• O CACP
    • Quem somos
    • O que fazemos
    • Cremos
    • Diretoria
    • Jurídico
  • App CACP
  • e-Learning
  • Natanael Rinaldi
  • Termos de Uso
  • Contato
  • Login
CACP - Ministério Apologético
  • Home
  • Seitas
    • Catolicismo
    • Islamismo
    • Espiritismo
    • Testemunhas de Jeová
    • Mormonismo
    • Adventismo
    • Seitas Orientais
    • Pseudocristãs
    • Igreja Universal
    • Diversas
    • Destrutivas
  • Movimentos
    • Ufologia
    • Ateísmo
    • Criticismo
    • Evolucionismo
    • Homossexualismo
    • Nome Sagrado
    • Contraditórios
  • Estudos Bíblicos
    • Diversos
    • Polêmicas
    • Dificuldades Bíblicas
    • Apologia
    • Credos Históricos
    • Religião e Sociedade
    • Missões
    • Escatologia
    • PDFs de Estudos
  • Diversos
    • Entrevistas
    • História Geral
    • Testemunhos
    • Debates
    • Mídia e Fé
  • Materiais Apologéticos
    • Livros
    • Artigos
    • PowerPoint
    • Áudio
    • Papel de Parede
    • Jornal “O Alerta”
  • Palestras
  • Vídeos
    • Canal YouTube
  • PDFs
Sem resultados
Ver todos
  • Home
  • Seitas
    • Catolicismo
    • Islamismo
    • Espiritismo
    • Testemunhas de Jeová
    • Mormonismo
    • Adventismo
    • Seitas Orientais
    • Pseudocristãs
    • Igreja Universal
    • Diversas
    • Destrutivas
  • Movimentos
    • Ufologia
    • Ateísmo
    • Criticismo
    • Evolucionismo
    • Homossexualismo
    • Nome Sagrado
    • Contraditórios
  • Estudos Bíblicos
    • Diversos
    • Polêmicas
    • Dificuldades Bíblicas
    • Apologia
    • Credos Históricos
    • Religião e Sociedade
    • Missões
    • Escatologia
    • PDFs de Estudos
  • Diversos
    • Entrevistas
    • História Geral
    • Testemunhos
    • Debates
    • Mídia e Fé
  • Materiais Apologéticos
    • Livros
    • Artigos
    • PowerPoint
    • Áudio
    • Papel de Parede
    • Jornal “O Alerta”
  • Palestras
  • Vídeos
    • Canal YouTube
  • PDFs
Sem resultados
Ver todos
CACP - Ministério Apologético
Sem resultados
Ver todos
Home Seitas Adventismo

Abraão guardou os 10 mandamentos?

Pr. Natanael Rinaldi por Pr. Natanael Rinaldi
12 de janeiro de 2025
em Adventismo, Destaques, HotNews, Miscelânea, Seitas, Versículos
77
0
SHARES
372
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

ARGUMENTO: Gênesis 26:5: “Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis”.

Afirmam os ADV: “esse preceitos, estatutos e leis se referem aos 10 mandamentos”.

RESPOSTA: O texto não diz que esses preceitos, estatutos e leis fossem os 10 mandamentos, pelas seguintes razões:

a) A Lei foi dada 430 anos depois de Abraão (Gl.3.17). Logo, Abraão não poderia guardar o que desconhecia no seu tempo (Dt 5.1-3: “Ouve o Israel, as leis e os preceitos que hoje proclamo…”,   Na continuação dessa proclamação, entre outros estatutos, Moisés cita os 10 mandamentos, que o povo não tinha conhecimento e Abraão muito menos em sua época). Os preceitos, alguns deles, dados a Abraão:

1)     Que saísse da sua Terra (Gn 12.1),

2)     Que andasse em sua presença e fosse perfeito(Gn 17.1),

3)     Que guardasse o concerto da circuncisão (Gn 17.9-11),

4)     Que ouvisse sua esposa Sara para deitar fora sua serva Agar (Gn 21.22),

5)     Que sacrificasse seu filho Isaque (Gn 22.2),

6)     Que permanecesse na terra que Deus lhe dissesse (Gn 26.2-3).

