologia assembleiana entende pela lei de Colossenses 2.16:

“O cristão não precisa,pois, ficar preso a tais ordenanças, que eram sombras , ou tipos de Cristo, o antítipo, ou a realidade trazida à história. A vida do crente em Cristo é liberta de qualquer calendário escravizante, inclusive da guarda dos sábados, que era um concerto especial de Jeová com seu povo Israel (Êx 31.13; Dt 5.12; Ez 20.12), Os cristãos guardam o domingo apenas como dia de descanso semanal.”    (Lições Bíblicas: Jovens e Adulto. Colossenses. Rio de Janeiro: CPAD, 3º Trimestre de 2004, lição 07 – As heresias e o culto aos anjos).

Ainda que os comentários da “Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal”, editada pela CPAD, não são feitos por autoridades pentecostais, vale a pena reproduzir o comentário que ela faz de Colossenses 2.16:

“A frase “pelo comer. ou pelo beber” provavelmente se refere as leis judaicas relacionadas aos alimentos. As festas mencionadas são os dias santos judaicos celebrados anual, mensal (lua nova}   e semanalmente (o sábado). Essas cerimônias distinguiam os judeus de seus vizinhos pagãos.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, p.1697)

Agora o comentário de uma autoridade genuinamente assembleiana, o pastor Esequias Soares:

“O sábado cerimonial ou anual já está incluído na expressão “dias de festa”, que são as festas anuais, “lua nova”, mensais e “dos sábados”, festa semanal. O texto fala de um objeto projetando sombra, ou seja, a realidade espiritual na fé cristã é Cristo e não o sábado. Essas figuras das coisas futuras se cumpriram em Jesus. Por isso que Jesus afirmou ser Senhor do sábado (Mc 2.28). Esse texto de Colossenses é a melhor resposta bíblica para os sabatistas.” (Manual de Apologetica. CPAD, Esequias, 2003, p. 254)

E para finalizar a palavra do pastor assembleiano Elienai Cabral,

“… a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças” (v. 15) indica que a legislação mosaica foi abolida; não só a cerimo­nial, mas toda a lei, com todas as suas ordenanças. Cristo, pela “sua carne”, desfez toda a condenação da lei, criando a “lei do espírito de vida”.” (Comentário Bíblico: Efésios. Elienai Cabral, 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1999)

Concluímos, portanto, que a interpretação que os teólogos assembleianos dão a Colossenses 2.16, é que o sábado aí incluso é o sábado semanal e que este fazia parte dos preceitos cerimoniais que foram cravados na cruz. Isso é fato, é algo concreto que pode ser demonstrado com fundamentações textuais claras, bem diferente das insinuações distorcidas dos autores tanto do livro “O despertar de um mandamento”, quanto dos sites e blogs adventistas que não se contentaram em apenas reproduzir o erro, mas contribuíram com suas interpolações, distorcendo ainda mais aquilo que já havia se consagrado como fraude.

Leia as demais matérias sobre o tema:

A Assembleia de Deus, a Lei e o sábado Parte 8

A Assembléia de Deus, a Lei e o sábado Parte 10

 

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+Comentado 24

  1. Edson says:
    9 anos ago

    Ótimo texto! Esclarecedor!

    Responder
  2. Leandro Campos says:
    9 anos ago

    CACP, uma ideia, porque não mudam o site para apenas aceitar comentários de quem tem facebook? assim apenas pessoas reais e onde seus perfis são acessíveis poderiam comentar. Caso seja bloqueado seria muito mais trabalhoso ficar criando perfis falsos. Eu não possuo, mas acho mais justo

    Responder
    • Novaes says:
      9 anos ago

      Sr. Leandro, porque o sr. não usa os termos corretos e afirma categoricamente que quer que sejam banidos todos os internautas q se oponham às ideias deste site?
      Seria mais verdadeiro.
      Perfis falsos os colaboradores do usam.

      Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      ENGULA ESSA NOVAES JUDAIZANTE ADVENTISTA PUUUXA SACCCCO DA EGW.
      VÓS, QUE VOS JUSTIFICAIS POR MEIO DA LEI, ESTAIS SEPARADOS DE CRISTO;CAÍSTE DA GRAÇA. gálatas 5:3-4

      Responder
    • Leandro Campos says:
      9 anos ago

      Ideias? Pensei que era site apologético, não sabia que tudo que é colocado são apenas ideias. Mas o que coloquei fará com que qualquer um possa comentar só que com uma “cara” e não apenas um email que pode ser facilmente criado e um nome inventado.

      Responder
  3. Leandro Campos says:
    9 anos ago

    Quanto a postagem, excelente. Incrível é ver ainda tentativas de dizer que o sábado deve ser guardado depois dessa aula. Estranhos são comentários dizendo, só tem isso? Ora, quando coloca algo curto é porque não tem argumento, quando é longo só tem isso? rss vai entender

    Responder
    • Leandro Campos says:
      9 anos ago

      Não acontecerá o que descreve porque infelizmente as pessoas preferem seguir os escritos de uma pessoa do que Cristo. Se eu digitar no google,desmascarando Novaes, é provável que encontre e nem por isso vou dizer que acredito ou posso acreditar?

