As Testemunhas de Jeová (TJs), por orientação do Corpo Governante da Sociedade Torre de Vigia (STV), proibiram tanto transfusões de sangue quanto vacinas em diferentes períodos de sua história. A seguir, cito provas documentais:
Proibição da Vacina
Período da proibição: de 1921 até 1952, com ressalvas posteriores.
Provas documentais:
- The Golden Age (Despertai!), 12/10/1921:
“A vacina nunca evitou coisa alguma… é prática das mais bárbaras… o Diabo está fazendo… um esforço para causar todo o dano que puder…”
- The Golden Age (Despertai!), 05/01/1929:
“…a vacina espalha as sementes de sífilis, câncer, eczema, escrófula, até a lepra… a prática da vacina é um crime, um abuso e um engodo”
- The Golden Age, 04/02/1931, artigo “A Santidade do Sangue Humano”:
“A vacinação é uma direta violação do pacto eterno que Deus fez com Noé…” (baseando-se indevidamente em Gênesis 9:1-17)
- Mudança de posição oficial: A partir de A Sentinela, 01/04/1952 (inglês):
“…não nos parece que [a vacina] seria uma violação do pacto eterno feito com Noé… é uma questão de decisão individual.”
Proibição da Transfusão de Sangue
As Testemunhas de Jeová proíbem transfusões de sangue com base em uma interpretação doutrinária do Corpo Governante da Sociedade Torre de Vigia, alegando que transfundir sangue é equivalente a ingerir sangue, o que seria proibido pela Bíblia.
Aqui estão as fontes documentais da própria organização das TJs e suas publicações, com referências específicas:
📚 Fontes Primárias das Testemunhas de Jeová Proibindo Transfusão de Sangue
🩸 1. A Sentinela, 1º de julho de 1945 – Início da proibição oficial
“A transfusão de sangue é proibida pela Bíblia”
Fonte: A Sentinela, 01.07.1945
🩸 2. Consolação, setembro de 1945 (em holandês) – antes da mudança
“Deus nunca justificou determinações que proíbam o uso de medicinas, injeções ou transfusões de sangue […] é invenção de homens […] especialmente se trata de uma vida humana que está dedicada a Jeová e por isso, é santa.”
Fonte: Consolação, set. 1945, p. 29
🩸 3. A Sentinela, 15 de agosto de 1993, p. 29
“Os pais precisam estar firmemente decididos a recusar o sangue para si mesmos e para seus filhos, prezando sua relação com Jeová mais do que qualquer alegado prolongamento da vida…”
Fonte: A Sentinela, 15/08/1993, p. 29
🩸 4. Documento Médico Padrão das TJs
“Determino que não me seja aplicada nenhuma transfusão de sangue […] mesmo que os médicos julguem isso vital para minha saúde ou vida […] A Bíblia ordena: ‘Persisti em abster-vos de sangue’ (Atos 15:28,29)”
Fonte: APOSTILA TJS TRANSFUSÕES DE SANGUE TRANSPLANTES E VACINAS
🩸 5. Raciocínios à Base das Escrituras, 1989, p. 345
“Se alguém aceita sangue por meio de transfusão estaria obedecendo à ordem de ‘persistir em abster-se de sangue’? […] como quem deixa de beber álcool mas o injeta na veia?”
Fonte: Raciocínios à Base das Escrituras, p. 345
🩸 6. As Testemunhas de Jeová e a Questão do Sangue, p. 42
“…o sangue é, em essência, um transplante de órgão…”
Fonte: Publicação oficial das TJs sobre o sangue
ALGUNS EXEMPLOS DE MORTES DOCUMENTADAS POR FALTA DE TRANSFUSÃO DE SANGUE
📍 1. Lenae Martinez (EUA, 12 anos), Adrian Yeatts (15 anos) e Lisa Kosack (12 anos)
Motivo da morte: Leucemia; recusaram quimioterapia com transfusão.
Apresentados como “mártires” na revista Despertai! – 22 de maio de 1994, sob o título: “Jovens que colocaram Deus em primeiro lugar”
Fonte: revista Despertai! – 22 de maio de 1994
📍 2. Kleison Sílvio Bento (Brasil, Curitiba – 1993) – 10 meses
Motivo da morte: Nasceu com deformação no coração. A mãe, TJ, recusou a cirurgia por envolver transfusão. Quando a Justiça autorizou o procedimento, já era tarde — ele faleceu.
Fonte: Jornal do Brasil, 24/04/1993.
📍 3. Caso de José Nogueira de Lima (São Paulo – 1994)
Comerciante adulto, hospitalizado. A família (TJs) recusou a cirurgia por envolver sangue. A equipe médica recorreu à Justiça e salvou sua vida. A família protestou, mesmo após a vida ter sido salva.
Fonte: Folha da Tarde, 02/06/1994, p. A-7
📍 4. Despertai! (Revista oficial das TJs), 22/05/1994
Lista de diversos adolescentes mortos por recusa de sangue. A organização mostra as mortes como um triunfo da instituição: “No passado, milhares de jovens morreram porque colocaram Deus em primeiro lugar. Ainda há jovens assim, só que hoje o drama acontece em hospitais e tribunais, tendo como questão as transfusões de sangue.” É assim que começa a revista “Despertai!”, de maio de 1994, ou seja, exaltam o triunfo da morte!
📍 5. Tradução do Novo Mundo, Bíblia da STV
“Transfusões violam a santidade do sangue”; “Questão de salvar vida não justifica violar a leia de Deus” (Tradução do Novo mundo – TNM , apêndice doutrinário pág.1660 – Ed. de 1986) – “…as pessoas que vivem segundo a vontade de Deus não aceitam transfusões de sangue, mesmo que outros insistam que isso lhe salvaria a vida” (Conhecimento que conduz a vida eterna – Pág.129)
Sim, existem centenas, de casos relatados de mortes de Testemunhas de Jeová devido à recusa de transfusões de sangue, com base na interpretação doutrinária desta organização, que proíbe o recebimento de sangue em qualquer circunstância em transfusões. O Corpo Governante, que representa as Testemunhas de Jeová, reconhece que MILHARES de membros faleceram por causa de crenças e que isso é reiterado com as vidas oferecidas à religião jeovista em detrimento a problemática das doações de sangue!