Esses foram os preceitos, mandamentos e leis que Deus deu à Abraão e nada mais, pois caso se acrescente alguma coisa além disso estamos indo além do que está escrito (I Co 4.6), é pura especulação e acréscimo ao texto bíblico!

b) Abraão, ainda que tenha praticado os preceitos e mandamentos acima, nunca foi justificado diante de Deus por suas obras ou por guardar qualquer Lei ou estatuto, mesmo, que hipoteticamente, os 10 mandamentos (leia Rm.4).

————-

Anterior

Um cristão deve temer mau olhado?

Próximo

PDFs de Estudos Apologéticos (GRÁTIS)

Pr. Natanael Rinaldi

Pr. Natanael Rinaldi

Relacionados Posts

A GEOGRAFIA DA FÉ NO BRASIL PÓS-CENSO 2022
Destaques

A GEOGRAFIA DA FÉ NO BRASIL PÓS-CENSO 2022

9 de junho de 2025
Haverá Salvação para os Anjos maus?
Destaques

Anjos do Mal

8 de junho de 2025
“Do Egito chamei o meu filho”
Destaques

Refutando as Heresias contra a Doutrina da Trindade

1 de junho de 2025
A Bíblia diz para seguir o seu coração?
Destaques

A Trindade Lógica e Bíblica

1 de junho de 2025
Jonas e Paulo – Histórias de contrastes
Arminianismo

A gnose fatalista no meio protestante

31 de maio de 2025
Batismo Infantil na visão de Calvino
Destaques

O batismo salvífico na Doutrina Agostiniana

31 de maio de 2025
Próximo
PDFs de Estudos Apologéticos (GRÁTIS)

PDFs de Estudos Apologéticos (GRÁTIS)

+Comentado 77

  1. jcp says:
    12 anos ago

    O decalogo foi uma formalização (por escrito) das leis de Deus, logicamente nós seres humanos e o patriarca Abraão em questão, temos a lei de Deus “inscrita em nossos corações” ao nascermos.
    “Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os” Romanos 2:15a.
    E a lei de Deus (que é boa e santa) ficou enferma pelo pecado, então Deus mandou Jesus para nos salvar, e Ele cumpriu as exigências da lei e nos deu um “fardo leve e suave” para cumprirmos. e quanto ao sabado, não há evidências direta ou indireta que devemos guarda-lo. então o legado que temos hoje no novo testamente é:
    “No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.” romanos 2:15b

    Responder
    • Danilo says:
      12 anos ago

      Amigo, não foi dada a lei do sábado a Abraão, pois se fosse pra guardar Deus tinha mandado! Agora Deus mandou ele circuncidar, mas isso vcs não seguem né, por que doí né, Se Abraão tivesse realmente guardado o sábado, estaria escrito, lá, mas ja li varias vezes e não achei se quer algum trecho escrito isso!

      Responder
    • Marcelo Victor says:
      8 anos ago

      EXATAMENTE, MEU CARO!!!
      A BÍBLIA DIZ QUE A LEI (MOSAICA) FOI GRAVADA NO CORAÇÃO DE TODOS OS HOMENS (Rm 2_15), COMO UMA REFERÊNCIA AO ATO DA CRIAÇÃO, QUANDO O SENHOR DEUS TRANSMITIU AOS SERES HUMANOS A SUA PRÓPRIA IMAGEM E SEMELHANÇA.

      Responder
    • Enoque Mizael Dos Santos says:
      5 anos ago

      Saia de dentro desse chiqueiro do cacp, e me enfrenta, onde ninguém corta meus comentários ! Seja homem de vergonha na cara !