      Responder
  4. jcp says:
    9 anos ago

    ATOS 24, a confissão de Paulo não se baseia que ele era devoto antigotestamentário, nunca leu as galatas e hebreus? mas como anunciador de Jesus, ele cumpria todo desígnio de Deus,
    e isso não contempla a guarda de sabado, porque Paulo pelo Espírito escreveu Cl.2:16-17

    Responder
  5. jcp says:
    9 anos ago

    mentiroso é você novaes.

    “E outra vez declaro solenemente a todo homem que se permite circuncidar, que ele, desse modo, fica obrigado a cumprir toda a Lei. Vós, que vos justificais por meio da Lei, estais separados de Cristo; caístes da graça!” galatas 5:3-4

    Responder
  6. jcp says:
    9 anos ago

    ENGULA ESSA NOVAES JUDAIZANTE ADVENTISTA PUUUXA SACCCCO DA EGW.

    VÓS, QUE VOS JUSTIFICAIS POR MEIO DA LEI, ESTAIS SEPARADOS DE CRISTO;CAÍSTE DA GRAÇA. gálatas 5:3-4

    Responder
  7. carlos says:
    9 anos ago

    por que o “estdudo” anterior do “pastor” sobre a possibilidade de ser cristao na IASD esta fechado para comentarios? Medo em alguem colocar textos para informar a verdade?

    Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor” 1 João 4:18

      quem tem medo és tu ! que “precisa” vir aqui e comentar a “sua verdade adventista”. (egw).

      VÓS, QUE VOS JUSTIFICAIS POR MEIO DA LEI, ESTAIS SEPARADOS DE CRISTO;
      CAÍSTE DA GRAÇA. gálatas 5:3-4

      Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      carlos adventista, explane uma explicação para este artigo ABAIXO, tem medo de colocar textos para informar a verdade ? ESTE NÃO ESTÁ FECHADO PARA COMENTÁRIOS, DEIXE DE SER FINGIDO. COISA FEIA.

      http://www.cacp.app.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

      Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      e o seu amigão o pastor adventista J.Carvalho, está “profetando” um migué por aie heim ?
      já ouviu a risadinha que colocaram quando ele começa a falar a voltar atrás do que “profetôu” ?
      carlos, você está numa seita titânic, bela aparência por fora, quando naufragar já era.

      Responder
    • Novaes says:
      9 anos ago

      Carlos, por aqui é assim.
      Vc tem 300 caracteres, e ainda assim de vez em quando nem isso pq fecham. Isso qdo não apagam algumas mensagens (só as q interessam) e deixam outras fora de contexto.

      Responder
  8. Edson says:
    9 anos ago

    Tome um chá antes de comentar pois nesse “nervo” sua pressão pode ir pras ” cucuias” kkkk

    Responder
  9. Novaes says:
    9 anos ago

    Então piorou, pois se ELE CIRCUNCIDOU TIMÓTEO, o fez cair da graça e ser condenado?
    Na verdade Paulo era apóstolo dos gentios, 1 em 12, e é assim que é o contexto em que devem ser lidos os seus txts.
    Logica/ ele era contra sair circuncidando todo mundo, ou tds fugiriam

    Responder
  10. jcp says:
    9 anos ago

    Novaes ter jan 19 at 9:56 pm Carlos, “…por aqui é assim. Vc tem 300 caracteres..”

    se não está bom para você, pega seu trouxa, quer dizer sua trouxa, e vai lá no seu site “desmascarando”, por que não fica lá ? é que é a pura mascara, e você só vem aqui “expelir”.

    Responder
  11. jcp says:
    9 anos ago

    ENGULA ESSA NOVAES JUDAIZANTE ADVENTISTA PUUUXA SACCCCO DA EGW.
    VÓS, QUE VOS JUSTIFICAIS POR MEIO DA LEI, ESTAIS SEPARADOS DE CRISTO;CAÍSTE DA GRAÇA. gálatas 5:3-4

    Responder
  12. charlton says:
    9 anos ago

    Jcp, graça não é novidade do novo testamento. Moisés ouviu: ” me compadecerei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem tiver misericórdia”.
    Assim como também Davi foi perdoado de adultério, assassinato, etc. Se arrependeu salmo 51…

    Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      eu não disse que graça é “novidade” do novo testamento, o que quero explicar que o antigo testamento só pode ser compreendido de acordo com a visão do novo testamento, e tem uns cabeça dura que não entende isso.

      Responder
  13. charlton says:
    9 anos ago

    Jcp, eu não posso ser adventista. Para eles parte da Lei cessou, e na verdade a Lei continua aí inteirinha.
    Mas não serve cumpri-la forçosamente. Deve ser resultado da transformação, de dentro pra fora, e n o inverso.

    Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      “Deve ser resultado da transformação, de dentro pra fora, e n o inverso.”

      isso eu já sei. o problema que eles postulam a partir de egw. e tentam dar o migué como ela deu em 1800 e bolinhas.

      Responder
  14. charlton says:
    9 anos ago

    É uma pena q vários dos meus comentários foram apagados. Mais tarde escrevo novamente. SQN rs.

    Responder

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