      Responder
  2. jose acacio fogaça says:
    12 anos ago

    Observar o Santo Sábado, e uma questão de obediência, a DEUS, e guardar o domingo, e uma questão de desobediência, a Ele, e obedecer o deus deste mundo, do qual 90% dos que-se dizem protestantes andam de mãos dadas, tira o Sábado, o quarto mandamento. da lei moral de DEUS, e tu cometeras a quebra de todos o outros nove mandamento, Timóteo cp.2:v 10 ,

    Responder
    • Danilo says:
      12 anos ago

      Deixa eu te perguntar, sabia que pra vc guardar realmente o verdadeiro sábado, vc teria que olhar do calendário hebreu daquela época, e fazer as somas, pra saber realmente qual o verdadeiro sábado?
      O calendário hoje conhecido hj foi criado só 1582 d.c pelo papa Gregório XIII, será que ele pôs o sábado no exato dia? E Deus disse, e, 6 dias trabalharas, e no Sétimo é o dia do Senhor! vc pode trabalhar de segunda e folgar domingo que estarás cumprindo esse mandamento, ou trabalhar de terça a domingo e folgar segunda, de qq jeito está trabalhando 6 e folgando 1, agora esse sábado do calendário gregoriano, não é o verdadeiro sábado, só de nome! Alias Sabado quer dizer dia de descanso, e não sétimo dia!

      Responder
    • somente a biblia says:
      8 anos ago

      os outros 9 nâo… os outros 612… estuda menino… quem diviu a lei foi a ellen ? curiosidade. estuda menino. somente a palavra….tao pior que a igreja catolica.

      Responder
  3. João Vitor says:
    11 anos ago

    Obviamente,, não só Abraão, mas Adão, Noé e todos os patriarcas, pois o mandamento diz: “Lembra-te do dia de sábado para o santificar.” Como é que Deus vai mandar lembrar de uma coisa que eles nunca fizeram? Veja que há um verbo e ele diz tudo! Mais fácil que isso só 2+2.

    Responder
    • Marcos Gomes says:
      11 anos ago

      Discordo…
      Cade o manda mente a Abraão para guardar o sábado?
      Muito pelo contrario lemos o mandamento da circuncisão, sera que a circuncisão sendo cerimonial e maior que o sábado sendo moral?

      Responder
    • Marcos Gomes says:
      11 anos ago

      Discordo…
      Cade o manda mente a Abraão para guardar o sábado?
      Muito pelo contrario lemos o mandamento da circuncisão, sera que a circuncisão sendo cerimonial e maior que o sábado sendo moral?
      O Gn 2’2-3, diz que Deus descansou e santificou, mas não ha mandamento para pessoas fazerem isso,

      Responder
    • Pesquisador says:
      10 anos ago

      Como vão lembrar de fazer algo que nunca fizeram? Simples. Digamos que eu nunca fui pagar a conta de luz da minha casa e minha mãe me pede pra fazer no dia seguinte dizendo: lembre de pagar a conta de luz amanhã.
      Não é um verbo usado só pra coisas passadas.

      Responder
  4. João Vitor says:
    11 anos ago

    Cada um pentecostal arruma uma desculpa: uns dizem que a lei foi abolida, outros dizem que só o sábado foi abolido, outros que o velho testamento não serve, outros que mudou o sábado pelo domingo, outros que qualquer dia serve. Vai entender esse povo! 

    Responder
  5. João Vitor says:
    11 anos ago

    Ah sim! Agora arrumaram outra desculpa: Tem que seguir o calendário judaico. kkkkkkkkkk… quem quer obedecer, obedece, quem não quer inventa centenas  de desculpas esfarrapadas.

    Responder
    • Marcos Gomes says:
      11 anos ago

      João Vítor, me responde 
      VC trabalha no domingo,

      Responder
  6. João Vitor says:
    11 anos ago

    Mas, assim diz o Senhor: Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus.

    Responder
    • Adriana says:
      5 anos ago

      Bom dia , si Deus falou 6 dias vai trabalhar , porque tem cristão que não cumpri si são 6 dias para trabalhar alguns só trabalha 4 ou 5 dia , esses também estão errado? pois si é sábado tem que ser no sábado?

      Responder
  7. João Vitor says:
    11 anos ago

    Por que devemos guardar o sábado? O mandamento responde: “Porque em seis dias fez o Senhor Deus os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o SANTIFICOU.” 

    Responder
  8. João Vitor says:
    11 anos ago

    Se eu não guardar o sábado, eu não creio que Deus é o Criador. Veja que o sábado é o memorial da criação. Ele revela a posição de Deus como Criador e minha posição como criatura que necessita da graça Dele, do amor Dele. 

    Responder
  9. João Vitor says:
    11 anos ago

    Quando eu deixo de guardar esse dia, eu esqueço que Ele é o Criador. Quando eu digo que esse dia não serve, eu rejeito Sua maravilhosa obra da criação, quando eu digo que esse dia é maldito, eu me coloco numa posição de rebeldia. Que Ele cresça e eu diminua. Ele é Criador, e eu, criatura.

    Responder
    • somente a biblia says:
      8 anos ago

      Tu nao guarda coisa nenhuma, fariseu. Se fosse colocar aqui neste bate papo so os teus pensamentos ,(nao teus atos) tu passaria a maior vergonha. Tu nâo entendeu nada do estado lamentavel da raça humana, cala boca, fariseu pecador. ellen white e seus escritos… farsa.

      Responder
  10. NEILTON BAHIA says:
    10 anos ago

    Quando foi que Deus descansou de suas obras? Foi antes ou depois de ter criado Adão? A palavra do Senhor responde: Gênesis 1:27. Adão foi criado na sexta e no sábado descansou juntamente com o seu criador. Genesis 2: 1 a 3. 
    Com certeza absoluta os mandamentos já existiam.

     

    Responder
  11. NEILTON BAHIA says:
    10 anos ago

    Abraão cobiçava ? Desobedeceu seus pais ? Abraão adorava imagens ? Abraão furtava ? Abraão tomava o nome de Deus em vão ? Abraão transgredia o sábado ? Tudo isso Abraão obedecia. A lei era oralizada e só foi positivada com Moisés.

    Responder
  12. Sergio says:
    10 anos ago

    Nossa sua explicação sobre o texto é totalmente descontextualizada, imagino que você não  estuda a bíblia só ouve o que outros te apresentam. Que pena!

    Responder
    • jcp says:
      10 anos ago

      você devia dizer isso de EGW que se auto-denominou “espirito profecia”, e que inventou uma religião despota doutrinariamente e que na sua loucura afirma que visitou outros planetas, saturno etc. pena tenho de voces adventistas que aceitam o bode azazel como co-redentor. 

      Responder
  13. Junior says:
    10 anos ago

    JCP, já vi que vc ñ conhece os adventistas! EGW não fundou a IASD. Seus argumentos são tão bobos que até um juvenil da igreja consegui rebater pela Palavra. “O maior cego não é aquele que não enxerga mas, aquele que não quer ver”. É isso que acontece com vcs pentecostais!

    Responder
  14. jcp says:
    10 anos ago

    Ei Juninho, então EGW não fundou a IASD ? então quem foi ? não se faça de desentendido. vai tentar tapear outro. também dizes “vcs pentecostais” – não sei de onde tirou isso. a história é bem clara do inicio desta seita “whiteniana” e o besteirol que ele deixou para os tolos.

    Responder
  15. ernandes says:
    10 anos ago

    Bom, ai foi a bíblia contra o que a Adventista acha, supõe. Ir além do que está escrito, é achismo!

    Responder
  16. william says:
    10 anos ago

    Agora me expliquem como Moisés guardava a Lei de Deus antes mesmo de recebê-la???
    Da mesma forma Abraão também guardou, porque ela já existia e era passada de geração em geração de pai para filho

    Responder
  17. william says:
    10 anos ago

    A Lei escrita em pedra só veio em Exodo 20, e vei para que o povo não se esquecesse dela, pois muito já tinham se distanciado dela e desobedecendo a Deus. Lei com carinho os textos bíblicos pois a palavra de Deus não se contradiz e ela mesma se explica.

    Responder
  18. Robson Nunciato says:
    9 anos ago

    Quanta desinformação. O termo pra leis no original  desse texto melhor traduzido é Torá… Precisa dizer que ele conhecia os 10 mandamentos?

    Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      “a Lei foi dada por intermédio de Moisés; mas a GRAÇA e a VERDADE vieram através de Jesus Cristo.” João 1:17

      Acaso, está escrito que “a lei foi dada a Abraão” ?

      Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      “Veio, porém, a LEI para que a OFENSA ABUNDASSE; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;” Romanos 5:20

      Responder
  19. Rodnan Rodrigues Alves says:
    9 anos ago

    Se não existisse lei como iam saber que Caim matou Abel? Infelizmente vemos heresias nas redes sociais, A Bíblia é clara leia apocalipse 12:17. O objetivo desse texto não é magoar ninguém mais defender o evangelho de Cristo Jesus

    Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      apocalipse 12:17 não refere-se ao Mosaismo do A.T mas aos “mandamentos de Jesus” Mateus 22:37-40 e logicamente ap.12:17 não enfatiza o “sabado” porque S.Paulo descartou isso CL 2:16-17

      Responder
  20. Edson says:
    9 anos ago

    ai fica estreita a coisa hein , poxa se uns querem andar pela lei deixai ué , a biblia diz que ;CAPÍTULO 2
    1 MEUS irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.

    Responder
  21. Edson says:
    9 anos ago

    ai fica estreita a coisa hein , poxa se uns querem andar pela lei deixai ué , a biblia diz que ;10 Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.

    Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      logicamente cada um anda conforme o seu livre-arbitrio, a questão seria ensinar isso e tentar “converter” por meio de proselitismo (pescador de áquario) como faz a IASD.

      Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      “não adulterarás” Êx 20:14 Se você diz que guarda esse mandamento mosaico, você não será justificado ! por Jesus ratificou esse mandamento como “não adulterarás, e se olhar para uma mulher com intenção impura, já adulterou com ela.” Mt 5:27-28
      No A.T não contemplava olhar impuro.

      Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      se qualquer um quiser justificar-se pelos mandamentos mosaicos estará no engano.

      “E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por [Jesus] é justificado todo aquele que crê. Atos 13:39”

      Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      No N.T os mandamentos mosaicos só valem aqueles que Jesus e os apóstolos repetiram ou ratificaram, e o “sabado” não foi contemplado CL.2:16-17. São os chamados “mandamentos de Jesus” ou “lei do Espirito”. Romanos 8:2

      vai estudar mais e tira EGW da sua mente que vc entende.

      Responder
  22. Leonardo says:
    8 anos ago

    A lei foi escrita em papeis por Moisés 430 anos depois, mas ja era seguida a muitos séculos pelas pessoas tementes a Deus. Deus havia dado suas leis, e preceitos de forma Oral aos seus amados
    .

    Responder
  23. NHS says:
    8 anos ago

    João 1: 17 – A lei e os profetas duraram até João Batista. Novo testamento quer dizer que o velho já não serve. Quando o Senhor Jesus morreu foi rasgado o véu. Não podemos estudar apenas aquilo que nos mostram, como sendo verdade. Precisamos ver outros pontos de vista.

    Responder
  24. rodrigo monteiro says:
    8 anos ago

    O que dizer de Mc 7:6-13, e Jo 15:10 O que há de errado em observar um dia sanificado pelo próprio Deus? Gn 2:3 Por que condenar pessoas que se desviam dos seus próprios interesses mundanos para louvar, comungar, descansar, evangelizar e outras coisas mais nesse dia? Isaías 58:13;56:3

    Responder
    • jcp says:
      8 anos ago

      Mc 7:6-13, e Jo 15:10 os primeiros discípulos eram judeus e moravam em Israel, a cultura deles é toda Mosaica. Somente na Época de S.Paulo foi subtraindo cada vez mais o judaísmo, vide carta de Galatas toda. Citar Gn e Isaías não adianta, pois estamos no N.T .

      Responder
    • jcp says:
      8 anos ago

      adventista tem só papo, não guarda sábado cousa nenhuma, por exemplo guardam :
      “não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia de sábado” (Êxodo 35:3) ???
      Ellen White viveu no século 19, o aquecimento in home era fogo na Lareira, e iluminação lamparina querosene.

      Responder
    • jcp says:
      8 anos ago

      por acaso Ellen White ficava no frio norte-americano abaixo de zero dentro de casa sem aquecimento ? e também ficava no escuro a noite ? para quem conhece a cultura do século 19 sabe que não. ela quebrava Ex. 35:3

      Responder
    • jcp says:
      8 anos ago

      “sabado” não é moral, foi substituido pelo descanso na fé em Jesus, “sabado” foi sombreado por S.Paulo CL.2:16-17 “sabado” não é moral como demais mandamentos ratificados por Jesus e pelo magistério dos apostolos. não precisa guardar sabado no N.T.

      Responder
  25. Edison says:
    8 anos ago

    ffffff

    Responder
  26. Edison says:
    8 anos ago

    se as leis tivessem sido dadas só à partir de Moisés estamos insinuando que a ação de caim foi uma boa ação,(porque não existia lei então ele não teria condenação nenhuma),mas Caim também já sabia a respeito das Leis de Deus. e Deus ainda lhe advertiu,Gênesis 4:6-7

    Responder
  27. Edison says:
    8 anos ago

    o que dizer de José quando foi tentado pela esposa de Faraó,ele acaso não sabia das leis de Deus? (NãoAdulterarás)Eaconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs seus olhos em José, e disse:Deita-te comigo\R.de José:como pois faria eu tamanha maldade,e pecaria contra Deus?

    Responder
  28. Edison says:
    8 anos ago

    e nunca ninguém em nenhum lugar na bíblia foi justificados pelas obras, mas sim mediante a fé!
    Pela graça sois salvos mediante a fé e isso não vem de vos e dom de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor

    Responder
  29. jcp says:
    8 anos ago

    Marcelo Victor ter out 03 at 11:16 am

    A BÍBLIA DIZ QUE A LEI (MOSAICA) FOI GRAVADA NO CORAÇÃO DE TODOS OS HOMENS (Rm 2_15), COMO UMA REFERÊNCIA AO ATO DA CRIAÇÃO,

    Responder
    • jcp says:
      8 anos ago

      como Deus daria lei “mosaica” no ato da criação sendo que Moisés nem havia nascido ?

      “…o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Mateus 23:23b

      Responder
    • jcp says:
      8 anos ago

      Quem vos acusa é Moisés, em quem tendes depositado a vossa esperança João 5:45

      sr. marcelo victor estude mais a Biblia, e menos whiteísmo.

      Responder
  30. idolatria to fora says:
    8 anos ago

    Fique sonhando satanas ,os demonio e os impios que forem ao inferno, que serao aniquilados e exterminados. Mais uma heresia . Nos cristaos conscientizamos as pessoas como fez nosso mestre, indicando a realidade do inferno e tormento eterno.

    Responder
  31. sou cabra macho says:
    8 anos ago

    fico imaginando os seguidores da falsa profetiza ellen g w tentando guardar o sabado semanal… nao trabalho no sabado porque sou adventista. Se um boi tiver atolado nao iria tirar ele do atoleiro, e o se os filhos e a familia tiverem passando necessidade? nao irá trabalhar? hipocritas fariseus

    Responder
  32. MANOEL RAIMUNDO PEREIRA DA SILVA says:
    7 anos ago

    GOSTARIA DE DEIXAR ESSE TEXTO 6.7 DE OSEIAS
    PORQUE DEUS MANDOU SEU POVO LEMBRAR DE ALGO ESQUECIDO?
    EXDO.20:11?

    lembrar
    verbo
    1.
    transitivo direto e bitransitivo
    trazer à memória; recordar.
    “conversavam os dois lembrando os tempos passados”

    Responder
  33. Rodrigues says:
    7 anos ago

    Se Abraao ja tinha a lei,porque 430 anos depois, Deus precisou repetir a mesma lei no sinai?

    Responder
    • Neilton Bahia says:
      3 anos ago

      Porquè povo havia esquecido. O povo de Deus estava entre os egipcios e havia esquecido tudo que havia aprendido. O sábado é um exemplo disso. A prova é quando Deus manda o maná. Deus mandava o maná em todos os 6 dias, mas no sábado não mandava. Isso antes de ter dado a Lei no sinai.

      Responder
  34. Rodrigues says:
    7 anos ago

    Algumas tribos Indigênas que não conhecem civilização nem as leis de Deus ,sabem que podem matar,tomar a mulher do proximo,etec…

    Responder
    • Rodrigues says:
      7 anos ago

      Correção no comentario acima;Os indios sabem que não podem matar,etec…

      Responder
  35. Júlio dos Anjos says:
    7 anos ago

    Gente, o que define o pecado é a lei de Deus, isso ninguém pode mudar ou tirar, matar sempre foi pecado, adulterar sempre foi pecado e idolatria também. Pensar que o sábado era indiferente no começo é ingenuidade, liguem os pontos. o próprio Gênesis 26:5 já esclarece tudo….

    Responder
  36. Julio dos Anjos says:
    7 anos ago

    O povo israelita passou tanto tempo cativo que esqueceu a lei, Deus teve que escrever em tabuas de pedra. Vejam o 4 mandamento LEMBRA-TE DO SÁBADO, ou seja, haviam esquecido! Os 10 mandamentos são únicos é sempre existiram!

    Responder
  37. Julio dos Anjos says:
    7 anos ago

    Boas Obras e obedecer a lei não salva ninguém, os mandamentos apenas esclarecem e definem o pecado, Rom 4 só reforça a importância da lei de Deus.

    Responder
  38. Rui says:
    7 anos ago

    Irmâo ASD Adão tinha mãe pra que pudesse honrar?Ou quem era o proximo de Adão pra que ele pudesse cobiçar sua casa?

    Responder
    • Marcus says:
      7 anos ago

      Adão não tinha mãe mais o seus filhos sim! Eva pecou justamente porque cobiçou ser igual a Deus pois foi isso que Satanás falou com ela, que ela seria como Deus! E Adão depois pecou preferiu Eva do que obedecer a DEUS! Estude para agradar a DEUS! Não para agradar a si mesmo próprios desejos.

      Responder
  39. Marcus says:
    7 anos ago

    Antes disso ele devolveu o dízimo e ninguém tinha falado com ele como ele sabia?

    Responder
  40. JOSE CLAUDIO GABRY says:
    7 anos ago

    Filho Adão não tinha mãe, mais os filhos dele sim! Mãe e pai! Ele não cobiçou más Eva sim! E cobiçou ser igual a DEUS, pois foi isso que Satanás falou com ela e ela caiu, cobiçou ser igual a DEUS. Nós devemos estudar mais a bíblia com intenção de agradar a DEUS e servir ele melhor.

    Responder
  41. Aracaty says:
    6 anos ago

    Interessante todos esses argumentos sobre a lei se era ou não já estabelecida …mas o de está os patriarcas guardando o sábado ??

    Responder
    • jcp says:
      6 anos ago

      patriarcas nunca guardaram “sábado” isso foi imposto na Lei Mosaica, e no N.T isso foi tido como “sombra” de cousas futuras (ou seja Jesus é nosso descanso) vide Colossenses 2:16-17

      Responder
    • Neilton Bahia says:
      3 anos ago

      Deus descansou um dia depois de Adão ser criado. Será que Adão desobedeceu a Deus antes de comer do fruto ? Por que Deus foi o exemplo de Adão. Precisa de um texto pra dizer que Adão não guardou o sábado? Por lógica e bom entendimento não precisa maior explicação.

      Responder
  42. Simone says:
    6 anos ago

    A Bíblia diz no original hebraico que Abraão guardou minha voz (no hebraico ‘kol’), meu mandado (mishmereth), meus mandamentos (mitzvá), meus estatutos (chukah) e minhas leis (torah). Então como ele não guardou a torah e os mitzvot??? Vcs não assumem mesmo o óbvio.

    Responder
    • jcp says:
      6 anos ago

      “não assumem mesmo o óbvio.” ???

      deixa de ser descarada ! nunca leu ?

      Porquanto a Lei foi dada por intermédio de Moisés; mas a graça e a verdade vieram através de Jesus Cristo. João 1:17

      Responder
  43. Benedito Alberto says:
    6 anos ago

    Genesis 21: 22 não diz o que escreveram ai acima

    Responder
  44. Denis says:
    6 anos ago

    Há muito tempo venho procurando uma resposta coesa e sensata!! Achei!! Parabéns Pastor!

    Responder
  45. Enoquemizaeldosmizaeldos@gmail.com says:
    5 anos ago

    Jcp, aí dentro você é um machão ; mas, aqui fora na minha frente, você é um cagão. Porque você não saia de dentro desse chiqueiro do cacp, e me enfrenta ? Só porque aqui fora ninguém pode cortar meus comentários contra você ?

    Responder
  46. Tiere says:
    5 anos ago

    Muito obrigado pela explicação, pois me fez ter ainda mais certeza de que eu devo guardar os mandamentos de Deus, inclusive o sábado, que é o memorial da criação. Ao estudar os 2 lados da moeda, é possível perceber quais argumentos têm mais fundamentos.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

A GEOGRAFIA DA FÉ NO BRASIL PÓS-CENSO 2022

A GEOGRAFIA DA FÉ NO BRASIL PÓS-CENSO 2022

9 de junho de 2025
Haverá Salvação para os Anjos maus?

Anjos do Mal

8 de junho de 2025
“Do Egito chamei o meu filho”

Refutando as Heresias contra a Doutrina da Trindade

1 de junho de 2025
A Bíblia diz para seguir o seu coração?

A Trindade Lógica e Bíblica

1 de junho de 2025
Jonas e Paulo – Histórias de contrastes

A gnose fatalista no meio protestante

31 de maio de 2025

Calendário de Posts

junho 2025
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
« maio    
Facebook Twitter Youtube RSS
CACP – Ministério Apologético

O CACP – Centro Apologético Cristão de Pesquisas, fundado em 1998 é uma organização evangélica paraeclesiástica e interdenominacional que promove a fé cristã mediante a produção de pesquisas e informações religiosas.

Siga o CACP

Siga nosso Instagram!

    The Instagram Access Token is expired, Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to refresh it.

© 2022 CACP - Ministério Apologético. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento e Hospedagem by M31 Tecnologia.

Sem resultados
Ver todos
  • Home
  • Seitas
    • Catolicismo
    • Islamismo
    • Espiritismo
    • Testemunhas de Jeová
    • Mormonismo
    • Adventismo
    • Seitas Orientais
    • Pseudocristãs
    • Igreja Universal
    • Diversas
    • Destrutivas
  • Movimentos
    • Ufologia
    • Ateísmo
    • Criticismo
    • Evolucionismo
    • Homossexualismo
    • Nome Sagrado
    • Contraditórios
  • Estudos Bíblicos
    • Diversos
    • Polêmicas
    • Dificuldades Bíblicas
    • Apologia
    • Credos Históricos
    • Religião e Sociedade
    • Missões
    • Escatologia
    • PDFs de Estudos
  • Diversos
    • Entrevistas
    • História Geral
    • Testemunhos
    • Debates
    • Mídia e Fé
  • Materiais Apologéticos
    • Livros
    • Artigos
    • PowerPoint
    • Áudio
    • Papel de Parede
    • Jornal “O Alerta”
  • Palestras
  • Vídeos
    • Canal YouTube
  • PDFs

© 2022 CACP - Ministério Apologético. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento e Hospedagem by M31 Tecnologia.

Bem-vindo(a)

OR

Faça login na sua conta

Esqueceu a senha?

Confirme sua senha

Entre com seu usuário ou email para redefinir sua senha

Log In
Vá para versão mobile